Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

30 Razões Porque Não Guardo o Sábado


30 RAZÕES PORQUE NÃO GUARDO O SÁBADO

Tenho mais de cem razões para não guardar ou observar o sétimo dia da semana como sábado de descanso obrigatório, mas para não ficar cansativo, vou postar somente 30 razões porque eu e os verdadeiros cristãos não guardam o sábado.

01.  Não guardo o sábado por não ser judeu, pois o sábado é um velho concerto dado somente aos judeus, somente aos filhos de Israel:
a) Considerai que o SENHOR vos deu o sábado; por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. "Assim descansou o povo no sétimo dia (Ex.16:29-30);
b) Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão... "Lembra-te do Dia de Sábado, para o santificar. (Ex.20:2,8) 
c) Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibas que eu sou o SENHOR quer vos santifica.  (Ex.31:13-17);

02. Não guardo o sábado, pois, dos Dez Mandamentos, é o único incluído entre as festas cerimoniais, solenes, que cessaram ao ter o seu cumprimento em Cristo:
Disse o SENHOR a Moisés: "Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações: são estas as minhas festas. Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas. (Lev.23:1-3);

03.  Não guardo o sábado, pois, dos Dez Mandamentos, é o único que é memorial dos quatrocentos anos de servidão dos israelitas no Egito:
Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus. "...porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão poderosa, e braço estendido: pelo que o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado. (Deut. 5:12,15)

04.  Não guardo o sábado por ter sido um sinal somente entre Deus e o povo de Israel:
Tirei-os da terra do Egito e os levei para o deserto. "Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. (Ezeq. 20 10, 12)

05.  Não guardo o sábado por ser um estatuto perpétuo somente para os judeus, logo quem não é judeu está isento de guardá-lo:
Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua por suas gerações. "Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre... (Êx.31:16,17);

06.  Não guardo o sábado por não estar em Jerusalém. No sábado não se deve carregar carga, nem introduzi-las pelas portas de Jerusalém, mas os gentios em suas terras estão isentos disso:
Assim diz o Senhor: Guardai-vos por amor da vossa alma, não carregueis carga no dia de sábado, nem as introduzirás pelas portas de Jerusalém  (Jer.17:21;  Ne.13:16, 19, 20);

07.  Não guardo o sábado por ele ser parte da Torá que foi dada somente a Israel e a nenhuma outra nação:
Mostra a sua palavra a Jacó, as suas leis e os seus preceitos, a Israel.
Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia! (Salmo 147:19, 20)

08.  Não guardo o sábado, pois se o guardasse seria condenado à morte se nele trabalhasse:
Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar, morrerá. (Êx.31:15; 35:1-2);

09. Não guardo o sábado, pois, por causa do culto hipócrita, os sábados já foram abomináveis ao Senhor:
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as luas novas, os sábados e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene. (Is. 1:13)  Comp.: Êx.31:13;

10.   Não guardo o sábado, pois ainda na Antiga Aliança já havia sido predito o seu fim:
Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades (Oséias 2:11)  Comp.: Ez. 20:10-13;

11.  Não guardo o sábado, pois Deus anteriormente o havia entregue ao esquecimento:
 E arrancou a sua cabana com violência, como se fosse a de uma horta; destruiu o seu lugar de assembléia; o Senhor entregou ao esquecimento em Sião a assembléia solene e o sábado; e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote.” (Lam. 2:6)

12.  Não guardo o sábado, pois era uma sombra de Cristo e se cumpriu nEle:
Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, "porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haveriam de vir; porém o corpo é de Cristo. (Col. 2:16,17).  Conf.: Lev. 23:2-4; Também: Heb: 10:1);

13. Não guardo o sábado, pois o Senhor Jesus disse que Ele e seu Pai trabalham nesse dia, logo devemos seguir o exemplo de Cristo se precisarmos trabalhar em qualquer dia sem corrermos o risco de sermos condenados:
E os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas cousas no dia de sábado. "Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:16,17);

14.  Não guardo o sábado, pois o próprio Senhor Jesus o violou:
Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. (João 5:18). João nos declara duas coisas pelas quais Jesus era perseguido: 1ª: se dizia filho de Deus, 2ª: violava o sábado.

15.  Não guardo o sábado, pois Jesus é o Senhor até do sábado e não lhe está sujeito (e nem nós seus seguidores):
Ora, aconteceu atravessar Jesus, em dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas.
Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados?
Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros?
Como entrou na Casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que estavam com ele?
E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;
de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado. (Mar.2:23-28). Conf.:  Num. 28:9,10 / Ex.34:21;

16. Não guardo o sábado, pois quem o guarda, deve guardar TODA A LEI (TORÁ). Quando se diz: TODA, inclui a moral e cerimonial, e não somente os Dez Mandamentos:
Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça num só ponto, torna-se culpado de todos. (Tg.2:10);

17. Não guardo o sábado, pois faz parte de uma lei caduca que está pretes a desaparecer:
 E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá,
não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.
Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.
Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer. (Hebreus 8:8-13)

18. Não guardo o sábado, pois faz parte do Antigo Testamento que foi abolido por Cristo:
Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido (2Co 3:14 – Almeida Rev. e Corr.)

19.  Não guardo o sábado, pois faz parte do ministério de morte que foi escrito em tábuas de pedra:
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. (2Co 3:3 )
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito? (2Co 3:7,8)

20.   Não guardo o sábado, pois ele era o 4º mandamento escrito na tábua de pedra. Na lei da Nova Aliança, que não está escrita em tábuas de pedra, mas nas tábuas da mente e do coração (Heb.8:8-10), não há um mandamento expresso, no sobre a guarda de um dia, pois todos os dias são iguais perante Deus (Rom.14:1-6):
Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. "Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz... (verso 5, 6a);

21. Não guardo o sábado, pois Jesus é o nosso Sábado (descanso), pelo qual o sábado da lei era somente uma sombra:
Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mat.11:28)  Conf.:  Col. 2:16,17.

22. Não guardo o sábado, pois o apóstolo dos gentios se mostrou decepcionado e repreende quem guarda os dias, meses, tempos e anos da Antiga Aliança:
Mas agora conhecendo a Deus, ou antes sendo conhecidos por Deus, como estais voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis ainda escravizar-vos? "Guardais dias, e meses, e tempos e anos. "Receio de vós que tenha eu trabalhado em vão para convosco. (Gal. 4:9-11);

23.  Não guardo o sábado, pois Deus disse que ninguém mais entraria no seu descanso: 
Porque em certo lugar assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera."
E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. (Heb. 4:4,5);

24. Não guardo o sábado, pois outro dia do Descanso, não legalista, já havia sido predito por Josué:
Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria posteriormente a respeito de um outro dia. (Heb. 4:8)

25. Não guardo o sábado no sétimo dia, pois temos um outro Sábado superior, chamado em grego de ‘PRIMEIRO DOS SÁBADOS” (μιᾷ τῶν σαββάτων (MIA TÔN SABBATÔN) que é o dia em que nosso Senhor nos deu descanso ao ressuscitar.
No findar dos sábados, ao amanhecer para o primeiro dos sábados (μιᾷ τῶν σαββάτων), Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.” (Mateus 28:1 – tradução literal do grego. Também: Mc 16:2, Lu 24:1, Atos 20:7 e 1Co 16:2).
“Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios. (Marcos 16:9)

26. Não guardo o sábado, pois o Senhor Jesus, após ressuscitar, nas primeiras semanas apareceu aos seus discípulos somente no primeiro dia da semana:
a) Falou com Maria Madalena que depois foi a primeira a anunciar as Boas Novas (Jo. 20:11-18);
b) Apareceu a dois discípulos no caminho de Emaús (Mar. 16:12,13; Luc. 24:13,ss);
c) Apareceu aos seus dez discípulos (Jo. 20:19);
d) Uma semana depois, aos onze (Jo. 20:26);

27. Não guardo o sábado, pois a vinda do Espírito Santo, que se deu no dia de Pentecostes, foi no Domingo anunciando a nova era da Igreja (Atos 2:1-4, compare com Lev. 23:15,16), onde aconteceu o primeiro sermão evangelístico (cap. 2:14) com quase 3.000 conversos (verso 41) e o primeiro Batismo Cristão (versos 38 a 41);

28.  Não guardo o sábado, pois o primeiro pois o culto cristão com a Ceia do Senhor era celebrado na igreja primitiva no Domingo (Atos 20:7); confira na Epístola de Barnabé 15: 8, 9 e Didaquê 14:1, escritos cristãos primitivos.

29.  Não guardo o sábado, pois era costume apostólico se fazer a coleta cristã somente no Domingo (1Cor. 16:2) poucas horas antes do culto dominical;

30. Não guardo o sábado, pois o primeiro dia da semana foi chamado por João, o teólogo, de “Dia do Senhor” que em grego é Κυριακη  ‘ημερα (KYRIAKÊ HÊMERA = lat.: DOMINICUS DIE, port.: DIA DE DOMINGO) em Apocalipse 1:10. KYRIAKÊ foi o nome registrado pelos primitivos escritores eclesiásticos para o Domingo e continua sendo o nome do primeiro dia da semana na Grécia, desde o segundo século até o dia de hoje.


P.S.:

O Sábado era  guardado até no paraíso? Onde está escrito que Deus abençoou e santificou o sábado para o casal Adão e Eva? E onde está escrito que Adão e Eva no paraíso trabalhavam seis dias e descansavam no sétimo? O texto de Bereshit (Gênesis) está falando do cessar de Deus na sua criação. Você sabia que Deus trabalhou no Sábado criacionista e neste mesmo dia descansou?

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." (Gn 2:2)
Deus não acabou no sexto dia e descansou no sétimo, mas acabou no sétimo dia e neste mesmo dia cessou da sua obra!
Eu não sabia que Adão tinha calendário para poder controlar a contagem dos dias da semana, para poder saber quando deveria ter um dia de descanso. Realmente, era MUITO cansativo o seu trabalho no Paraíso, ainda mais porque morava e dormia no emprego. hahahahahaha...
Mesmo depois de ser expulso do Éden, a Bíblia NÃO diz que Adão teria um dia de descanso, muito pelo contrário:

Gênesis 3:17-19 = "E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por tua causa; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
"Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
'No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."

(Frases tiradas de minhas postagens numa comunidade de debates do extinto Orkut.)
Luis Antonio Cacerege​


*              *              *


𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ


Por: Luís Antônio Lima dos Remédios - Luís Cacerege - ܠܘܝܣ

 

cacerege@gmail.com

Manaus - Amazonas - Brasil

  ______________________________________________________

 

Outros estudos já postados:

 

01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-novo-testamento-nao-foi-escrito-em.html

 

02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-espiritismo-segundo-alguns.html

 

03- Adultério do Coração

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/adulterio-do-coracao.html

 

04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/santa-ceia-vinho-ou-suco-de-uva.html

 

05- O Inferno

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-inferno.html

 

06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-que-biblia-diz-sobre-idolatria.html

 

07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/10/deuterocanonicos-ou-apocrifos.html

 

08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/10/divisao-das-horas-do-dia-nos-tempos.html

 

09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?

http://cacerege.blogspot.com/2011/11/o-verdadeiro-dia-do-senhor.html

 

10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/08/30-razoes-porque-nao-guardo-o-sabado.html

 

11- Deus e deuses

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/09/deus-e-deuses_9.html

 

12- O Nome JESUS

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/10/o-nome-jesus.html

 

13- O Verbo era um deus?

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/o-verbo-era-um-deus.html

 

14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/a-de-cristo-negada-entre-as-testemunhas.html

 

15- Cruz ou estaca de tortura?

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/cruz-ou-estaca-de-tortura.html

 

16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre

http://cacerege.blogspot.com.br/2014/04/yhwh-um-nome-que-sera-esquecido-para.html

 

17- Alma, corpo e espírito

http://cacerege.blogspot.com.br/2014/10/alma-corpo-e-espirito.html

 

18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?

http://cacerege.blogspot.com/2015/03/camelo-peshitta-confirma-o-nt-grego.html

 

19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?

http://cacerege.blogspot.com.br/2015/03/leproso-peshitta-confirma-o-nt-grego.html

 

20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA?  (Lucas 23:43)

http://cacerege.blogspot.com.br/2015/08/paraiso-hoje-ou-um-dia-lucas-2343.html

 

21- Adultério Virtual

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/02/adulterio-virtual_23.html

 

22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/03/kenuma-e-os-modalistas-nazarenos.html

 

23- A Virgem Que Concebeu

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/04/a-virgem-que-concebeu.html

 

24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)

http://cacerege.blogspot.com/2017/04/a-historia-do-universo-o-livro-de.html

 

25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/05/o-tetragrama-na-septuaginta-grega-lxx.html

 

26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1

http://cacerege.blogspot.com/2018/07/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-1.html

 

27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaico-assíria nas Escrituras

http://cacerege.blogspot.com/2018/10/a-transicao-da-escrita-paleo-hebraica_22.html

 

28- Qual o dia da morte de Jesus?

https://cacerege.blogspot.com/2019/04/qual-o-dia-da-morte-de-jesus.html

 

29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

https://cacerege.blogspot.com/2019/10/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-2.html

 

30- As Três Testemunhas da Aspersão

https://cacerege.blogspot.com/2020/02/as-tres-testemunhas-da-aspersao.html

 

31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

http://cacerege.blogspot.com/2020/02/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-3.html

 

32- Matar e Assassinar em Hebraico

https://cacerege.blogspot.com/2022/07/matar-e-assassinar-em-hebraico.html

 

33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1

https://cacerege.blogspot.com/2022/09/memradavar-nos-targuns-aramaico-1.html

 

34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2

https://cacerege.blogspot.com/2022/11/memradavar-nos-targuns-aramaicos-2.html

 

35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis) 

http://cacerege.blogspot.com/2023/01/divina-ideologia-de-genesis-casamento.html

 

36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna

http://cacerege.blogspot.com/2023/02/o-servo-sofredor-de-isaias-53-na-visao.html

 

37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?

http://cacerege.blogspot.com/2023/03/chamar-o-arco-celeste-de-arco-iris-e.html

 

 

Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediárias.

 

 

Por: Luís Antônio Lima dos Remédios

 

Luís - ܠܘܝܣלואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς

 

 

Gostou? Comente.

 

 

 

18 comentários:

Wldemir Campos disse...

Infelizmente Vc está equivocado !... Quando Deus estabeleceu o Sábado foi na criação, Gn 2 e lá ñ havia judeus e nem israelitas, O Sábado foi feiti p o homem p o homem lembrar q existe um criador, O Sábado é o único Mandamento de adoração O fato de Jesus ter ressucitado no primeiro dia da semana não nos da o direito de ñ guarda o Sábado a bíblia ñ ensina e nem
autoriza isso ! O Sábado ñ é uma lei cerimônial
Jesus veio trazer o verdadeiro sentido do sábado
que é o amor a Deus e ao próximo , Quando Vc diz que jesus trabalhou no sábado que tipo de trabalho ele fez? ...Eu ñ vejo Jesus fazer nenhum
trabalho p benefício próprio , qual era sua profição ?....Não era carpinteiro? Eu ñ vejo Jesus fazer nenhum trabalho de carpintaria, mas vejo Jesus ajudando muitas pessoas, isso é trabalho?..Ele mesmo disse " É lícito fazer o bem o mal ?.... Dar vida ou tira-lá?.. No dia de Sábado ?.... Quem estava certo? Jesus ou os farizeus?... Quem realmente estava guardando os mandamentos?...jesus ou os farizeus?...claro q era Jesus! Porque os farizeus eram hipocritas eles ñ guardavam nada! Nem o Sábado muito menos os outros 9 mandamentos , o que diz o 6 mandamento ? ....não matarás !'... Qem matou Jesus ?.. Não foram os farizeus? .... Eu te dou um conselho cuidado com o q Vc diz! E ensina! Vc vai ser cobrado!...Estude mais a Bíblia e Vc vai ver q ela ñ ensina o q Vc diz!..O nosso Deus não Muda! Agora Vc sabe Qem mudor o Sábado para o domingo?... Foi a igreja Romana ou católica, estude isso é Vc vai ver quem está errado !...pesquisa é importante ! Estude mais! Pesquise mais e seja sincero e Vc verá ! "E conheceres a verdade, e a verdade vos liberá". João 8:32

Rodrigo Antônio disse...

Perguntas sobre 30 RAZÕES PORQUE NÃO GUARDO O SÁBADO
01 Quando o sábado foi abençoado e santificado, os judeus já existiam? Por que Deus fez o sábado? Antes dos judeus, os outros mandamentos não existiam (ex: idolotrar, matar,etc)?

02 Qual a diferença entre o sábado cerimonial e o sábado moral?
03 Além de ser um memorial de libertação da escravidão, do que mais é um memorial?
04 Se é só para os judeus, por que em Ap 12:17 o dragão persegue os que guardam os mandamentos e o testemunho de Jesus?

05 Por que os mandamentos foram dados, qual sua função? O que fala em Is 56?

06 Jerusalém já existia quando foi dado o mandamento de não fazer obra nenhuma no sábado?
Além de Jerusalém, que outra nação era povo de Deus e não guardava o sábado?
07 O que realmente o Sl 147 quer dizer? Para que a nação de Israel foi constituída?
08 O que Deus disse a Adão e Eva que aconteceria por causa da desobediência? O que Paulo diz em Hb10:28,30
09O que Deus abominava e abomina ainda hoje, os sábados ou as iniqüidades associadas ao sábado?
10 Cessar as cerimonias ou santificação no sábado?
11 Quando se deu ou se dará esse dia e por que?
12 O que apontava para vinda de Cristo era o dia ou as cerimônias realizadas no dia? Se Jesus cumpriu a lei, ele também cumpriu o batismo, então não preciso ser batizado?
13Qual era o trabalho do Pai e de Cristo? Qual trabalho devemos fazer no sábado?
14 Como Cristo violava o sábado? Aos olhos de quem ele estava violando?

15 Para quem e para que o sábado foi estabelecido? O que ele esperava que hovesse no sábado?

16 Para ser considerado um criminoso, é preciso cometer todos os crimes?
Como Deus irá julgar o mundo se não houver lei?

17 Se a nova aliança é a impressão das leis na mente e no coração, qual a diferença para a antiga?
18 O que foi abolido, o antigo testamento ou o véu? De qual escritura se refere o texto de Tito 3:16-17?

19 O que é mais fácil de se esquecer: a mensagem na pedra ou a mensagem gravada na mente e no coração?

20 O que está escrito nessa lei gravada na mente?

21 Se Jesus é o sábado, guardar e santificar o dia de sábado nos aproxima ou afasta Dele? Como deve ser guardado o domingo para descansarmos em Jesus?

22 Quais são os rudimentos fracos e pobres que Paulo menciona no verso 8?

23 Para quem disse Deus que não entrariam no seu descano? E por que?
24 O que Paulo pede para fazermos no verso 11 e qual foi o exemplo de desobediência?

25 Qual foi o verdadeiro descanso que Cristo nos deu? Quantos versos falam sobre o primeiro dia ser o principal? E quantos e quais falam sobre reuniões e ensinamentos no sábado?

26 O que Ele fez no sábado?

27 O que Lv 23:15-16 quer dizer?

28 Qual o objetivo da ceia do Senhor? Em que dia Cristo ceiou com os apóstolos?

29 A coleta é critério para que o dia seja abençoado e santificado? E se hoje for na quarta-feira?
30 Desde de quando o domingo passou a ser observado realmente e por meio de quem? Por que Cristo se referiu ao sábado ao profetizar sobre os tempos de angústia que sobrevirá nos tempos do fim? Mt 24:20

Anônimo disse...

Prezado, considere o seguinte:

1) O SENHOR disse: “Uma mesma lei tereis; assim será para o estrangeiro como para o natural, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.”(Levítico 24:22)

2) Jesus foi bem claro quando falou: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas, não vim ab-rogar mas cumprir... Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo algum entrareis no reino dos céus.”(Mateus 5:17-20)

3) Os seguidores de Jesus guardavam o sábado, mesmo após a morte dele: “E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro e como foi posto seu corpo. E, voltando elas prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” (Lucas 23:55-56)

4) Apenas os rebeldes não entram no descanso do SENHOR. Cuidado! Não ponha palavras na boca do SENHOR que Ele não disse: “Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” (Hebreus 4:11)

5) Pense qual a diferença entre o trabalho de Cristo e o trabalho de um atendente de shopping center, por exemplo. A lei fala: “faze a tua obra durante seis dias”, que obra era essa? Ora, a obra que garante teu sustento, teu ganha-pão! Que é bem diferente do trabalho de Jesus, voltado para Deus! Os fariseus torceram o real sentido dos mandamentos de Deus, fazendo Jesus parecer um violador do sábado.

6) Eis o significado das palavras de Paulo: a lei nos tempos de Moisés até Cristo era uma obrigação, poucas pessoas agiam de boa vontade e por amor a Deus, e foi isso que Jesus combateu: a hipocrisia. Os verdadeiros cristãos estão libertos da lei porque cumprem a lei naturalmente, amam a Deus, não são obrigados a nada! Mas os que rejeitam a Torá, não se identificam com a justiça de Deus, estes sim, nunca serão livres, apenas pensam que o são, até serem detidos pela mão do SENHOR. E o que morreu com Cristo na cruz foi as cerimonias sacrificiais pelos pecados, um sacrifício perfeito e único substituiu todos os sacrifícios.

celio dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
celio dias disse...

Com certeza os Adventista tem mais é que defender o sábado, a mente deles está cauterizados em guardar o 4º mandamento, só o 4º os demais ñ tem tanta importância . gálatas 5 vers4 diz: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caido.

celio dias disse...

Com certeza os Adventista tem mais é que defender o sábado, a mente deles está cauterizados em guardar o 4º mandamento, só o 4º os demais ñ tem tanta importância . gálatas 5 vers4 diz: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caido.

celio dias disse...

Com certeza os Adventista tem mais é que defender o sábado, a mente deles está cauterizados em guardar o 4º mandamento, só o 4º os demais ñ tem tanta importância . gálatas 5 vers4 diz: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caido.

celio dias disse...

Com certeza os Adventista tem mais é que defender o sábado, a mente deles está cauterizados em guardar o 4º mandamento, só o 4º os demais ñ tem tanta importância . gálatas 5 vers4 diz: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caido.

andresimas disse...

Só de saber que o sábado foi criado por Deus na criação já deveria ser respeitado por todos os seres humanos, já que no Édem não havia Judeu, mas os pais da humanidade (só pra quem é criacionista).

Unknown disse...

Bom, frequento a Assembleia de Deus.. e só sei dizer que se esse rapaz fosse realmente estudioso/pesquisador, como diz em seu perfil...
com toda certeza não falaria nada contra o sábado do Senhor.. o qual eu acredito por ler na Bíblia, que ainda é válido.. senão fosse assim.. não teria nada de mais em matar alguém ou adulterar .. etc.
A questão é.. não é o judeu, a adventista ou qualquer outra denominação que está com a verdade e sim a BÍBLIA!
QUANDO É QUE AS PESSOAS VÃO ENTENDER ISSO???
o sábado não foi abolido, Jesus veio mostrar como se deve guardar...
por isso .. é o único mandamento que começa dizendo: Lembra-te..
será que o nosso Deus já sabia que as pessoas iam esquecer, claro que sim!

Anjos Guardião disse...

só para te informar: os Adventistas não guarda o sábado para sermos justificados, assim como toda a lei, pois guardamos como uma demostração de AMOR para com Deus, poi Ele mesmo disse: "se me amardes guardareis os meus mandamentos" joão 14:15 e veja ainda 1joão 5:2-3, 1joão 2:4
sabe porque existe essa controversia guanto a gurda do sabado. porque vós não lem o livro do apocalipse. repare:
-apocalipse 14:12 identifica os santos aqueles que guarda os mandamentos,
-apocalipse 11:19 se a lei foi abolido então porquê existia a arca de aliança no céu com as verdadeiras tabuas de conserto?

Unknown disse...

Adão e Eva guardavam o sabado?
kkkkkkk só vcs mesmo pra guardar o sabado...

Unknown disse...


Não sou adventista, mas com respeito às acusações dos fariseus quanto a Jesus ter violado os sábados, não podemos nos esquecer de que em João, 8:44, em sua plena autoridade divina, JESUS OS CHAMA DE FILHOS DO DIABO. Portanto, não eram os santos vivos que acusavam a Jesus, mas os filhos de Satanás malditos.
E justamente quanto a tal acusação, JESUS RESPONDEU A ELES QUE APENAS APARENTAVA QUE ELE VIOLAVA OS SÁBADOS.
“Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. Jesus, em João 7:23 a 24

Não nos esqueçamos de que além do Sermão do Monte no qual Jesus bradou que os Céus e a Terra poderão ser destruídos antes que das leis se consiga retirar um só til (um caractere) o mandamento do sábado tem 433 caracteres.

Sobretudo, Jesus legitima incontestavelmente que o sábado foi feito para o homem:.

“O sábado foi estabelecido por causa do homem...” . A Verdade de Jesus, no Evangelho, em Marcos 2:28.

Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br netsimoesnetsimoes@gmail.com

Unknown disse...

Peço ao irmão Cacerege que me envie um email válido, pois pretendo enviar-lhe um trabalho muito bem feito e muito interessante sobre esse arquivo publicado por você AS TRINTA RAZÕES... Obrigado

Unknown disse...

Não tenho nada contra o sábado, porém não podemos tê-lo como tábua de salvação. Não adianta guardar o sábado nem o domingo e nem dia algum se não fazemos o que Cristo nos ensinou, em todos os outros dias. Devemos servir a Deus sobre todas as coisas em todo o tempo, senão não adianta guardarmos um dia, nem sacrificar duas pombinhas, nem um bode espiatório, nem aspergir o seu sangue sobre o altar, nem guardar todas as festas perpétuas, pois estas coisas fazem parte da lei e quem não cumpri-las está fora dos planos de Deus. Pois é a lei.

Unknown disse...

Muito bem colocado minha irmã!

André Luiz disse...

Irmãos adventistas, em Genesis Deus não decretou o Sábado, apenas está dito que no sétimo dia descansou. A lei do sábado só surge com Moisés na aliança feita entre Deus e os Hebreus. Como disse o Senhor Jesus em Marcos 2:27 "o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado". Há ainda Romanos 14, onde é mostrado que na época dos apóstolos haviam cristãos que guardavam o sábado, e outros que não e o único pecado condenado no texto era o dos irmãos ficarem se julgando por causa de um dia mais sagrado ou não que os demais. Irmãos adventistas, leiam a Bíblia e não os livros da Ellen White. Sinceramente, se querem guardar o sábado, guardem. Pois gentio guardar o sábado não é pecado, assim como não guardá-lo não o é. Deus os abençoe.

Antonio Santos disse...

Boa tarde Luís e obrigado pelo vosso trabalho.
Achei interessante o seu texto sobre o Sábado, mas muitas dos seus motivos merecem discussão. Vou pegar um em concreto. mas há outros.
O seu ponto 23 fala em Hebreus capitulo 4 "Não entrarão no meu descanso" mas esquece que a justificação está em todo o capitulo 3 de Hebreus, que começa com "o qual (Jesus) é fiel àquele que o constituiu, como também o era Moisés em toda a casa de Deus." e acaba em "Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade".
Minha opinião sobre o Sábado é a seguinte : A desobediência do Sábado foi inculcada nos cristãos para que suas orações nunca pudessem chegar a Deus. Se acredita que Jesus é Deus então lembra-se de Ezequiel 20:20 "E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus." Obrigado.