ALMA, CORPO E ESPÍRITO
As Escrituras Sagradas
falam de uma trindade humana: corpo+alma+espírito = vida (do homem, ser
humano).
Mas alguém poderia
dizer que o “espírito” é a mesmo que “alma”, somente um sinônimo. Mas tanto a
língua portuguesa quanto e as línguas modernas que conheço fazem distinção
entre as duas palavras. Até em hebraico e grego há essa distinção(*1), e as Escrituras
Sagradas assim registram:
Jó 12:10 – “Na sua mão está a alma
de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.”
Salmos 31:9 - “Compadece-te de mim,
SENHOR, porque me sinto atribulado; de tristeza os meus olhos se consomem, e a
minha alma e o meu corpo.”
Isaías 10:18 - “Também consumirá a
glória da sua floresta e do seu campo fértil, desde a alma até ao corpo;
e será como quando um doente se definha.”
Mateus 10:28 - “Não temais os que
matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que
pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”
1 Ts 5:23 - “O mesmo Deus da paz
vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo
sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus
Cristo.”
Filipenses 1:27 - “Vivei, acima de tudo,
por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando
ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito,
como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica”.
Hebreus 4:12 - “Porque a palavra de
Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e
penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e
medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Existe sofrimento
tanto físico quanto espiritual. Tanto a alma, quanto o espírito do homem têm
sentimentos que são exteriorizados pelo corpo:
a) Alma
A Bíblia fala sobre “alma
abatida dentro da pessoa (Salmos 42:5; 42:6; 42:11; 43:5); a alma
dos rebeldes se aborrece dos estatutos de Deus (Levítico 26:43); a
alma tem desejos (Deuteronômio 14:26; Eclesiastes 6:2; Isaías 26:8, 9), tem
impaciência (Juízes 16:16), fica amargurada (1 Samuel 1:10; Jó 7:11;
Isaías 38:15), se entristece (1 Samuel 2:33; Marcos 14:34), ama (1
Samuel 20:17; Lucas 10:27), deseja (2 Samuel 3:21), se angustia
(2 Samuel 4:9; 1 Reis 1:29; Jó 30:25; João 12:27; Romanos 2:9), se aborrece
(2 Samuel 5:8), se entedia (Jó 10:1), se cansa (Jeremias 31:25), sofre
(Jó 14:22), se aflige (Levítico 16:29, 31; Jó 19:2), se perturba
(Salmos 6:3), cobiça (Salmo 10:3), se contamina (Ezequiel 4:14), vai
ao Sheol/Hades (Salmo 16:10; Atos 2:27) ou é remida do seu poder (Salmo
49:15), pode ser perdida (Mateus 16:26), pode ser restaurada (Salmo
19:7), se refrigera (Salmos 23:3); gloria-se no Senhor (Salmo
34:2), é resgatada por Deus (Salmo 34:22), se regozija (Salmo
35:9), suspira por Deus (Salmo 42:1), é cara a sua redenção (Salmo
49:8), tem sede de Deus (Salmo 63:1), se alegra (Salmos 86:4;
Isaías 61:10), se satisfaz (Isaías 53:11), se farta (Isaías
58:11), teme (Atos 2:43), pode ser fortalecida (Atos 14:22), pode
ser purificada (1 Pedro 1:22), salva (1 Pedro 1:9), etc.
b) Espírito
Da mesma forma o nosso
espírito está dentro de nós (Isaías 19:3; 26:9; 57:16; Ezequiel
37:10; Daniel 7:15) e também tem sentimentos: se amargura (Gênesis
26:35; Provérbio 31:6), se perturba (41:8; Daniel 2:3), anseia
(Êxodo 6:9), se endurece (Deuteronômio 2:30), se desgosta (1 Reis
21:5), angustia (Jó 7:11; Salmo 142:3), pode ser infiel (Salmo
78:8), pode ser dominado (Provérbios 16:32), se abate (17:22;
Isaías 54:6; 57:15), pode errar (Isaías 29:24), pode ser soberbo e
arrogante (Daniel 5:20); exulta (Salmo16:9), canta louvores (30:12),
se quebranta (51:17), se desfalece (77:3), investiga (77:6),
etc.
Mas alguém poderia
dizer que o “espírito” é a mesmo que “alma”, somente um sinônimo. Mas como
vimos acima tanto a língua portuguesa (e as línguas que conheço) quanto os
originais da Bíblia em hebraico e grego fazem diferença entre as duas palavras.
Assim sendo, a Bíblia
nos mostra que o corpo exterioriza todos os sentimentos da alma e do espírito.
E quando o corpo sofre, a alma e o espírito sofrem; quando está em harmonia, o
espírito e a alma também o estão, pois os três formam uma só pessoa, como
pudemos ver nos exemplos acima.
Ainda
sobre a alma:
Conforme já visto acima, a palavra "alma" em hebraico
é נפש (NÉFESH),
e ocorre 754 vezes no texto Massorético, e no NT grego, o seu correspondente
ψυκη (PSYKHÊ), ocorre cerca de 102 vezes. Na maioria das vezes tem o
sentido de "vida" simplesmente, e vários significados:
1. Ser (ou: criatura) vivente, animal
(lat.: ANIMAL, ANIMALIS = que tem alma), como por exemplo: Gên. 1:20,
21, 24, 30; Ez. 47:9, etc. – o animal não tem espírito, somente alma. Daí, ser
“animal”;
2. Alma vivente, pessoa: Gên. 2:7; 12:5; Êx. 1:5; At.
2:41, 43; Rom. 13:1, etc.;
3. Vida da própria pessoa: Gên. 35:18; Êx. 4:19; 21:23;
30:12; Jos. 9:24; Jó 2:4; Mat. 6:25; 10:39; Jo. 10:15; 13:38; 15:13; At. 20:10,
etc.;
4. Mente (Psique): 1 Sam. 2:35; Sal. 24:4;
5. O "EU": Jer. 5:9; 6:8; 51:14 (por si mesmo,
por sua alma);
6. Coração: Jer. 15:1; 32:41.
7. Sentimento; propósito: Fil. 2:2.
Agora, alma como vida espiritual, é distinta do corpo
material (Sal. 42:5,6; Mat. 10:28; 1Tes. 5:23; Heb. 4:12) e é imortal:
1. A Alma está dentro da pessoa: "Por que estás abatida, ó
minha alma? por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o
louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." (Sal. 42:5; 43:5); também: Lam.
3:20
2. A alma pode ser pedida,
e será de alguém: "Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua
alma; e o que tens preparado? Para quem será? (Luc. 12:20);
3. A alma dentro do corpo
o vivifica, mas saindo ela, ele morre: Gên. 35:18; Atos 20:10; 2 Ped. 1:13-15,
etc.
4. Deus tem alma(*2): 1Sam. 2:35; Sal. 11:5; Prov. 6:16; Isa.
1:14; 42:1; Jer. 12:7 (lit.: amada da minha alma); 14:19; Eze. 23:18; Am. 6:8
(por sua alma); Mat. 12:18; Heb. 10:38.
5. É a alma que vai ao inferno (Seol, Hades): Sal. 16:10; 30:3;
49:15; 86:13; 89:48; Prov. 23:14; At. 2:27, 31.
6. O Fim da fé é a salvação da alma (1Ped. 1:9);
7. As almas dos homens permanecem conscientes após a morte
física:
a) dos santos: clamaram a Deus em grande voz,
e este lhes respondeu (Apoc. 6:9-11);
b) dos ímpios: mesmo em tormentos no inferno,
falam (Ez. 32:21; Luc. 16:23,24,27,28) e serão atormentados para sempre: Apoc.
14:10,11;
c) os homens podem matar o corpo, mas não
podem matar a alma, mas somente Deus pode fazer perecer lançando no geh-hinon
tanto o corpo como a alma. (Mat. 10:28; Luc. 12:4,5).
NESHAMAH e NEFESH
As Escrituras Bíblicas nos ensinam que há dois tipos de alma no
homem: A primeira é a “NESHAMA”, a alma divina, o fôlego da vida que Deus
soprou nas narinas de Adão:
“E formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou ( נפח = NAFAHH ) nas narinas o fôlego
de vida (
נִשְׁמַת
חַיִּים
= NISHMAT HHAYYIM ), e o homem passou a ser alma vivente ( נֶפֶשׁ חַיָּה = NÉFESH HHAYYAH ).” (Gênesis 2:7) (*3)
“Na verdade, há um espírito (RUAHH ) no homem, e o sopro (NESHAMA) do Todo-Poderoso o faz
sábio.”
(Jó 32:8)
“O Espírito de Deus ( רוח־אל = RUAHH-EL) me fez, e o sopro ( נְשָׁמָה = NeSHÂMÂH ) do Todo-Poderoso me
vivifica.”
(Jó 33:4)
“Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu
espírito (RUAHH
) e o seu
sopro (NESHAMA), toda a carne
juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.” (Jó 34:14)
“Todo ser que respira (lit.: “Toda a neshamá”) louve ao SENHOR.
Aleluia!”
(Salmos 150:6)
“A alma (neshamá) do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual
esquadrinha todo o mais íntimo do ventre.” (Provérbios 20:27)
“Pois não contenderei para sempre, nem me indignarei
continuamente; porque, do contrário, o espírito (ruahh) definharia diante de
mim, e o fôlego da vida (neshamá), que eu criei.” (Isaías 57:16)
Outros: Gênesis 7:22; Deuteronômio 20:16; Josué 10:40; Jó 26:4;
Jó 37:10; Isaías 2:22; 30:33; 42:5; Daniel 10:17, etc.
O segundo tipo, resultado da primeira é a alma carnal ou
"alma animal" ou ( נֶפֶשׁ הַבְּהֵמָה = Nefesh HaBehamit), contida no
sangue como diz a Torá: “Porque a alma (nefesh) da carne está no
sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma,
porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da alma.” (Levítico
17:11)
Esta alma animal influencia o homem natural a satisfazer suas
paixões carnais, o afastando do plano espiritual. Paulo se referiu a isso ao
chamar o primeiro homem, Adão, de “alma vivente” (gr.: ψυχην ζωσαν [psikhê
zôsan] / heb.: נֶפֶשׁ
חַיָּה
[néfesh hhayyâh] ) (1 Coríntios 15:45 / Gênesis 2:7), e, por isso, tinha um
corpo psíquico [ψυχικος], animal (vs. 45, 46), onde é traduzido em algumas
bíblias por “natural” (psíquico não tem nada a haver com poderes
mentais, como é divulgado por aí). É por isso que “o homem natural (psíquico,
animal) não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não
pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1 Coríntios 2:14).
Assim sendo, após a queda de Adão, a natureza “animal” (ánima = alma)*
do homem sempre tende para o mal, e quando este o controla totalmente passa a
ser animalesco (Mat. 15:19; Tt 1:12 ; Tg 3:15; 1 Pd. 2:12-22; Jd. 10-19) o que
a Torá chama a isso de Yetzer Hará (má inclinação, mau desígnio) -
Gênesis 6:5.
Contrastando com o Yetzer Hará temos o Yetzer Tov,
que é a "boa inclinação", onde a Neshamá expressa o fruto do espírito
(ruahh) que, ao nascer de novo (Jo 3:3; Gl. 5:22, 23), agora controla a
alma (mente, vontade e emoção) restaurada permanecendo aí a divina semente (1
Pd. 1:23; 1 Jo. 3:9).
Como a alma animal está no sangue (Levítico 17:11),
“carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus” (1Co. 15:50), pois quando o
homem é regenerado deixa de ser “almal” (animal, psíquico), passa a ser
espiritual (pneumático), como podemos ver em contexto antecedente ao verso 50
de 1 Coríntios 15:
“E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos
celestes, e outra, a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra, a glória da lua, e outra, a
glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em
corrupção, ressuscitará em incorrupção.
Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se
em fraqueza, ressuscitará com vigor.
Semeia-se corpo animal (psíquico), ressuscitará corpo espiritual (pneumático). Se há corpo animal (psíquico), há também corpo
espiritual (pneumático).
Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em
alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o
espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o
Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o
celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos
também a imagem do celestial.
E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar
o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.” (1ª Cor. 15:40-50)
Prova que Deus colocou uma alma imortal ao criar o homem:
Algumas seitas ensinam que a morte não foi prevista no plano
original de Deus, a queda pegou Deus desprevenido e Ele teve que refazer Seu
plano. (?) Ora, se o Cordeiro de Deus já havia sido imolado desde a fundação do
mundo! (Apocalipse 13:8). Já estava tudo na mente de Deus. No livro de Deus
“foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando
nem um deles havia ainda.” (Salmos 139:16)
O Senhor Jesus falou da possibilidade do homem se lançado no
Geena, “onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga” (Marcos 9:48), que é
o mesmo “fogo eterno preparado, preparado para o diabo e seus anjos.” (Mateus
25:41). Para que haveria um “fogo eterno”, se não seria o bastante queimar,
acabar e apagar? No Geena de Deus não só o corpo perece, mas também a alma:
“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei,
antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” (Mateus 10:28)
O
tormento é eterno:
“A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos,
e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da
besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.” (Apocalipse 14:11)
Depois da grande batalha, a besta e o falso profeta serão
lançados vivos no lago de fogo (Apocalipse 19:20) assim como o diabo, o sedutor
dos ímpios será lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se
encontrarão não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de
dia e de noite, pelos séculos dos séculos. (cap. 20:10)
Assim sendo, é bíblica a doutrina do tormento eterno
e é na Bíblia que eu creio e não no que os erudito pensam quando a contrariam
com suas filosofias humanisticas vãs.
A palavra grega Γεεννα (GEENNA) é uma transliteração grega do hebraico גֵּיהִנֹּם (GEH HINNON = Vale de
Hinom) que tem sua equivalência na Peshitta Aramaica: ܓ݂ܹܗܲܢܵܐ (גִהַנָא = G.IHANĀ’).,
que é uma ravina ao sul, fora das muralhas de Jerusalém, onde, em tempos
antigos, israelitas idólatras sacrificavam seus filhos no fogo, em honra Moloque, uma
entidade demoníaca cananéia. Esta prática foi abolida pelo bom rei Josias, que
profanou o altar de Moloque, poluindo-o, evitando assim futuros sacrifícios. (2
Reis 23:10) Mais tarde esta localidade foi transformada em depósito de lixo da
cidade, onde posteriormente passaram a ser depositados cadáveres de criminosos
e carcaça de animais, pois havia fogo constante sendo alimentado por meio de
enxofre, a fim de se evitar pestilências. Mas, a despeito do calor intenso,
havia vermes em abundância em tais corpos, somente morrendo após os consumirem
por completo.
O Senhor, ao
referir-se à condenação eterna, usou a palavra Geena por ser esta
conhecida de seus ouvintes, mas não se referia propriamente ao Vale de Hinon,
mas ao Inferno de fogo, com a diferença que “o seu verme não morre e o fogo não
apaga”(*4), (Mar. 9:43-47).
Atualmente, no Vale de
Hinon, há um lindo jardim, em nada lembrando a antiga lixeira incandescente.
Assim sendo, quando o Senhor Jesus referiu-se à Geena, não estava referindo-se
propriamente a esta localidade, pois Ele disse que não lhes morre o verme, nem
o fogo se apaga, (Mar.9:48) e o fogo do Vale de Hinon há séculos está extinto.
Logo, o Senhor referiu-se à condenação futura no Inferno de fogo, depois da
grande ressurreição. (Mat. 10:28; Luc. 12:5; Apoc. 14:10, 11; 20:13-15; 21:8)
__________________________________________________________
Notas:
(*) 1- Alma"
(do latim: ANIMA) em hebraico é נפש (NÉFESH) e em grego é ψυκη (PSYKÊ);
2- Espírito
(do latim: SPIRITUS) em hebraico é רוח (RUAHH) e em grego é πνευμα (PNEUMA)
(*2) Certamente trata-se de
um antropomorfismo, ou seja, Deus usando a linguagem humana para melhor
comunicar seus sentimentos aos humanos
(*3) Cada animal, ao ser
criado, foi chamado pela Torá de “alma vivente” ( נֶפֶשׁ חַיָּה = NEFESH HHAYYÂH ) - Gênesis 1:20,
21, 24, 30; da mesma forma, quando Deus soprou a neshamá nas narinas do
homem, este passou a ser também uma “alma vivente” (2:7).
(*4) A partir de 1975,
cientistas têm estudado, nas profundezas marítimas, através de mini-submarinos,
a presença de verme gigantes conhecidos como verme tubulares, que podem medir
alguns centímetros até 3
metros de comprimento vivendo ao redor de rachaduras e
vulcões (chaminés) abissais, suportando altíssimas temperaturas. Por não terem
sistema digestivo, no interior destes vermes há bactérias super resistentes que
transformam gás sulfuroso (enxofre) e materiais decompostos, em alimento para
os mesmos. Embora da crosta terrestre até o fogo a distância seja de 50 milhas, em alguns
lugares do Oceano Pacífico esta distância pode chegar a uma milha!
* * *
𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ
cacerege@gmail.com
Manaus - Amazonas - Brasil
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Outros estudos já postados:
01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico
02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”
03- Adultério do Coração
04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?
05- O Inferno
06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria
07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?
08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos
09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?
10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado
11- Deus e deuses
12- O Nome JESUS
13- O Verbo era um deus?
14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes
15- Cruz ou estaca de tortura?
16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre
17- Alma, corpo e espírito
18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?
19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?
20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA? (Lucas 23:43)
21- Adultério Virtual
22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos
23- A Virgem Que Concebeu
24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)
25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)
26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1
27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaica-assíria nas Escrituras
28- Qual o dia da morte de Jesus?
29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
30- As Três Testemunhas da Aspersão
31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
32- Matar e Assassinar em Hebraico
33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1
34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2
35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis)
36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna
37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?
38- E todos os anjos de Deus o ADOREM
39- O Grande Deus e Salvador Jesus Cristo
40- Os Gigantes da Antiguidade
Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediária.
Por: Luís Antônio Lima dos Remédios
Luís - ܠܘܝܣ- לואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς✍️
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