sábado, 21 de setembro de 2024

A SÍNDROME DA SERPENTE

 A SÍNDROME DA SERPENTE



"¹³ O SENHOR disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu"
(Isaías 29:13 / Mateus 15:8,9).

Quando Deus plantou um jardim no Éden com todo tipo de árvores frutíferas, plantou também "a Árvore da Vida" e a "Árvore do conhecimento do bem e do mal", e depois "ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: 'De toda árvore do jardim podes comer livremente;  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:16-17)

Ainda nesse livro bíblico de Gênesis, capítulo 3, sobre a tentação de Eva e a queda do homem, está escrito:

"¹ Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
² Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
³ mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
⁴ Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
⁵ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." (Gn 3:1-5 - destaque acrésc.)

Então, nós sabemos o resultado do que aconteceu quando Eva deu ouvidos à serpente e também levou seu marido a pecar, pois Deus havia dito que se eles comessem do fruto da Árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morreriam, mas a serpente, contradizendo o que Deus havia falado, disse à mulher: "É certo que não morrereis..." E ela acreditou na serpente, desacreditando da palavra de Deus. A isso eu chamo de "Síndrome da serpente".

Todos os seguidores das seitas heréticas como testemunhas de jeova, adventistas, espíritas em geral, católicas em geral, mórmons, judaizantes, da seitas da restauração do Nome, neonazarenos, unicistas como os da Pentecostal Unida do Brasil, etc. foram picados pela antiga serpente e por isso estão contaminados com a "síndrome da serpente" e passam essa contaminação aos mais fracos.
Somente um exemplo:

As [falsas] testemunhas de jeova ensinam que Jesus Cristo já retornou em 1914 de forma invisível. Quando você mostra ou cita textos bíblicos que dizem que Jesus Cristo voltará nas nuvens do céu com poder e grande glória (Mt. 24:30; 26:64; Ap. 1:17, 18, etc.), eles respondem conforme está escrito em seu livro doutrinário "Raciocínio à Base das Escrituras, pg. 435:

<< Que significa ele ‘vir com as nuvens’ e ‘todo olho o ver’?

Rev. [Apoc.] 1:7: “Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele.” (Também Mateus 24:30; Marcos 13:26; Lucas 21:27.)

O que é indicado por “nuvens”? Invisibilidade. Quando um avião está numa densa nuvem ou acima das nuvens, as pessoas na terra geralmente não o vêem, embora possam ouvir o barulho dos motores. ... Em que sentido ‘todo olho o verá’? No sentido de que as pessoas discernirão à base dos eventos na terra que ele está presente invisivelmente.>> etc.

E então, essas falsas testemunhas fazem um malabarismo de versículos bíblicos mal interpretados para defenderem a sua tese de que Jesus Cristo viria e já veio em 1914 de forma invisível e que as pessoas o viram e o veem com os olhos do coração (do entendimento) "conforme" Efésios 1:18. Ora, se as nações O verão vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória e se lamentarão, logo não o verão com o "olho" do entendimento, do coração, da fé. Ou seja, a Palavra de Deus diz literalmente que "todo olho verá a vinda (volta) do Senhor Jesus, mas essas falsas testemunhas, com a síndrome da serpente dizem: "É certo que nem todo olho o verá".
A palavra de Deus diz que Jesus, o Messias, é Deus, mas essas falsas testemunhas e de outras seitas heréticas judaizantes ou não, dizem: "Não que Jesus (Yeshua) seja Deus, mas um ser divino vindo da parte de Deus (Elohim). A Bíblia sagrada é os livros de História Geral dizem que Jesus Cristo morreu numa cruz (gr.: σταυρός = staurós = forma de T, ✞), principal meios de execução romana herdada dos fenícios, mas essas falsas testemunhas dizem que Jesus Cristo morreu numa "estaca de tortura, num poste vertical e não numa cruz, pois são inimigas da Cruz de Cristo (Fp. 3:18).
E há dezenas de outros textos bíblicos que essas e outras seitas heréticas com a "síndrome da serpente" interpretam de forma oposta ao que está escrito nas Escrituras Sagradas, e analisar a maioria dessas ocorrências daria um livro de centenas de páginas, e por isso, paro por aqui.

"FOGO AMIGO"

E se já não bastassem as seitas heréticas com a "síndrome da serpente", há muitos cristãos e messiânicos verdadeiros, tanto líderes de igrejas e "roshim" (pl. de "rosh" = cabeça, líder de algum ramos do judaísmo messiânico), e também professores de Bíblia, seminários teológicos e irmãos pesquisadores que também dão sinais de que estão com a dita síndrome.
Já ouvi ensinos na Escola Bíblica Dominical (EBD) e também pessoalmente de irmãos líderes ou não, tanto ao vivo como em vídeos, onde estes negam certos fatos e doutrinas (ensinamentos) das Sagradas Escrituras interpretando até de forma oposta ao que está escrito, e por isso vou dar somente alguns exemplos entre tantos outros que já presenciei e debati.

1º) Sobre a descida de Cristo ao Hades

Antes do surgimento da Pandemia (Covid-19), na Escola Dominical, ao estudarmos 1ª Pedro 3, destaco os versos 18 a 20, que dizem:

"¹⁸ Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito,
¹⁹ no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão,
²⁰ os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água," (1Pe 3:18-20)

O professor não titular então disse que esse texto NÃO ensina realmente que Jesus Cristo, após a sua morte, foi ao Hades ou Inferno e pregou aos espíritos em prisão, pois Ele, ao morrer, foi foi para o céu, para junto de seu Pai e ali ficou aguardando três dias para depois ressuscitar. E ainda citou como testemunho um vídeo do pastor Augusto Nicodemos (a quem eu muito admiro) que também tinha essa mesma interpretação e que ensina que Jesus, através do Espírito Santo, no tempo de Noé, inspirou este a pregar a salvação aos antediluvianos, ou seja, que viveram antes do Dilúvio e nele pereceram.
Em sala eu analisei esse texto acima com base na língua portuguesa e também fiz esse comentário em um dos vídeos do dito pastor (inclusive, a poucos dias atrás repeti o comentário em outro vídeo) que se refere a esse tema:

<<Outra coisa pior ainda é afirmar que 1ª Pedro 3:18 e 19, etc. diz que Cristo, ao morrer, foi pelo Espírito Santo e pregou através de Noé àquele povo antediluviano. Que confusão! O texto diz claramente que Cristo estava morto, sim, na carne, mas vivificado (vivo) em espírito, e no qual (em espírito) foi e pregou aos espíritos em prisão que outrora (antigamente) foram desobediente no tempo de Noé. O texto é bem claro. Sou da mesma fé evangélica do pastor Nicodemus, mas não concordo com ele nesses tópicos.>>
O que esse amado Pastor ignora é que no tempo de Cristo o Paraíso ainda estava no Hades (em grego) / Seol (Sheol em hebraico), conforme Ezequiel 31:15-18ss e 32:18-21. E logo depois, no capítulo 4:6, de 1ª Pedro, está escrito que o Evangelho foi pregado a mortos e que estes foram salvos! E alguns rebatem: mortos em seus delitos e pecados! Muito pelo contrário, pois o texto é claro ao dizer que estes mortos, "mesmo julgados na carne segundo os homens, vivam no espírito segundo Deus".

Ora, os mortos em seus delitos e pecados estão vivos para os homens, mas mortos para Deus. O texto bíblico fala dos mortos na carne e não os mortos espirituais.

Como o assunto continuou após a escola dominical num grupo do WhatsApp criado paralelamente ao grupo oficial da nossa classe, por esse professor substituto (grupo chamado "Amigos de Jesus"), esse dito professor colocou um vídeo com foto e áudio do referido do pastor acima onde ele dizia que Cristo ao morrer levou o malfeitor arrependido para o céu e ficou junto ao Pai aguardando a sua ressurreição. Eu respondi no grupo o que segue:

<<Eu creio que eu amado Pastor Augusto Nicodemos se equivocou ao dizer que o Senhor Jesus Cristo, ao morrer, foi para o céu, para junto de seu Pai, pois o próprio Senhor Jesus disse para a Maria Madalena, após a sua ressurreição, que ainda NÃO havia subido  para junto de seu Pai (João 20:17); também creio no que o Jesus falou que estaria três dias e três noites no "coração da terra" (Mateus 12:40); creio no que Pedro falou que a alma de Jesus Cristo não seria deixada na morte (original: Hades) ou no Inferno, conforme Almeida Revista e Corrigida em Atos 2:19 e 31; creio no que Paulo falou que Cristo desceu até às "regiões inferiores da terra" (Efésios 4:9 e 10; compare com  Ezequiel 31:14, 16; 32:18, 21); creio em Pedro que disse que Cristo estava morto sim, na carne, mas vivificado no espírito e no qual foi e pregou aos espíritos em prisão estes que outrora foram desobedientes, ou seja, no tempo de Noé. (1ª Pedro 3:18, 19 e seguintes).>>

Por causa desse texto acima o irmão me desligou (expulsou) do seu grupo particular chamado "Amigos de Jesus" dizendo que com nessa minha postagem eu estava ofendendo a honra do dito pastor. Ora, qualquer um pode comprovar acima que de maneira nenhuma desrespeitei o ilustre pastor, mas coloquei o que a Bíblia diz e não o que os homens interpretam diferentemente do que está escrito.
____
* Só uma observação: nas aulas da Escola Dominical eu não fico debatendo ou contradizendo os professores sobre coisas que eu não concordo, mas essa turma aí, o mínimo que tinha de fé, tinha cerca de 10 anos e uma boa parte era de meus amigos e conhecidos de juventude na igreja, daí a minha liberdade. Atualmente eu falo em particular com professor o que eu não concordo ou não concordei com alguma coisa dita em sua aula.


2º) Dicotomia versus Tricotomia

a) Dicotomia é um termo que significa "dividir algo em duas partes distintas e opostas". A palavra tem origem grega, sendo a junção de διχα (dikha), que significa "divido em dois", e τομια (tomia), que significa "parte cortada". Na teologia cristã, a dicotomia é a ideia de que o ser humano é composto por duas partes: corpo e alma ou espírito.
Já percebi que há dois tipos de dicotomistas:

1. os que creem que o homem é formado por corpo que é a mesma coisa que alma + o espírito, que volta para Deus (ex.: TJs e adventistas que creem no sono da alma, ou corpo morto);
2. E os que creem que o homem é formado por corpo + a alma que é a mesma coisa que espírito, ou seja, alma e espírito seriam palavras sinônimas.

b) Tricotomia - Também é um termo que significa dividir algo, mas em três partes distintas. A palavra é também de origem grega, sendo a junção de τρία (tria), que significa "divido em três", e τομια (tomia), que significa "parte cortada".  Na teologia cristã tricotomista, é a crença que além do "corpo” e da “alma”, temos uma terceira parte, chamada de “espírito” que é a parte imaterial que se relaciona mais diretamente com Deus. Assim sendo, a "tricotomia" é a ideia de que o ser humano é composto por três partes: corpo, alma e espírito. Eu sou tricotomista. É explico porquê:

Distinção entre as palavras corpo, alma e espírito:

1. Corpo, do latim: corpus, em hebraico גּוּף (gūf), em grego: σῶμα (sōma) que em anatomia é a estrutura física de um organismo vivo (especialmente o homem e o animal), englobando suas funções fisiológicas.

2. Alma - do latim: anima; em hebraico: נֶפֶשׁ (néfesh); em grego: ψυχὴ (psikhê) = alma; vida; ser vivo, pessoa; conhecimento, entendimento, prudência; sentimento coração, valor, caráter; desejo, inclinação, gosto, apetite. Derivações: animal, animalesco; psiquê, psicológico, psicólogo, psíquico, psicossomático, psicose, etc.

3. Espírito - do latim: spiritus; em hebraico רוּחַ (rūahh, rúarr), em grego: πνεῦμα (pneûma) = espírito; sopro; vento; respiração; exalação, odor, aspiração. Ou seja, tudo relacionado a vento. Derivações do grego: "pneu" (de carro, moto, bicicleta, etc.), pois tem ar (vento) comprimido dentro; pneumático, pneumonia, pneumatologia(gista), etc.

Sempre que alguém me diz que alma é sinônimo de espírito, eu sempre digo que ninguém chama o Espírito Santo de Alma Santa, ninguém chama um demônio de "alma imunda" e também não só em grego, em hebraico, em latim e em português que há distinção entre as palavras alma e espirito nesses respectivos idiomas, mas em todos os idiomas que eu conheço ou posso pesquisar e entender essa parte, há também essa distinção entre as palavras "alma" e "espírito". A palavra grega pneuma e sua correspondente ruahh, SEMPRE são traduzidas por algo relacionado ao "vento" quando não é traduzida como "espírito". Da mesma forma a palavra grega psiquê e sua correspondente hebraica hebraica néfesh, jamais são traduzidas como "espírito" ou algo relacionado ao vento.

Sexta-feira da semana passada (06/Set/2024), um jovem pastor que me deu carona de volta de um enterro fora da cidade de Manaus, disse que o pastor [antes do sepultamento] "errou ao dizer que 'o espírito volta a Deus.' Não é o espírito que volta para Deus, mas a alma." Eu argumentei: "Mas está escrito em Eclesiastes [12:7] que 'o po‌ volte a‌ terra, como o era, e o espi‌rito volte a Deus, que o deu.' Está escrito no Antigo Testamento." Aí ele contra-argumentou:" Mas nós temos que interpretar o Antigo Testamento de acordo com o Novo Testamento e nele está escrito em Apocalipse que as almas estão diante do altar de Deus. Almas, não espíritos!" Eu asseverei: "Ninguém pode negar um texto bíblico com base em outros textos bíblicos interpretados erradamente ou fora do seu contexto." Ele perguntou: "Por acaso tu és tricotomista?" Eu respondi que <<sim, pois 1ª Tessalonicenses 5:23 diz que "o vosso espi‌rito, alma e corpo sejam conservados i‌ntegros e irrepreensi‌veis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." O texto grego usa a conjunção aditiva και, ou seja, o vosso espírito e a  alma e o corpo sejam conservados íntegros, no plural. Em Hebreus 4:12 diz que a palavra de Deus é mais cortante que espada de dois gumes que  divide alma e espírito, juntas e medulas, etc. Assim como "juntas e medula" não são a mesma coisa, "alma e espírito" também não são a mesma coisa. No cântico de Maria ela diz que "minha alma engrandece ao senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador [Lucas 1:46 e 47]. Ele disse que "isso é um superlativo! Aí nesses textos "alma" e "espírito" quer dizer a mesma coisa. Eu disse: "Nada de superlativo, pois quando eu estou alegre, o meu corpo, a minha alma e o meu espírito estão alegres; quando eu estou abatido o meu espírito está abatido, a minha alma está abatida e o meu corpo ficar abatido; até os meus ossos enfraquecerão se eu continuar assim.>> Jó 4:14; 30:30; Salmo 6:2; 22:14; 31:10; 32:3, etc.
Então ele perguntou: "Então para ti, o que é espírito?" Eu respondi: espírito é o sopro de vida que Deus dá e é esse sopro que volta para ele, tanto de homens bons, como maus, mas a alma ou vai para o céu, ou vai para o inferno. Quando Deus fez o homem e soprou sobre ele o "fôlego (neshama) de vida", este passou a ser" alma (néfesh) vivente" (Gén. 2:7). É por isso que Paulo disse que "o primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente, e o último Adão, que é Jesus Cristo, é espírito vivificante - 1ª Coríntios 15:45).>> e ele não concordou com essas comparações.

No verso anterior o apóstolo Paulo já havia feito diferença entre" o homem espiritual" (grego: "pneumático") e o homem natural, que em grego é "psíquico" (controlado pela psiquê, pela alma):

"⁴⁴ "Semeia-se corpo natural (gr.: ψυχικός = psikhikós = "almal", ou seja, controlado pela alma, pela psiquê), ressuscita corpo espiritual (gr.: πνευματικός = pneumatikós). Se há corpo natural (psikhikós, animal), há também corpo espiritual (pneumatikós)."
"⁴⁵ Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma (ψυχή = psikhê, psiquê") vivente. O último Adão, porém, é espírito (πνεῦμα = pneuma) vivificante.
⁴⁶ Mas não é primeiro o espiritual (pneumatikós), e sim o natural (psikhikós, animal); depois, o espiritual (pneumatikós).
⁴⁷ O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu."
(1Co 15:45-47)
Leia todo o contexto para uma ideia mais abrangente sobre essa clara distinção (diferença) entre alma e espírito. Note que os homens sem Cristo está mortos espiritualmente (Mt. 8:22), são controlados por sua alma animal e pelos desejos de seu coração pecaminoso, corrupto. (Tiago 3:15 /  Jer. 17:9; Mat. 15:19; Mc. 7:21).

3º) Os 144 mil selados



Durante a Pandemia, ao estudar o livro de Apocalipse na EBD, inclusive online, descobri que é também ensino quase unânime da denominação a qual faço parte (faço, não sei se farei depois de publicar esse kkkk), que os 144.000 dos ungidos filhos de Israel (Apocalipse cap. 7 e cap. 14) na realidade não são  israelitas, mas esses 144 mil ungidos das "doze tribos dos filhos de Israel" (onde 
144.000 não seria um número literal, mas simbólico, indeterminado, e que representaria a totalidade dos salvos em todas as denominações evangélicas ou não). 🤔 Ainda na semana passada também ao comentar esse fato o jovem pastor que me referi acima, ao voltarmos do sepultamento de um irmão, tentou me convencer também desse mesmo ensino. Assim como eu perguntei há poucos anos atrás na EBD, também lhe perguntei: "Mas então, se fosse objetivo do Espírito Santo inspirar o autor bíblico a dizer que esse número de 144 mil fossem realmente literal e de israelitas, como o Espírito Santo deveria inspirar o autor biblico a escrever claramente que os 144.000, onde é indicado 12.000 de cada uma das 12 tribos dos filhos de Israel seriam realmente israelitas?" Ele não teve resposta e disse que não era literal, que eu não era da mesma fé evangélica que ele, etc..


Nesse mesmo texto e contexto de  Apocalipse 7:4-8, que fala dos ungidos filhos de Israel, depois no verso 9 em diante fala sobre uma grande multidão dos salvos "que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos" (Ap 7:9), ou seja, os versos de 4 a 8 falam de israelitas, e o verso 9 em diante fala de uma multidão incontável de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, diante do trono de Deus. O mais interessante é que depois é dito que os 144 mil selados são do sexo masculino, ou seja, somente homens e que estes são castos, virgem, por não terem se contaminado com mulheres - Apoc. 14:1-5 (ora, se os 144 mil é a totalidade "inumerável" dos salvos, quer dizer que só serão salvos e irão para o céu somente machos? Kkkkk). Creio que esses 144 mil serão a guarda real do Cordeiro, pois O seguem para onde quer que vá (Apoc. 14:4). As falsas testemunhas de jeova ensinam que somente irão para o céu 144 mil testemunhas de Jeová  ungidas, compostas pelos apóstolos e cristãos fiéis ao longo da História com alguns remanescentes TJs na era moderna, e o restante dos milhões de TJs que permanecerem fiéis _irão viver para sempre no Paraíso da terra_ (parecido com o título de um livro dessas falsas testemunhas) e serão governada por esses ungidos 144 mil. E ignoram a "grande multidão" que estará diante do trono e perante o Cordeiro. (Apoc. 7:9, 10ss)

4º) O Milênio




E esse dito conhecido jovem pastor ainda veio com essa: "Então tu vais me dizer que tu acreditas também que o milênio de Apocalipse 20 é literal? Eu respondi que sim, pois lá não fala em Milênio, mas sim na prisão de satanás por mil anos para que não mais engane as nações. Mil anos ali significa o número após 999. Os decapitados que foram mortos por não adorarei a Besta e por nao aceitarem o seu sinal (a marca), estes reinarão com Cristo por mil anos. Depois de se completarem os mil anos Satanás novamente será solto e seduzirá as nações contra o acampamento dos Santos, etc. (cap. 20:1-6 e 7-10). E o pastor respondeu, já chateado: Não é literal, pois o Milênio começou com a morte de Cristo e vai terminar com a sua vinda. É um número indeterminado e não literal!." Como eu havia falado na escola dominical online, também ironizei: "Quer dizer que esses mil anos, é mil anos de um número indeterminado? Essa é boa! Então nesses mil anos de tempo indeterminado, Satanás já está preso?" Ele respondeu que "sim", da mesma forma que o professor substituto havia falado na EBD. Eu lhe disse que Apocalipse cap. 20 de 1 a 6 e de 7 a 10 é descritivo, ou seja descreve fatos que irão acontecer. Esse irmão chateado me disse, após já chegarmos em frente à igreja onde estava a minha moto 🏍: "Eu me arrependo de ter te trazido no meu carro! Eu quase o abraçando, lhe disse:" Está bem, amado, eu te amo em nome de Jesus e agradeço pela carona." É ele se foi...
E eu pensei: 🤔 "Até que ponto chega alguém que está contaminado com a Síndrome da serpente! Se torna intolerante com quem discorda de sua doutrina particular ou particular de sua denominação."
Finalizando esse assunto sobre o Milênio, o dito professor na EBD ainda teve a insensatez de dizer que Jesus Cristo somente venceu o Satanás porque amarrou o valente, conforme Mateus 12:29 e é isso que quer dizer sobre a prisão e as algemas de Satanás conforme descrito em Apocalipse 20:1 em diante. E eu lhe respondi: "Jesus Cristo é Reino dos reis e Senhor dos senhores, e Satanás preso ou solto, o Senhor Jesus tem todo poder nos céus e na terra e não é Satanás que vai impedi-lo de realizar alguma coisa, ou mesmobde Jesus precisar primeiro amarrá-lo para que faça alguma coisa." E alguns irmãos disseram: Amém! E eu disse mais, já chateado: <<O apóstolo Paulo várias vezes nos falou a respeito das ações de Satanás e de que não lhe ignoramos os seus desígnios (2ª Cor. 2:11); e nós estudamos meses atrás que Paulo pensava em ir até os irmãos em Tessalônica, mas Satanás lhe impidiu pediu (1ª Tes. 2:18); como o miserável estava preso no abismo e ao mesmo tempo conseguiu impedir o apóstolo Paulo de ir a um determinado lugar? O apóstolo Pedro disse que o diabo anda como um leão que ruge ao nosso derredor querendo nos devorar (1ª Pedro 5:8). Como o desgraçado está preso e ao mesmo tempo anda ao nosso derredor querendo nos devorar? Lembrando ainda de várias pessoa que Paulo entregou a Satanás. (1ª Cor. 5:1-5; 1ª Tim. 1:20); e ainda tem outra coisa: este anjo caído ainda se transforma em anjo de luz para tentar nos enganar (1ª Cor. 11:14)>> Citei tudo isso de cabeça sem citar os versículos.
Depois dessas minhas observações na semana seguinte o professor veio com outra ideia, ou seja, de que Satanás estava preso no sentido de que o seu poder ficou restrito após a morte de Cristo na cruz quando ele amarrou o valente. Eu respondi: "Além do fato de que na parábola contada por Jesus o ladrão foi quem amarrou o valente para lhe roubar os bens, o poder de Satanás desde o início dos tempos sempre esteve restrito sob o poder e autoridade do Criador e o inimigo não pode fazer nada de si mesmo sem a permissão de Deus, como aconteceu no caso de Jó várias vezes. O próprio Jesus disse: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!  Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos." (Lc. 22:31-32)
Ou seja, o poder de Satanás sempre esteve restrito e este não faz nada sem a permissão de Deus.
Mas, pelo que notei, a base principal dos amilenistas para negarem os mil anos da prisão de Satanás e o reinado de Cristo com os ressurretos são os textos do Salmo 90:4 que diz que para Deus "mil anos é como um dia que passou, como a vigília da noite", e 2ª Pedro 3:8 que diz que "um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia."
Mas acontece que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia, mas NÃO para nós. Deus está além do tempo, ou seja, Ele é atemporal, não nós. Assim como o cativeiro babilônico não durou um tempo indeterminado, mas foi determinado por Deus que durasse somente 70 anos (Jr. 25:11; Dan. 9:2 e Zac. 1:12 e 7:5), assim também será com a prisão de Satanás e o reinado de Cristo com os santos antes do Juízo Final:  mil anos!

O referido professor da EBD também havia postado para mim, em seu grupo particular, que o Milênio não poderia ser literal, pois não é dito em nenhum outro livro da Bíblia sobre a prisão de Satanás e o reinado de Cristo por mil anos, a não ser em Apocalipse 20. Eu contra-argumentei: "Mas acontece que o próprio nome 'Apocalipse' significa REVELAÇÃO, ou seja, aquilo que estava oculto, velado, foi revelado. Por isso que o nome do livro é "Apocalipse"  (Ἀποκάλυψις = Revelação), e não Palil-logía (Παλιλ-λογία =  Repetição).

Esses são os AMILENISTAS que, assim como Satanás, não creem no que está escrito no Livro da Revelação, capítulo 20, onde um grande anjo, não Jesus Cristo em sua morte, segurará o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, o acorrentará e o prenderá por mil anos lançando-o no abismo, fechando-o e porá selo sobre ele, para que não mais engane as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, ao se completarem os mil anos será necessário que ele seja solto pouco tempo. (Apocalipse 20, verso 2 e 3ss).



Somente três perguntas aos amilenistas:

1. Em Apocalipse 20:2 está escrito: "Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos;"
(Ap 20:2). Pergunta: Satanás está preso no abismo nesses "mil anos de tempo indefinido" que teriam começado com a morte de Cristo e vão terminar em sua segunda vinda?

2. O verso 3 diz que o objetivo da prisão de satanás no abismo por mil anos é para que não mais engane as nações. Pergunta: Hoje, nos "mil anos de tempo indefinido" Satanás não está mais enganando as nações e estas estão vivendo na verdade de Deus?

3. Versos 4 a 6 - "as almas dos decapitados… viveram e reinaram com Cristo durante mil anos." Pergunta: Onde estão esses ressuscitados imortais da primeira ressurreição que já estariam vivendo e reinando com Cristo nesses "mil anos de tempo indefinido" na terra, já que ninguém ressuscita no céu, mas, sim, na terra?


5º) A Doutrina da Predestinação


Um certo irmão de uma outra denominação, sabendo de alguns desses ensinamentos errados da minha, me disse: Por que tu não sai dessa igreja e procura uma outra que crê nessas mesmas coisas que tu crês? A minha é uma delas. E eu disse que em qualquer denominação que eu for, sempre terá um ou mais erros doutrinários, embora secundários, pois por ser formada por pessoas pecadoras, não há denominação perfeita, com uma doutrina 100% perfeita. O dito pastor que me deu carona disse que defendia esses ensinamentos por serem da doutrina reformada e ele crê que nossa igreja tem a doutrina 100% bíblica, e eu lhe disse qualquer líder e a maioria dos membros de qualquer denominação pensam e falam a mesma coisa.
Como disse o pastor jubilado da minha igreja, José João Mesquita, "crer dessa forma ou de outra não vai influenciar em nada na nossa salvação, pois são doutrinas secundárias. São interpretações humanas passíveis de erro e não são doutrinas fundamentais da fé evangélica.
Assim como eu citei esses erros de Interpretação da denominação a qual eu faço parte, conheço a doutrina de praticamente todas as igrejas evangélicas e conheço as doutrinas de cada uma delas.
Já falei várias vezes isso: se eu for sair da minha denominação por causa de alguns erros doutrinários secundários e for para um outro ministério, vai ter coisas que eu não vou concordar (como já aconteceu ao frequentar provisoriamente alguns destes) e novamente iria sair para o outro ministério e depois para outro e mais outro até o fim da vida. O meu atual professor da escola dominical disse também a mesma coisa.
Eu creio nos cinco pontos do Calvinismo que TODAS as igrejas pentecostais e neopentecostais em geral, wesleyanas, metodistas, e algumas batistas, etc., negam:

1º. Depravação total dos homens sem Cristo (Gên. 6:5; Sl. 51:5; Jer. 17:9; Jo. 8:43; Rom. 3:10-18; 1Cor. 1:18; 2:14; 2Cor. 3:14-16; Ef. 2:1-3; 4:17-18, etc.);

2º. Eleição incondicional (Mt 24:22, 31; Mc. 13:27; Lc. 18:7; Jo 10:3,16; Jo. 11:51-52 - predestinação: Atos 13:48; Rom. 8:29, 30; Ef. 1:5, 11);

3º. Expiação limitada (Mt. 1:21; 26:28; Mc. 10:45; Jo. 6:37; 10:11, 15, 16, 27-29; Jo. 11:51-52; 15:16; At. 20:28; Tt. 2:14; Rm. 3:24, 25; Hb. 9:15; Ap 5:9 - os que não creem não pertencem às ovelhas de Cristo - Jo.10:26 - e muitas ainda estão dispersas e Ele ainda as conduzirá - Jo. 10:16);

4º. Graça irresistível (Jo. 6:37; 10:16; Rom. 8:30; 1ª Cor. 1:26-29. Outros textos: Jo. 10:2-3; At 9:3-6; 26:14; 13.46-48; 16:13, 14), e

5º. Perseverança dos santos (Jo. 6:39; 10:27-29; Rom. 8:29-30, 33-35, 38-39; 1Co. 3:15; 5:1-5; Ef. 1:13-14; 1Cor. 1:7-8, Fp. 1:6, 1Tes. 5:23-24, 1Pd. 1:5; 5:10 e Jd. 24-25).



Palavras chaves

1. Eleitos, escolhidos (gr.: εκλεκτός = eklektós) - Mat. 22:14; 24:22, 24, 31; Mar. 13:20, 22, 27; Luc. 18:7; Rom. 8:33; 2ª Tim. 2:10; Col. 3:12; Tito 1:1; Ap. 17:14. /

2. Eleição (gr. ἐκλογὴ = eklogê) -  Atos 9:15; Rom. 9:11; 11:5, 7, 28; 1ªTes. 1:4; 2ª Ped. 1:10;

3. Predestinar (gr.: προορίζω = proorizō) verbo - Romanos 8:29 e 30; Efésios 1:5 e 11 / Atos 4: 28; 1Coríntios 2:7 ).

4. destinar, colocar, instituir, ordenar (para a salvação) - gr.: τάσσω (tassō) - Atos 13:48.

Assim sendo, a predestinação é uma ação exclusiva de Deus, pois nos predestinou para a salvação antes da fundação do mundo (Efésios 1:4) e também, para os eleitos, os escolhidos, preparou um reino também antes da fundação do mundo (Mt. 25:34).
Mas por sermos predestinados para a salvação, nós não somos robôs onde Deus comandaria cada ato de nossa vida, cada escolha, pois temos livre arbítrio para decidimos muitas coisas de nossa vida, de como havemos de nos vestir, calçar morar, para onde ir, etc., desde que haja condições para isso. Mas tem uma coisa: "o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR." (Provérbios 16:1) Também: " Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina." (Prov. 21:1).
Lembra de Faraó? Deus quebranta, quebra e endurece o coração de quem Ele quiser para que os Seus desígnios prevaleçam. (Leia atentamente Romanos cap. 9, com destaque os versos 10-26ss.
Mesmo assim, há milhares de irmãos que não crêem na doutrina da predestinação porque foram ensinados a isso. Mesmo assim oram para que Deus dê arrependimento a alguém (Rom. 2:4; 2Co. 7:9, 10; 2Tim.2:25, 26; 2Ped. 3:9), lhe dê fé (Ef. 2:8, 9), converte o seu coração, quebre a dureza de coração de fé etc.. Alguns até procuram se arrependerem e não conseguem por si mesmos - Heb. 12:17).

Quando Deus não quer salvar alguém, Ele endurece ainda mais o seu coração para que não creiam (Êx. 9:12; Is. 6:10; 63:17; Rm. 9:18; 11:7; 2Ts 2:11).
Judas foi um vaso de desonra destinado à perdição para que se cumprisse as Escrituras (João 17:12 / Salmos 41:9)
Na ceia o Senhor Jesus disse que um dos seus discípulos O haveria de trair. O discípulo amado, incentivado, por Pedro, perguntou: 'Senhor, quem é?" "Respondeu Jesus: É aquele a quem eu der o pedaço de pão molhado. Tomou, pois, um pedaço de pão e, tendo-o molhado, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E, após o bocado, imediatamente, entrou nele Satanás.
Então, disse Jesus: O que pretendes fazer, faze-o depressa." (João 13:26-27).
Ou seja, o Senhor Jesus não tentou levar Judas a arrepender-se do mal que pretendia realizar, ou seja, o de traí-lo, muito pelo contrário, até o incentivou dizendo: "O que pretendes fazer, faze-o depressa."

Alguns que não acreditam na predestinação argumentam: "Já que os salvos são escolhidos e predestinados antes da fundação do mundo, então para que pregar o Evangelho já que quem é salvo se chegará de qualquer forma a Jesus?
Insensatos! Não lestes o que está escrito?

"¹³ Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
¹⁴ Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
¹⁵ E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" (Romanos 10:13-15)

E tem mais:
"⁹ Todo aquele que e‌ nascido de Deus na‌o vive na pra‌tica de pecado; pois o que permanece nele e‌ a divina semente; ora, esse na‌o pode viver pecando, porque e‌ nascido de Deus." (1ª João 3:9)
Mas, se você não crê na doutrina da predestinação, mesmo assim não blasfeme dizendo que é uma doutrina diabólica como dizem e ensinam alguns por aí, inclusive ouvi isso pessoalmente de uma certa cantora e ex-apresentadora da TV, e de três líderes religiosos que tinham (não sei se dois deles ainda têm) programas na televisão brasileira, pois estes, assim como muitos outros, foram picados pela serpente e contraíram a sua síndrome e ainda dizem: Está escrito, mas não é bem, assim, não é literal, não devemos entender dessa forma como está escrito, etc.

Conclusão

Devemos orar para que Deus no dê sabedoria (Tg. 1:5) e nos livre das doutrinas erradas, mas principalmente as das seitas heréticas com seus "falsos mestres, os quais [introduzem] , dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição."
(2ª Pedro 2:1).

Muitos irmãos erram pelo fato de terem sido contaminados pela "síndrome da serpente", pois antes de adquirirem essa maldita síndrome, ao lerem as Sagradas Escrituras, ou seja, a Santa Bíblia, acreditavam no que nela estava escrito sobre a ida de Cristo às regiões inferiores da terra (Ef. 4:9), ou seja, ao Hades, por três dias e três noites (Mt. 12:40), onde pregou aos espíritos em prisão (1Pd. 3:18,19ss); acreditavam que nós somos constituídos de corpo, alma e espírito (1Tes. 5:23) e que a Palavra de Deus, como uma espada de dois gumes, separa alma de espírito (Hb. 4:12); acreditavam que Deus "nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo" (Ef. 1:5, 11 / At.13:48; Rm. 8:29, 30); acreditavam no que está escrito em Apocalipse capítulos 7 e 14 sobre os 144 mil selados serem os filhos de  Israel, e também acreditavam no que está escrito em Apocalipse capítulo 20  sobre os mil anos com a prisão de Satanás e o reinado de Cristo com os santos, etc., mas depois vem um irmão na fé, crente em Cristo Jesus, mesmo um líder da igreja, mas contaminado com a "síndrome da serpente", muitas vezes contamina esses sinceros cristãos e esses, ao ficarem contaminados, negam esses e outros fatos descritos na Palavra de Deus e passam a contaminar muitos outros irmãos.
Lembre-se que Pedro, mesmo sendo inspirado por Deus Pai a confessar Jesus com o Cristo (o Messias), o Filho do Deus vivo (Mt. 16:13 a 17), logo depois foi usado por Satanás que foi repreendido pelo Senhor Jesus (versos 21 a 23). E também, depois de convertido, Pedro foi repreendido face a face pelo apóstolo Paulo, pois em Antioquia comia com os irmãos gentios, mas depois, hipocritamente, se afastou desses irmãos por temer os da circuncisão que haviam chegado, tendo com isso, contaminado outros irmãos judeus, inclusive Barnabé. (Gálatas 2:11-14, ss).

Deus nos livre desse mal em nome do Senhor Jesus! 🙌 Amém. 🙏


Manaus-AM, 12-13/Set/2024.

Por: 𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ

cacerege@gmail.com

Manaus - Amazonas - Brasil

______________________________________________________


Outros estudos já postados:


01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico

02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”

03- Adultério do Coração

04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?

05- O Inferno

06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria

07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?

08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos

09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?

10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado

11- Deus e deuses

12- O Nome JESUS

13- O Verbo era um deus?

14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes

15- Cruz ou estaca de tortura?

16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre

17- Alma, corpo e espírito

18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?

19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?

20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA? (Lucas 23:43)

21- Adultério Virtual

22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos

23- A Virgem Que Concebeu

24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)

25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)

26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1

27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaica-assíria nas Escrituras

28- Qual o dia da morte de Jesus?

29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

30- As Três Testemunhas da Aspersão

31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

32- Matar e Assassinar em Hebraico

33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1

34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2

35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis) 

36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna

37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?

38- E todos os anjos de Deus o ADOREM

39- O Grande Deus e Salvador Jesus Cristo

40- Os Gigantes da Antiguidade
 
41- A Síndrome da Serpente 

Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediária.


Por: Luís Antônio Lima dos Remédios 


Luís - ܠܘܝܣ- לואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς✍️


Gostou? Comente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário