O sacerdócio mudou, a Lei caducou, a guarda do sábado foi abolida
Muitas
seitas legalistas da atualidade ensinam que o sábado do sétimo dia ainda está
em vigor na Nova Aliança (Novo Testamento). E esses legalistas têm arrebanhando
muitos seguidores não somente perdidos no mundo, mas, e, principalmente,
perdidos entre as igrejas históricas. São verdadeiros "pescadores de
aquário", pois dão preferência em enganar os que se dizem evangélicos
usando estudos ditos bíblicos gratuitos, mas permeados com suas heresias
destruidoras que enganam os incautos e neófitos.
Iremos
apresentar a seguir, a segunda parte de figuras (nºs 16 a 30) com textos (argumentos) que usamos em debates
desde os tempos do extinto Orkut até agora com uma nova roupagem em grupos do
Facebook.
s sabatistas e
judaizantes.
Assim sendo, antes mesmo de
passarem os céus e a terra, se cumpriram tudo o que estava escrito em Mateus
5:17 e 18, e, com isso, os "is" e "tis" da Lei caíram!
O que foi violar
os Mandamentos, segundo o Senhor Jesus
Não penseis que
vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
“Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til
jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”
“Aquele, pois, que
violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos
homens, será considerado mínimo no reino dos céus;
aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino
dos céus.” (Mateus 5:17-19)
Os sabatistas usam principalmente estas palavras do Senhor Jesus
para ensinar que a guarda do sábado ainda é válida, pois tudo o que está
escrito na Lei (Torá) devemos cumprir, inclusive e, principalmente, a guarda do
sábado. Mas eles estão de acordo que os sacrifícios e ofertas de manjares
descritas na Lei se cumpriu em Cristo e, por isso, não são válidos na Nova
Aliança. Não se deve mais obedecer a Torá quando determina matar por apedrejamento
quem carrega carga num dia de sábado, um filho rebelde, os adúlteros, etc.
E usam o verso 19 contra os violadores dos mandamentos. Mas
acontece que o Senhor Jesus usou o pronome demonstrativo ESSES ao se referir
não aos mandamentos descritos na Torá, mas aos que Eles tinha determinado logo
antes nesse mesmo capítulo 5.
Por isso, ao ressuscitar disse que “convinha que se cumprisse tudo
o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.” (Lucas
24:44) Como toda a Lei se cumpriu, os seus “is” e os seus “tis” caíram, e ela
caducou! (Romanos 7:6).
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Os sabatistas dividem os
sábados em duas partes:
(1) Sábado de descanso semanal que chamam de "sábado
moral" por estar no singular, que é o "sábado do Senhor", um
sinal entre Deus e seu povo, e
(2) "sábados cerimoniais" (no plural) que foram
abolidos e são sombras do que havia de vir.
Ora, qualquer ser inteligente, sem os óculos do legalismo
sabatista irá entender que quando está escrito na Bíblia "sábados"
(no plural, frise-se) se refere a todos os tipos de sábados, ou seja, os
semanais, mensais, anuais e outros feriados. Os sabatistas, ao afirmarem que o
sábado moral é um sinal entre Deus e seu povo e ao citarem textos como Êxodo 31:13
e Ezequiel 20:12, 13, 20, dão um "tiro em seu próprio pé", pois
nestes textos e outros, o Eterno usa o plural "sábados" e não o
singular. Veja:
"Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás:
Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas
gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica." (Êxodo
31:13)
"Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal
entre mim e eles para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica."
(Ezequiel 20:12) Cessariam: Oséias 2:11 / Isaías 1:13; Colossenses 2:16,17.
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Essa minha pequena argumentação abaixo foi baseada no que
escreveu o irmão Luis
Barreiros em um debate sobre uma de minhas figuras: uma verdadeira
revelação. Nunca havia pensado nisso antes, e nem soube que alguém escreveu ou
falou a respeito.
O evangelista João escreveu sobre dois dos principais motivos
dos líderes religiosos judaicos quererem armas ciladas com o objetivo de matar
o Senhor Jesus:
"Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam
matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu
próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (João 5:18)
Mas por que o Senhor Jesus violava o sábado? (João 5:16-18)
1º. Por ser Senhor de tudo, inclusive do sábado (Marcos
2:28);
2º. Por ser Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque
(Hebreus 6:20) e, conforme ele já havia dito antes, "aos sábados, os
sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa." (Mateus 12:5, 6).
Os termos gregos usados para "violam o sábado": τὸ σάββατον βεβηλοῦσιν
(tò sábbaton bebêlousin), onde βεβηλοῦσιν (bebêlousin) significa literalmente:
profanam (At. 24:6; LXX: Sl. 74:7; Am. 2:7; Sf. 3:4).
Da mesma forma, nós os verdadeiros cristãos não guardamos o
sábado que foi dado somente aos israelitas (Êx. 31:13), ainda mais por termos
sido constituídos reino e sacerdotes. (1ª Pedro 2:9; Apocalipse 5:9-10)
"Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há
também mudança de lei." (Hebreus 7:12)
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Os sabatistas ensinam que o ato de Jesus mandar o ex-paralítico
carregar seu leito num dia de sábado violaria apenas a tradição judaica e não a
Torá. (João 5:8-12ss)
A resposta a eles: Errais, não conhecendo as Escrituras...
(Mat. 22:29)
A proibição sobre carregar peso num dia de sábado é
inicialmente da Torá, onde o Eterno determinou que quem assim o fizesse deveria
ser imediatamente morto por apedrejamento, conforme Números 15:32-36. Ver
também: Jeremias 17:21, 22; Neemias 13:19.
Após o paralítico, ter encontrado o Senhor Jesus no Templo,
foi logo dizer aos judeus religiosos quem foi que o havia curado e mandado
carregar o seu leito (João 5:14, 15), registra o evangelista João:
“E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no
sábado.”
“Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho
também.”
“ Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo,
porque não somente violava (λύω - lyô = soltar; quebrantar; abolir; destruir) o
sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a
Deus.” (João 5:16-18)
Os judaizantes e sabatistas usam todo tipo de malabarismo
bíblico para tentarem provar que a antiga Lei (Torá) ainda está em vigor na
Nova Aliança!
Os sabatistas ensinam que essa expressão do apóstolo Paulo de
que estamos "debaixo da lei de Cristo" significa que é a mesma Lei
que foi promulgada no deserto! Para tentarem "provar" esse sofisma
diabólico (como todos), usam essa passagem de Atos dos Apóstolos: "Este é
o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte
Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las
dar." (Atos 7:38). "E, como esse Anjo era Cristo, logo ainda estamos
na lei de Cristo, ou seja, o Decálogo que inclui a guarda do sábado."
R= Estamos debaixo da lei de Cristo que está no Novo Testamento.
A palavra grega "Christos" significa "Ungido". A Lei (Torá)
foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador (Gal. 3:19) e não por
Cristo, pois o Senhor Jesus somente se tornou Cristo, após a sua crisma (unção)
com o Espírito Santo (Lc. 4:18). Paulo mesmo disse que queria "ganhar os
que vivem debaixo da lei, embora não esteja [ele] debaixo da lei." (1Co
9:20). Notou? PAULO NÃO ESTAVA DEBAIXO DA LEI (TORÁ), MAS DA LEI DE CRISTO,
nosso Novo e Eterno Sacerdote. "Pois, quando se muda o sacerdócio,
necessariamente há também mudança de lei (Torá)." Hebreus 7:12.
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"Ouvistes que foi dito aos antigos:
Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento."
"Eu, porém, vos digo que todo aquele
que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem
proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem
lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." (Mateus 5:21-22)
"Ouvistes que foi dito: Não
adulterarás."
"Eu, porém, vos digo: qualquer que
olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com
ela." (Mateus 5:27-28)
Sobre a proibição de trabalhar no sábado
pelo Decálogo, o Senhor disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho
também." (João 5:17) Ver contexto, versos 16 a 18.
Já havia sido previsto: Farei cessar todo o
seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas
solenidades. (Oséias 2:11)
aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos
na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem,
fazendo a paz, (Efésios 2:15).
* *
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Seu Pai
trabalha até agora, e ele trabalha também, e por isso, quiseram matá-lo (João
5:16-18);
E o apóstolo dos gentios, Paulo, escreveu
que tanto fazia observar um dia ou outro, desde que fosse para o Senhor
(Romanos 14:5, 6), e que os sábados (que foram dados como sinal aos filhos de
Israel somente – Êx. 31:13, para ser memorial da saída do Egito – Deut. 5:15),
eram sombra das coisas que haviam de vir. (Colossenses 2:16, 17)
"Porque, em certo lugar, assim disse,
no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras
que fizera.
E novamente, no mesmo
lugar: Não entrarão no meu descanso." (Hebreus 4:4-5)
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Mas quando o Senhor Jesus ressuscitou,
declarou aos seus discípulos:
"A seguir, Jesus lhes disse: São estas
as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse
tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos
Salmos." (Lucas 24:44)
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Os sabatistas do
sétimo dia dizem que há duas leis na Bíblia: uma é a "Lei do Senhor"
(também chamada "Lei de Deus") e que chamam de "lei moral"
e que vigora até hoje, e outra é a "Lei de Moisés" que chamam de "lei
cerimonial" que foi abolida. Quando os escritores do Novo Testamento falam
“negativamente” sobre a lei dizendo que deixou de vigorar (Lc. 16:16), foi
abolida (Ef. 2:15), caducou (Rm. 7:6), mudou (Hb.
7:12), serviu de aio (Gl. 3:24, 25), contendo ofertas e sacrifícios, etc., os
sabatistas dizem que tais textos se referem à Lei de Moisés (que é a lei
cerimonial) e não à Lei do Senhor (que é a lei moral).
Esses analfabetos funcionais não entendem que "Lei do Senhor", "Lei de Deus" e "Lei de Moisés", são sinônimos da mesma Lei, pois esta foi dada por Deus a Moisés. (Jos. 8:31; 24:26; 2Cro. 34:14; Esd.7:6; Nee. 9:2, etc.
Até o Novo Testamento cita uma oferta de sacrifício chamando-a de Lei do Senhor (e não Lei de Moisés, que é a mesma coisa):
"Conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; "e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos." (Lucas 2:23-24)
Esses analfabetos funcionais não entendem que "Lei do Senhor", "Lei de Deus" e "Lei de Moisés", são sinônimos da mesma Lei, pois esta foi dada por Deus a Moisés. (Jos. 8:31; 24:26; 2Cro. 34:14; Esd.7:6; Nee. 9:2, etc.
Até o Novo Testamento cita uma oferta de sacrifício chamando-a de Lei do Senhor (e não Lei de Moisés, que é a mesma coisa):
"Conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; "e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos." (Lucas 2:23-24)
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Os sabatistas e
alguns judaizantes insistem que a guarda do sábado não é somente para o povo de
Israel, mas também é obrigatória aos gentios da Nova Aliança (pois para os
judaizantes não é nova, mas "renovada").
Em nenhum lugar das Escrituras Sagradas está escrito que os gentios devem guardar o sábado, a não ser o estrangeiro que se se achegava ao Deus de Israel estaria não somente obrigado a guardar o sábado, mas também fazer os sacrifícios e holocaustos prescritos da antiga Aliança feita somente com o povo de Israel. (Isaías 56:6,7; Deut. 5:1-3,ss)
Mas, pelo fato deste povo ter anulado esta Aliança bilateral, Deus havia predito que faria uma Nova Aliança, mas que não seria a mesma que foi feita com o povo após a saída do Egito:
“Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança [ בְּרִית חֲדָשָׁה = Brith Hhadashá] com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.” (Jeremias 31:31-32)
“Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.” (Hebreus 8:13)
Em nenhum lugar das Escrituras Sagradas está escrito que os gentios devem guardar o sábado, a não ser o estrangeiro que se se achegava ao Deus de Israel estaria não somente obrigado a guardar o sábado, mas também fazer os sacrifícios e holocaustos prescritos da antiga Aliança feita somente com o povo de Israel. (Isaías 56:6,7; Deut. 5:1-3,ss)
Mas, pelo fato deste povo ter anulado esta Aliança bilateral, Deus havia predito que faria uma Nova Aliança, mas que não seria a mesma que foi feita com o povo após a saída do Egito:
“Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança [ בְּרִית חֲדָשָׁה = Brith Hhadashá] com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.” (Jeremias 31:31-32)
“Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.” (Hebreus 8:13)
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O apóstolo Paulo
afirmou: "Porque o fim [gr.: τελος = telos] da lei é Cristo, para justiça
de todo aquele que crê." Romanos 10:4. Mas os sabatistas e judaizantes
negam o que está escrito e querem dar outras opções do mesmo significado em
português para a palavra grega dizendo que a palavra “fim”, que em grego é
τελος (telos), significa “alvo”, “objetivo”, “finalidade”. É certo que a lei
tinha um alvo, um objetivo: Cristo. Ela nos serviu
de aio, como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 3:24, "mas, tendo vindo a
fé, já não permanecemos subordinados ao aio." (verso 25). É por isso que a
lei caducou: "Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo
a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na
caducidade da letra." (Romanos 7:6)
Mas não devemos pecar (Romanos 6:15), pois não estamos sem lei, mas agora temos a lei de Cristo (Gálatas 6:2), e nessa lei no Novo Testamento, que repete muitos mandamentos, não nos manda guardar o sábado, muito pelo contrário. (João 5:16-18; Col. 2:16, 17; Rom. 14:5, 6)
A palavra grega para "alvo", "finalidade", "objetivo" é skopos (Fil. 3:14).
Outras ocorrências da palavra grega τελος (telos = fim, término, termo): "virá o fim" (Mateus 24:14); "ver o fim" (26:58); "não é o fim" (Marcos 13:7); perseverar até o fim (13:13); “reinado se fim” (Lucas 1:33), etc., etc..
Mas não devemos pecar (Romanos 6:15), pois não estamos sem lei, mas agora temos a lei de Cristo (Gálatas 6:2), e nessa lei no Novo Testamento, que repete muitos mandamentos, não nos manda guardar o sábado, muito pelo contrário. (João 5:16-18; Col. 2:16, 17; Rom. 14:5, 6)
A palavra grega para "alvo", "finalidade", "objetivo" é skopos (Fil. 3:14).
Outras ocorrências da palavra grega τελος (telos = fim, término, termo): "virá o fim" (Mateus 24:14); "ver o fim" (26:58); "não é o fim" (Marcos 13:7); perseverar até o fim (13:13); “reinado se fim” (Lucas 1:33), etc., etc..
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Os sabatistas do
sétimo dia usam textos fora do seu contexto como pretexto para ensinarem que
tanto o Senhor Jesus, quanto o apóstolo Paulo guardavam o sábado pelo fato de
estar escrito que estes tinham como costume ir aos sábados nas sinagogas.
Por ir aos sábados numa sinagoga, Cristo não está ratificando a guarda do sábado, mas como todo bom judeu, era costume seu ir a uma sinagoga no sábado antes de começar o seu ministério. Mas, certa vez, depois de ter sido batizado, ungido com o Espírito Santo e ter sido tentado pelo inimigo, foi à sinagoga na cidade onde fora criado somente para se apresentar como o cumpridor da profecia de Isaías 61:1, 2. (Lc. 4:16-21). Ele sempre ia uma sinagoga ensinar, pois era-lhe mister fazer isto, pois disse: "Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt. 15:26), não para adorar num templo judaico (Jo. 4:21). Mas, mesmo assim, NÃO guardava o sábado, mas trabalhava nesse dia e disso falou. (João 5:6-18)
Paulo, segundo o seu costume, ia procurar os judeus aos sábados nas sinagogas, para arrazoar com eles acerca das Escrituras (Atos 17:2) e não para adorar junto com os mesmos, mas porque deveria, em primeiro lugar, lhes anunciar a Palavra de Deus. Mas pelo fato de que muitos de entre os judeus haverem rejeitado a palavra de Deus e terem sido achados indignos da vida eterna, ele e seus companheiros se voltaram para os gentios (Atos 13:43-46) que NUNCA guardaram o sábado. (Rom. 14:5,6; Col. 2:16, 17)
Mas aos domingos se reunia com os irmãos para a Santa Ceia e exortação (Atos 20:7) e lhes deu instruções sobre a coleta. (1ª Coríntios 16:2)
Por ir aos sábados numa sinagoga, Cristo não está ratificando a guarda do sábado, mas como todo bom judeu, era costume seu ir a uma sinagoga no sábado antes de começar o seu ministério. Mas, certa vez, depois de ter sido batizado, ungido com o Espírito Santo e ter sido tentado pelo inimigo, foi à sinagoga na cidade onde fora criado somente para se apresentar como o cumpridor da profecia de Isaías 61:1, 2. (Lc. 4:16-21). Ele sempre ia uma sinagoga ensinar, pois era-lhe mister fazer isto, pois disse: "Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt. 15:26), não para adorar num templo judaico (Jo. 4:21). Mas, mesmo assim, NÃO guardava o sábado, mas trabalhava nesse dia e disso falou. (João 5:6-18)
Paulo, segundo o seu costume, ia procurar os judeus aos sábados nas sinagogas, para arrazoar com eles acerca das Escrituras (Atos 17:2) e não para adorar junto com os mesmos, mas porque deveria, em primeiro lugar, lhes anunciar a Palavra de Deus. Mas pelo fato de que muitos de entre os judeus haverem rejeitado a palavra de Deus e terem sido achados indignos da vida eterna, ele e seus companheiros se voltaram para os gentios (Atos 13:43-46) que NUNCA guardaram o sábado. (Rom. 14:5,6; Col. 2:16, 17)
Mas aos domingos se reunia com os irmãos para a Santa Ceia e exortação (Atos 20:7) e lhes deu instruções sobre a coleta. (1ª Coríntios 16:2)
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Já vimos anteriormente que os sabatistas do sétimo dia ensinam que
há dois tipos de leis na Bíblia a Lei de Moisés que é a Lei Cerimonial (e
findou) e a Lei de Deus, que é a Lei Moral (que continua). Isso fazem para
ensinar que há sábado moral (que está descrito nos Dez Mandamentos) e sábados
cerimoniais (outros sábados descritos como feriados. (Lv. 23:27-32; 25:2-4,
etc.)
É certo que a parte moral é o homem descansar um dia em sete, a terra descansar um ano em sete. No Antigo Testamento foi especificado o sétimo dia como sábado (descanso) para os filhos de Israel somente (Êxodos 31:13), mas na Nova Aliança (Novo Testamento) o Senhor Jesus disse que trabalhava no sábado, assim como seu Pai (João 5:16-18), e o apóstolo Paulo disse que tanto fazia observar um dia ou outro, desde que fosse para o Senhor (Romanos 14:5,6), pois os sábados eram sombra do que havia de vir (Colossenses 2:16, 17), cumprindo o que estava escrito em Oséias 2:11: "Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades." Solenidades = cerimônias.
É certo que a parte moral é o homem descansar um dia em sete, a terra descansar um ano em sete. No Antigo Testamento foi especificado o sétimo dia como sábado (descanso) para os filhos de Israel somente (Êxodos 31:13), mas na Nova Aliança (Novo Testamento) o Senhor Jesus disse que trabalhava no sábado, assim como seu Pai (João 5:16-18), e o apóstolo Paulo disse que tanto fazia observar um dia ou outro, desde que fosse para o Senhor (Romanos 14:5,6), pois os sábados eram sombra do que havia de vir (Colossenses 2:16, 17), cumprindo o que estava escrito em Oséias 2:11: "Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades." Solenidades = cerimônias.
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𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ
cacerege@gmail.com
Manaus - Amazonas - Brasil
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Outros estudos já postados:
01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico
02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”
03- Adultério do Coração
04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?
05- O Inferno
06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria
07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?
08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos
09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?
10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado
11- Deus e deuses
12- O Nome JESUS
13- O Verbo era um deus?
14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes
15- Cruz ou estaca de tortura?
16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre
17- Alma, corpo e espírito
18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?
19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?
20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA? (Lucas 23:43)
21- Adultério Virtual
22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos
23- A Virgem Que Concebeu
24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)
25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)
26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1
27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaica-assíria nas Escrituras
28- Qual o dia da morte de Jesus?
29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
30- As Três Testemunhas da Aspersão
31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
32- Matar e Assassinar em Hebraico
33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1
34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2
35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis)
36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna
37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?
38- E todos os anjos de Deus o ADOREM
39- O Grande Deus e Salvador Jesus Cristo
40- Os Gigantes da Antiguidade
Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediária.
Por: Luís Antônio Lima dos Remédios
Luís - ܠܘܝܣ- לואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς✍️
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