Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 3


 
O sacerdócio mudou, a Lei caducou, a guarda do sábado foi abolida



Muitas seitas legalistas da atualidade ensinam que o sábado do sétimo dia ainda está em vigor na Nova Aliança (Novo Testamento). E esses legalistas têm arrebanhando muitos seguidores não somente perdidos no mundo, mas, e, principalmente, perdidos entre as igrejas históricas. São verdadeiros "pescadores de aquário", pois dão preferência em enganar os que se dizem evangélicos usando estudos ditos bíblicos gratuitos, mas permeados com suas heresias destruidoras que enganam os incautos e neófitos.

Iremos apresentar a seguir, a terceira parte de figuras (nºs 31 a 35) com textos (argumentos) que usamos em debates desde os tempos do extinto Orkut até agora com uma nova roupagem em grupos do Facebook. Também terá o acréscimo de outras pequenas séries de figuras com argumentos contra os judaizantes modernos.
Algumas figuras parecem meio repetitivas, mas foram argumentos postados em debates, ou refutando argumentos sabatistas e judaizantes.



Toda a vez que o Novo Testamento grego se refere ao primeiro dia da semana, a expressão usada é: μια [των] σαββατων (MIA [TÔN] SABBATÔN = "um dos sábados" ou “primeiro dos sábados”). O mais interessante é que Mateus (28:1) faz diferença entre o Sábado (sétimo dia) e o Primeiro dos Sábados (primeiro dia da semana):

Grego:
Οψε δε σαββατων τη επιφωσκουση εις μιαν σαββατων...
Opse de sabbatôn tê epifôskousê eis mian sabbatôn
Mas ao findar o sábado, ao amanhecer o primeiro sábado...

Peshitta Aramaica usa a expressão: ܚܲܕ݂ܒ݁ܫܲܒ݁ܵܐ (ḥaḏ b'shabbā)

ܒ݁ܪܲܡܫܵܐ ܕܹ݁ܝܢ ܒ݁ܫܲܒ݁ܬ݂ܵܐ ܕ݁ܢܵܓ݂ܲܗ ܚܲܕ݂ ܒ݁ܫܲܒ݁ܵܐ ܐܸܬ݂ܵܬ݂
בּרַמשָׁא דֵּין בּשַׁבּתָא דּנָגַה חַד בּשַׁבָּא אֵתָת
b'ramshā dēn b'shabṯā d'nāǥah ḥaḏ b'shabbā ᵓeṯāṯ...
Mas, em anoitecer o sábado (shab't,aᵓ), quando amanheceu o primeiro (hhad,) em sábado (shabb'aᵓ)...

Apresentamos o texto em dois tipos de escrita aramaica: estrang'elo e ashurith ("assíria", também conhecida como hebraica) para não sabe ler o aramaico, mas lê o hebraico, e também a pronúncia oriental figurada e a tradução literal.

É por isso que o primeiro dia da semana é o sábado (descanso) dos cristãos.

Obs.: Há duas palavras em aramaico-siríaco como correspondente ao hebraico בַּשַּׁבָּת (shabath): ܫܰܒ݁ܳܐ (shabō) e ܫܰܒ݁ܬ݂ܳܐ (shabəthō) e são usadas indistintamente, na Peshitta, e significam: parada, cessação; descanso, repouso. Assim sendo, não vêm da mesma raiz do numeral ܫܰܒ݂ܥܳܐ (shabhᶜō = sete).


 *           *           *




Embora os Evangelhos (Mt 28:1; Mc 16:2, 9; Lc 24:1; Jo 20:1, 19), Atos dos Apóstolos (20:7) e o apóstolo Paulo (1Co 16:2) tenham se referido ao “primeiro dia da semana” como “um dos sábados” ou “primeiro dos sábados”, que em grego é μια [των] σαββατων (mia [tôn] sabbatôn), quase no final do primeiro século, em Apocalipse (1:10) o presbítero João designou o primeiro dia da semana como "dia de Domingo" que em grego é: κυριακῇ ἡμέρᾳ (kyriakê hêmera), onde a palavra κυριακῇ (kyriakê) é uma derivação da palavra κυριος (Kyrios) que significa: Senhor. Seguindo esse mesmo padrão, a língua latina passou a designar o primeiro dia da semana como “Dominicus” que é derivado da palavra Dominus (Senhor). Assim fizeram também os “Pais” gregos e latinos.
O mais interessante é que os falantes do aramaico siríaco não seguiram esse mesmo padrão, pois até o dia de hoje chamam o Domingo de “Um sábado” ou “primeiro em Sábado”. Sendo assim, o tradutor ou os tradutores do NT para o aramaico verteram a expressão grega Kyriakê hêmera em Apocalipse 1:10 como ܝܲܘܡܵܐ ܕ݁ܚܲܕ݂ܒ݁ܫܲܒ݁ܵܐ (yawmā ḥaḏ b'shabbā / yawmō ḥaḏ b'shabbō), que significa literalmente: o dia primeiro em sábado, da mesma forma como foi vertida a expressão grega “primeiro dos sábados” em todas as suas ocorrências no NT, ao se referir ao Domingo.




 *           *           *



 
Os judaizantes e sabatistas do sétimo dia usam todo tipo de malabarismo bíblico para tentarem provar que a Antiga Aliança ainda está em vigor na Nova Aliança e, para isso fazem diferença entre “lei moral” e “lei cerimonial”, como se houvesse dois tipos de Leis (Tōrōth) dadas por Deus.

Eles não sabem (e nem querem saber) que a Aliança que Deus fez com Israel no deserto foram os Dez Mandamentos e o sábado como sinal:

“Então, vos anunciou ele a sua Aliança, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” (Deuteronômio 4:13)

“Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.” (Êxodo 31:13)

Mas, por causa da quebra constante desta aliança pelo povo de Israel, Deus prometeu uma Nova Aliança:

"Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR." (Jeremias 31:31-32)

 *           *           *



O SÁBADO DE DEUS E O SÁBADO DOS ISRAELITAS

"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar... porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou."
(Êxodo 20:8, 11 ARA)

"Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus... porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado." (Deu 5:12, 15 ARA)

Em Êxodo 20 está escrito que era para os israelitas LEMBRAREM do sábado do sétimo dia como um memorial da criação. Em Deuteronômio 5 Deus mandou os israelitas GUARDAREM o sábado do sétimo dia como um memorial da sua saída
do Egito. Notaram a diferença?

Os sábados (todos eles) eram de Deus e Ele os deu aos Israelitas:

"Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica. (Ez. 20:12). Ver também: verso13 e 20; Êxodo 31:13.
 
 *           *           *

O que os sabatistas não sabem (e quando lhes é mostrado, por cegueira se recusam a aceitar, é que as "Dez Palavras” (עֲשֶׂ֖רֶת הַדְּבָרִ֑ים = assereth hadevarim) conhecidas como "Dez Mandamentos", foi uma aliança que Deus fez somente com o povo de Israel, tendo o sábado como sinal dessa aliança (Êx. 31:31; Ezeq. 20:12,13ss):

"Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os Dez mandamentos (hebraico: Dez Palavras), e os escreveu em duas tábuas de pedra."  (Deut. 4:13) Também: 10:4 e cap. 5:1-21.

Mas, como causa da constante quebra desta aliança por parte do povo de Israel, Deus disse que faria uma Nova Aliança, mas não seria a mesma que havia sido gravado com letras em pedras, um ministério de morte (2 Coríntios 3:7):

"Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma Nova Aliança (בְּרִ֥ית חֲדָשָֽׁה (brith hadashá.). Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR." (Jeremias 31:31-32ss e Hebreus 8:8, 9ss).


 *           *           *




TEXTOS QUE OS SABATISTAS E OUTROS JUDAIZANTES IGNORAM

Os judaizantes querem fazer diferença entre "lei moral" e "lei cerimonial", de sorte que quando um texto fala negativamente da lei, seria lei cerimonial que cessou, mas a moral seria somente os 10 Mandamentos. Mas ignoram que quando a Bíblia fala sobre Lei, é TODA a Lei (Torá) e não somente partes dela.
👉(Veja no último dos versos bíblicos uma citação de um dos 10 Mandamentos como parte da mesma lei a qual se refere todo o texto.)

<<Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida?
Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.
De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.
Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.
Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte.
Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.
Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.>> (Romanos 7:1-7)



 *           *           *



  *           *           *



  *           *           *



O Sábado era  guardado até no paraíso? Onde está escrito que Deus abençoou e santificou o sábado para o casal Adão e Eva? E onde está escrito que Adão e Eva no paraíso trabalhavam seis dias e descansavam no sétimo? O texto de Bereshit (Gênesis) está falando do cessar de Deus na sua criação. Você sabia que Deus trabalhou no Sábado criacionista e neste mesmo dia descansou?

"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." (Gn 2:2)
Deus não acabou no sexto dia e descansou no sétimo, mas acabou no sétimo dia e neste mesmo dia cessou da sua obra!
Eu não sabia que Adão tinha calendário para poder controlar a contagem dos dias da semana, para poder saber quando deveria ter um dia de descanso. Realmente, era MUITO cansativo o seu trabalho no Paraíso, ainda mais porque morava e dormia no emprego. hahahahahaha...
Mesmo depois de ser expulso do Éden, a Bíblia NÃO diz que Adão teria um dia de descanso, muito pelo contrário:

Gênesis 3:17-19 = "E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por tua causa; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
"Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
'No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."

(Frases tiradas de minhas postagens numa comunidade de debates do extinto Orkut.)



  *           *           *

 

𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ

 

Por: Luís Antônio Lima dos Remédios - Luís Cacerege - ܠܘܝܣ

 

cacerege@gmail.com

Manaus - Amazonas - Brasil

 

______________________________________________________

 

Outros estudos já postados:

 

01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-novo-testamento-nao-foi-escrito-em.html

 

02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-espiritismo-segundo-alguns.html

 

03- Adultério do Coração

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/adulterio-do-coracao.html

 

04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/santa-ceia-vinho-ou-suco-de-uva.html

 

05- O Inferno

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-inferno.html

 

06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-que-biblia-diz-sobre-idolatria.html

 

07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/10/deuterocanonicos-ou-apocrifos.html

 

08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/10/divisao-das-horas-do-dia-nos-tempos.html

 

09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?

http://cacerege.blogspot.com/2011/11/o-verdadeiro-dia-do-senhor.html

 

10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/08/30-razoes-porque-nao-guardo-o-sabado.html

 

11- Deus e deuses

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/09/deus-e-deuses_9.html

 

12- O Nome JESUS

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/10/o-nome-jesus.html

 

13- O Verbo era um deus?

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/o-verbo-era-um-deus.html

 

14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/a-de-cristo-negada-entre-as-testemunhas.html

 

15- Cruz ou estaca de tortura?

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/cruz-ou-estaca-de-tortura.html

 

16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre

http://cacerege.blogspot.com.br/2014/04/yhwh-um-nome-que-sera-esquecido-para.html

 

17- Alma, corpo e espírito

http://cacerege.blogspot.com.br/2014/10/alma-corpo-e-espirito.html

 

18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?

http://cacerege.blogspot.com/2015/03/camelo-peshitta-confirma-o-nt-grego.html

 

19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?

http://cacerege.blogspot.com.br/2015/03/leproso-peshitta-confirma-o-nt-grego.html

 

20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA?  (Lucas 23:43)

http://cacerege.blogspot.com.br/2015/08/paraiso-hoje-ou-um-dia-lucas-2343.html

 

21- Adultério Virtual

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/02/adulterio-virtual_23.html

 

22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/03/kenuma-e-os-modalistas-nazarenos.html

 

23- A Virgem Que Concebeu

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/04/a-virgem-que-concebeu.html

 

24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)

http://cacerege.blogspot.com/2017/04/a-historia-do-universo-o-livro-de.html

 

25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/05/o-tetragrama-na-septuaginta-grega-lxx.html

 

26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1

http://cacerege.blogspot.com/2018/07/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-1.html

 

27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaico-assíria nas Escrituras

http://cacerege.blogspot.com/2018/10/a-transicao-da-escrita-paleo-hebraica_22.html

 

28- Qual o dia da morte de Jesus?

https://cacerege.blogspot.com/2019/04/qual-o-dia-da-morte-de-jesus.html

 

29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

https://cacerege.blogspot.com/2019/10/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-2.html

 

30- As Três Testemunhas da Aspersão

https://cacerege.blogspot.com/2020/02/as-tres-testemunhas-da-aspersao.html

 

31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

http://cacerege.blogspot.com/2020/02/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-3.html

 

32- Matar e Assassinar em Hebraico

https://cacerege.blogspot.com/2022/07/matar-e-assassinar-em-hebraico.html

 

33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1

https://cacerege.blogspot.com/2022/09/memradavar-nos-targuns-aramaico-1.html

 

34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2

https://cacerege.blogspot.com/2022/11/memradavar-nos-targuns-aramaicos-2.html

 

35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis) 

http://cacerege.blogspot.com/2023/01/divina-ideologia-de-genesis-casamento.html

 

36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna

http://cacerege.blogspot.com/2023/02/o-servo-sofredor-de-isaias-53-na-visao.html

 

37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?

http://cacerege.blogspot.com/2023/03/chamar-o-arco-celeste-de-arco-iris-e.html

 

 

Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediárias.

 

 

Por: Luís Antônio Lima dos Remédios

 

Luís - ܠܘܝܣלואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς

 

 

Gostou? Comente.

 

 

 

 

 

Um comentário:

Marcelo Borges disse...

muito bom incentivar a leitura do evangelho, muito bons seus argumentos amei obrigado por disponibilizar.