Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

OS GIGANTES DA ANTIGUIDADE

 OS GIGANTES DA ANTIGUIDADE



Há relatos sobre gigantes em diversas culturas e em quase todos os continentes, seja Asiático, Europeu, Africano, Oceania e inclusive nas Américas, sendo lembrados em tradições orais, em pinturas rupestres, esculturas, na literatura, em lendas e folclores até de povos que nunca mantiveram contato uns com os outros.
Os primeiros gigantes que apareceram na História da humanidade, segundo o relato bíblico, foram os NEFILINS (heb.: נְפִלִ֞ים = nəfilîm), seres híbridos que, conforme o relato bíblico em Gênesis 6:4 foram o resultado da união de alguns dos chamados "filhos de Deus" com as filhas (descendentes) de Adão. O Livro de Enoque chama esses filhos de Deus de "anjos vigilantes" e "Vigilantes", também referidos em Daniel 4:17, que, conforme várias traduções, o termo plural aramaico עִירִין֙  (ᶜîrîn) é assim traduzido: vigilantes (ARA, NBV, NAA, BJ v. 14), vigias (KJF, AA, ACF, TB), vigiadores (ARC) anjos-vigias (NTLH, ), sentinelas (A21, NVI), mensageiros (NVT),

   1) Texto Hebraico de Gênesis 6.4:

הַנְּפִלִ֞ים הָי֣וּ בָאָרֶץ֘ בַּיָּמִ֣ים הָהֵם֒ וְגַ֣ם אַֽחֲרֵי־כֵ֗ן אֲשֶׁ֙ר יָבֹ֜אוּ בְּנֵ֤י הָֽאֱלֹהִים֙ אֶל־בְּנ֣וֹת הָֽאָדָ֔ם וְיָלְד֖וּ לָהֶ֑ם הֵ֧מָּה הַגִּבֹּרִ֛ים אֲשֶׁ֥ר מֵעוֹלָ֖ם אַנְשֵׁ֥י הַשֵּֽׁם׃ פ

Traduções:

1. "⁴ Havia então na terra os gigantes e continuaram depois a existir. É que os seres celestes tinham casado com as filhas dos homens e tinham gerado filhos. Foram esses os famosos heróis dos tempos antigos."  (Gn 6:4 - Tradução Interconfessional. Copyright 1993, 2009 Sociedade Bíblica de Portugal).

2. "⁴ Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade." (Gn 6:4 - Versão baseada na tradução de J. F. de Almeida, Edição Revista e Atualizada no Brasil, revisão de 1993)

3. "⁴ Naqueles dias os nefilins estavam na terra, e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome da antiguidade." (Gn 6:4 - Almeida Século XXI)

4. "⁴ Ora, naquele tempo (e também depois), quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e estas lhes davam filhos, os Nefilim habitavam sobre a terra; estes homens famosos foram os heróis dos tempos antigos." (Gn 6:4 - Bíblia de Jerusalém, edição de 2002)

5. "⁴ Os nefilins estavam na terra, naqueles dias; e também depois, quando vieram os filhos de Deus (בְּנֵ֤י הָֽאֱלֹהִים = bənê hāᵓelohîm) e entraram às filhas de Adão (בְּנ֣וֹת הָֽאָדָ֔ם = bənōth hāᵓādām) e elas geraram para eles; estes eram os poderosos do mundo, homens de renome. P" (Gn 6:4 - Tradução livre, literal - 𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ)





   2) Texto Aramaico de Gênesis 6:4 no Targum de Jerusalém (Pseudo Jonathan):

"⁴  שַׁמְחַזָאֵי וְעוּזִיאֵל הִינוּן נְפִילִין מִן שְׁמַיָא וַהֲווֹ בְּאַרְעָא בְּיוֹמַיָא הָאִינוּן וְאוּף בָּתַר כֵּן דַעֲלוּן בְּנֵי רַבְרְבַיָא לְוַת בְּנַת אֱנָשָׁא וִילִידַן לְהוֹן וְהִינוּן מִתְקְרִין גַבְרִין דִמְעַלְמָא אִינְשֵׁי שְׁמָהָן"

"⁴  Shamhhazae e Uziel, que caíram do céu, estavam na terra naqueles dias; E, depois que os filhos dos Grandes entraram às filhas dos homens, elas deram à luz; e estes são os que são chamados poderosos do mundo, homens de renome."

   3) Texto em Aramaico-siríaco de Gênesis 6.4:

"⁴ ܘܓܲܢ̄ܒܵܪܹ̈ܐ ܗܘܵܘ ܒܐܲܪܥܵܐ: ܒܝܵܘ‌ܡܵܬܼܵܐ ܗܵܢܘܿܢ ܘܐܵܦ ܡ‌ܢ ܒܵܬܲܪܟܸܢ: ܡܸܛܠ ܕܥܲܠ ܒܢܲܝ‌ ܐܲܠܘܿܗܝܼܡ ܥܲܠ ܒ‌ܢܵܬܼ ܐ‌ܢܵܫܵܐ : ܘܝܼܠܸܕ݂ ܠܗܘܿܢ ܓܲܢ̄ܒܵܪܹ̈ܐ ܕܡ‌ܢ ܥܵܠܲܡ ܓܲܢ‌ܒܵܪܹ‌ܐ ܕܲܫܡܵܗܵܬܼܵܐ."

"⁴ E os gigantes (ܓܲܢ̄ܒܵܪܹ̈ܐ  = ga[n]bārêᵓ) estavam na terra naqueles dias e também depois quando os filhos Deus (ܒܢܲܝ‌ ܐܲܠܘܿܗܝܼܡ = bᵊnay ᵓAlohim) tiveram relações com as filhas dos homens (ܒ‌ܢܵܬܼ ܐ‌ܢܵܫܵܐ = bᵊnāth [ᵓ]nāshāᵓ), e elas lhes geraram gigantes (ܓܲܢ̄ܒܵܪܹ̈ܐ  = ga[n]bārêᵓ), que são os poderosos de renome desde a antiguidade)." - o som da letra entre colchetes não é pronunciado);

   4) Texto Grego da Septuaginta (LXX) de Gênesis 6.4:

"⁴ οι δε γιγαντες ησαν επι της γης εν ταις ημεραις εκειναις και μετ εκεινο ως αν εισεπορευοντο οι υιοι του θεου προς τας θυγατερας των ανθρωπων και εγεννωσαν εαυτοις εκεινοι ησαν οι γιγαντες οι απ αιωνος οι ανθρωποι οι ονομαστοι"

"⁴ E os gigantes estavam na terra, naqueles dias. E também depois, quando os filhos de Deus iam ao encontro das filhas dos homens, as quais lhes geravam filhos. Aqueles eram os gigantes da antiguidade, os homens de renome."

   5) Texto em Latim da Vulgata de Gênesis 6.4:

"⁴ Gigantes erant super terram in diebus illis et etiam postquam ingressi sunt filii Dei ad filias hominum, illaeque eis genuerunt: isti sunt potentes a saeculo viri famosi."

Note que embora a maioria das traduções digam que "os filhos de Deus entraram/possuíram (tiveram relações sexuais) com as filhas dos homens (creio seguirem o texto da Septuaginta, e depois outras traduções que assim verteram), o texto original em hebraico trás literalmente "filhas de Adão" (ou: "filhas do homem") fazendo diferença entre os 'filhos de Deus' e as 'mulheres humanas' (frise-se).

Isso me lembra de vários documentários na TV fechada e vídeos  da Internet que falam de inscrições sumérias, acádias e babilônicas sobre os Anunáquis (𒀭𒀀𒉣𒈾 = anunnaki), ou seja, descendentes de Anu, o deus sumério do céu, e sua consorte, a deusa da terra .
Muitos historiadores e comentaristas acusam os relatos bíblicos sobre o princípio da Criação, ou melhor, a criação dos céus e da terra, a criação, tentação e queda do homem, o dilúvio universal, entre outros relatos, como sendo plágios de lendas, inscrições, esculturas e entalhes sumérios e babilônicos. Mas acontece que relatos paralelos sobre esses acontecimentos é comum entre os povos mais antigos em todos os Continentes habitáveis. Chineses, coreanos, japoneses, povos nórdicos, gregos antigos, indianos, povos primitivos da Oceania, do Oriente Médio, antigos egípcios, indígenas americanos, etc., têm relatos paralelos desses acontecimentos dos primórdios da humanidade. Uma pergunta a esses incrédulos: Por acaso esses povos descritos acima (e muitos outros que não relatei) plagiaram os contos babilônicos e sumérios? A conclusão mais óbvia é que houve tais acontecimentos onde os primitivos humanos que presenciaram os tais ou lhes foi relatado, inclusive por testemunhas oculares, ao se espalharem por toda a terra após o dilúvio, levaram consigo essas histórias, mas que, com o passar dos anos, estas foram deturpadas (ver o livro: "O Fator Melquisedeque" de Don Richardson). Moisés, sabedor dessas histórias e por inspiração divina pôs por escrito resumidamente os verdadeiros fatos no livro bíblico de Gênesis.
E não só esses acontecimentos, mas até podemos dar somente dois exemplos: (1º) Bíblia - A rebelião que aconteceu no Reino dos céus e a consequente guerra entre o arcanjo Miguel e seus anjos contra Satanás e seus anjos que foram expulsos dos céus e lançados na terra (Apoc. 12:7-9ss), e alguns anjos foram presos no  Tártaro (2Pd. 2:4; Jd. 1:6) / Mitologia Grega - A guerra entre Zeus e os gigantes Titãs onde estes foram derrotados e lançados no Tártaro, a prisão dos semideuses e outros monstros; (2º) Bíblia - A história do "rico" e do Lázaro contada pelo Senhor Jesus onde ambos morreram, sendo que Lázaro foi levado pelos anjos para junto de Abraão e o rico ficou em tormento nas chamas do Hades. Uma mesmo região, mas separados por um grande abismo onde o rico se comunicou com Abraão no Paraíso encima, mas nenhum deles poderia passar de um lado para o outro (Lc. 16:19-31;  Ez. 31:15-18ss; 32:18-21 - descida do Jardim do Éden ao Xeol-Hades / Mitologia Grega: Os seres humanos ao morrerem iam para o Hades, a região dos mortos, sendo que os justos iam para a parte de cima chamada Campos Elíseos, o paraíso grego, mas os ímpios iam para as regiões Infernais (regiões inferiores da terra) e eram atormentados nas chamas. Havia um grande abismo entre essas regiões que eram dominadas por uma divindade também chamada Hades, e ainda havia um cão gigante de três cabeças chamada Cérbero que impedia que quem estivesse em tormentos na parte de baixo passasse para a parte de cima ou mesmo que os mortos dessas regiões voltassem a superfície da terra.
A conclusão a que chegamos é que os primitivos gregos (ou povos de onde se originaram) tiveram essas revelações do mundo espiritual, mas que, com o passar dos séculos, tais relatos foram deturpados. E novamente a revelação divina trouxe à luz os verdadeiros fatos sendo registrados nos textos bíblicos.


   5) Nefilins: o Retorno

Não se sabe como, mas os Nefilins (palavra hebraica que significa: "caídos") reapareceram após o dilúvio, também como uma raça de gigantes:

"³³ Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos."
(Números 13:33 - Almeida Recebida - 2011). A LXX traduz nelilins como γίγαντες (g'igantes) ; Vulgata: gigantes;

E assim podemos ver que no tempo de Moisés (também de Josué e Davi), só falando do Oriente Médio (Ásia), principalmente na região de Canaã, havia diversas tribos de gigantes, boa parte descendentes dos gigantes nefilins:

  1. Anaquins ou Enaquins (עֲנָקִ֑ים = ᶜanāqim, sig.: 'pescoçudos') filhos de Anaque (ou Enaque), descendente dos nefilins, habitavam as montanhas da Mesopotâmia - Num. 13:33*; Deut. 1:28*; 9:2; Josué 11:22; 14:12 e 15. (*) A LXX traduz anaquins nos dois primeiros textos como γίγαντες (g'igantes);

  2. Emins (אֵמִ֥ים = ᵓemim) que eram "considerados refains como os anaquins; mas os moabitas lhes chamam emins" - Deut. 2:10, 11; também: Gen. 14:5;

  3. Zanzumins (heb.: זַמְזֻמִּֽים = zamzumim), literalmente: 'zumbidores', pois era esse tipo de barulho que faziam. Eram da família dos refains. Deut. 2:20. Talvez sejam os mesmos zuzins (זוּזִים = zuzîm) referidos em Gênesis 14:5;

  4. Refains (רְפָאִֽים = rəfāîm) - Gen. 14:5*; 15:20;  Deut. 2:11, 20; 3:11, 13; Josué 12:4* (Ogue, o rei gigante de Basã * - Deut 3:11); Josué 15:8; 17:15. Somente em dois textos a LXX traduz refains como γίγαντες (g'igantes).

Últimos descendentes dos refains nomeados:

1*. " Ogue, rei de Basã, foi o último rei da raça de gigantes chamados refains. A sua cama, feita de ferro, média nove côvados (cerca de quatro metros) de comprimento por quatro côvados (um metro e oitenta) de largura, de acordo com a medida usada naquele tempo. A cama ainda está na cidade de Rabá, no país de Amom.") - Deut. 3:11.

2*. Golias, morto por Davi - "⁴ Então, saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, da altura de seis côvados e um palmo (passando de 3 metros de altura)." (1Sm 17:4)

3*. "¹⁶ Isbi-Benobe descendia dos gigantes (heb.: הָרָפָ֗ה = hā-Rāfāh); o peso do bronze de sua lança era de trezentos siclos (3 quilos), e estava cingido de uma armadura nova; este intentou matar a Davi." (2Sm 21:16)

4*. Safe - "¹⁸ Depois disto, houve ainda, em Gobe, outra peleja contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era descendente dos gigantes (heb.: הָרָפָ֗ה = hā-Rāfāh)." (2Sm 21:18)

5*. Gigante de 24 dedos - "²⁰ Houve ainda outra peleja; esta foi em Gate, onde estava um homem de grande estatura, que tinha em cada mão e em cada pé seis dedos, vinte e quatro ao todo; também este descendia dos gigantes (heb.: הָרָפָ֗ה = hā-Rāfāh)." "²² Estes quatro nasceram dos gigantes (heb.: הָרָפָ֗ה = hā-Rāfāh) em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus homens." (2Sm 21:20, 22; 1Cr. 20:6-8);

6* Golias - "¹⁹ Houve ainda, em Gobe, outra peleja contra os filisteus; e Elanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu a Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão."
(2Sm 21:19)

7*. Sipai - "⁴ Depois disto, houve guerra em Gezer contra os filisteus; então, Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, que era descendente dos gigantes (heb.: רְפָאִ֖ים = Rəfāîm); e os filisteus foram subjugados."
(1Cr 20:4)

Refains ocultados em traduções

No texto hebraico posterior podemos ver referência aos refains como mortos ou mesmos despertando no inferno (Sheol, Xeol), mas a maioria dos tradutores vertem a palavra hebraica רְפָאִֽים (rəfāîm), nesses textos, como sepultura, sepulcro, morte ou sombra nos seguintes textos, mas que traduzo literalmente (translitero) como 'refains':

"¹¹ הֲלַמֵּתִ֥ים תַּעֲשֶׂה־ פֶּ֑לֶא אִם־ רְ֝פָאִ֗ים יָק֤וּמוּ ׀ יוֹד֬וּךָ סֶּֽלָה׃"
(Pelos mortos realizas maravilhas? Os refains se levantam para te louvar?") - Salmos 88:11 - tradução literal;

"¹⁸ כִּ֤י שָׁ֣חָה אֶל־ מָ֣וֶת בֵּיתָ֑הּ וְאֶל־ רְ֝פָאִ֗ים מַעְגְּלֹתֶֽיהָ׃"
( a sua casa se inclina para a Morte, os seus trilhos para os refains) - Provérbios 2:18;

"¹⁶ אָדָ֗ם תּ֭וֹעֶה מִדֶּ֣רֶךְ הַשְׂכֵּ֑ל בִּקְהַ֖ל רְפָאִ֣ים יָנֽוּחַ׃"
( O homem que se desvia do caminho do entendimento, na congregação dos refains repousará.) - Provérbios 21:16. A LXX traduz congregação dos refains como συναγωγή γίγαντες (synagōg'ê g'igantōn = sinagoga/congregação dos gigantes).

"⁹ שְׁא֗וֹל מִתַּ֛חַת רָגְזָ֥ה לְךָ֖ לִקְרַ֣את בּוֹאֶ֑ךָ עוֹרֵ֨ר לְךָ֤ רְפָאִים֙ כָּל־ עַתּ֣וּדֵי אָ֔רֶץ הֵקִים֙ מִכִּסְאוֹתָ֔ם כֹּ֖ל מַלְכֵ֥י גוֹיִֽם׃"
(O Inferno [Xeol] nas profundezas, se agita por ti, para vir ao teu encontro; para receber-te despertou os refains, todos os bodes [príncipes, líderes] da terra; fez erguerem-se dos seus tronos todos os reis das nações.) - Isaías 14:9. A LXX traduz refains como γίγαντες (g'igantes);

"¹⁴ מֵתִים֙ בַּל־ יִחְי֔וּ רְפָאִ֖ים בַּל־ יָקֻ֑מוּ לָכֵ֤ן פָּקַ֙דְתָּ֙ וַתַּשְׁמִידֵ֔ם וַתְּאַבֵּ֥ד כָּל־ זֵ֖כֶר לָֽמוֹ׃"
( Os mortos não reviverão, os refains não ressuscitarão, porque tu os visitaste e os exterminaste, tu destruíste toda a sua memória.) - Isaías 26:14.

5. Amorreus (אֱמֹרִ֔י = ᵓemōrî) embora não sejam considerados gigantes, era um povo de uma grande estatura, conforme Deus mesmo testemunhou:

"⁹ Todavia, eu destruí diante deles o amorreu, cuja altura era como a dos cedros, e que era forte como os carvalhos; e destruí o seu fruto por cima e as suas raízes por baixo." (Amós 2:9)


6) Confirmado no Novo Testamento

Alguns que são contra a ideia de os anjos terem no passado coabitado com mulheres terrenas, usam principalmente o texto de Mateus 22:30 e argumentam que esse texto diz que os anjos não se casam, logo é impossível gerarem filhos. Mas o texto diz o seguinte quando o Senhor Jesus se referiu aos filhos da ressurreição:

"³⁰ Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu."
(ARA - Mt. 22:30)

É certo que o texto não diz literalmente que os anjos não se casam, mas sabemos por inferência nesse texto que no céu não há casamento entre os anjos, pois nesse aspecto os seres humanos serão como eles. Mas há um texto no Novo Testamento que confirma sim, que alguns anjos abandonaram sua morada celestial e se entregaram à prostituição. Confira:

✅"⁶ Os anjos que não mantiveram seus domínios, mas deixaram sua própria habitação, ele os tem confinado nas trevas em algemas eternas, para o juízo do grande dia."
(Judas 1:6 - A21)

Agora o verso 7 em várias traduções:

1) Almeida Atualizada (1987) - "⁷assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

2) Almeida Revista e Atualizada (1993) - "⁷ como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição."

3) Tradução Brasileira (1917, 2010) - "⁷ assim Sodoma, Gomorra e as cidades vizinhas, tendo-se prostituído, como aqueles de que acabo de falar, e seguindo após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno."

4) Nova Tradução na Linguagem de Hoje (1988) - "⁷ Lembrem dos moradores de Sodoma, de Gomorra e das cidades vizinhas, que agiram como aqueles anjos e cometeram imoralidades e pecados sexuais. Eles sofreram o castigo do fogo eterno, o que é um aviso claro para todos."

5) Almeida Século XXI (2009) - "⁷ À semelhança desses anjos, Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas, que praticaram imoralidade e relações sexuais contra a natureza, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

6) King James Atualizada (1999) - "⁷ De maneira semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas entregaram-se à imoralidade e a todo tipo de depravação sexual. Estando sob o castigo do fogo eterno, essas cidades nos servem de exemplo."

7) Bíblia de Jerusalém (2002) - "⁷ De modo semelhante, Sodoma, Gomorra e as cidades vizinhas, por se terem prostituído, procurando unir-se a seres de uma natureza diferente [ʰ], foram postas como exemplo, ficando sujeitas ao castigo de um fogo eterno."
(BJRD Epístola de São Judas 1:7)
Nota da Bíblia de Jerusalém:
<<1:7 [ʰ] Lit.: "uma carne diferente"; uma carne que não era humana, pois que o seu pecado consistia em quererem abusar de "anjos" (Gn 19,1-11). Como Jd 6-7, o apócrifo Testamento dos doze patriarcas menciona juntos o pecado dos anjos e o de Sodoma.>>

Mas alguns incrédulos, por não acreditarem na veracidade desse texto de Judas, ainda perguntam: "Se é assim, quer dizer que os anjos podem ainda se materializarem e terem relações sexuais com mulheres?
A resposta é NÃO, pelo seguinte motivo: houve duas quedas de anjos: a primeira foi de Satanás com a terça parte dos anjos, e estes estão livres ao redor do mundo tentando os homens, mas os anjos da segunda queda, os chamadas "anjos guardiões" ou "anjos vigilantes", pelo que eles fizeram, ao seja, por se prostituirem com mulheres, estes sim, estão presos em cadeias eternas no Tártaro, lugar exclusivo de prisão dos anjos (pois este lugar fica abaixo do Hades, prisão dos homens ímpios). Confira e compare 2ª Pedro 4:2 com Judas 1:6.
O Tártaro é o Abismo que os demônios temem serem jogados antes do tempo. (Lucas 8:31 / Apoc. 9:1, 2, 11;  11:7;  17:8; 20:1 e 3)

Conclusão

Na teologia judaica do Antigo Testamento somente os anjos eram chamados de "filhos de Deus" como podemos ver em Jó 1:6 e 2:1  onde Satanás se apresentou ao SENHOR entre os filhos de Deus (os anjos), e 38:7 onde os filhos de Deus, os anjos, rejubilavam. Por isso que em Gênesis 6:2 e 4 o termo "filhos de Deus" é uma referência aos anjos, e não como uma parte dos teólogos e intérpretes cristãos que ensinam que os "filhos de Deus" seriam crentes, descendentes de Sete, e as" filhas dos homens"* seriam as descrentes, descendentes de Caim. Ora, como poderia na época um crente se unir sexualmente com uma descrente e nascer gigantes dessa união?
_____________________________________
(
*) Em hebraico hebraico a palavra "homem" está no singular: filhas de homem ou filhas de Adão)

Lembrando que Deus destruiu o mundo antigo por causa da maldade do homem que havia se multiplicado (Gn. 6:5-7), e por isso veio o Dilúvio, mas logo depois os descendentes dos filhos de Noé fizeram com que maldade se multiplicasse ainda muito mais. Por isso creio, mesmo antes de ler o Livro de Enoque, citado em Judas 1:6, 7, 14 e 15 que os "filhos de Deus" em Gn. 6:2 e 4 eram anjos.

Até mesmo a teologia judaica no tempo do Novo Testamento não admitia que Deus tenha filhos (a exemplo dos gregos e romanos que acreditavam que os deuses poderiam gerar filhos, inclusive com humanos, tendo como resultado "semideuses"), pois se Deus tivesse um filho, eles entendiam que este também seria um deus, como entenderam que o Senhor Jesus assim se intitulava ao se dizer "Filho de Deus". Confira em João 10:33 e 36:

"³³ Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
A resposta do Senhor:
"³⁶ então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?"

E assim podemos comprovar que para os antigos israelitas era inadmissível um homem ser chamado de filho de Deus, pois também este seria um deus ou um ser celestial.
Moisés, que conhecia a história da origem dos nefilins e teve a revelação da união destes com as filhas (descendentes) de Adão, era um verdadeiro israelita.

Texto baseado em curtas postagens minhas no Facebook e WhatsApp em 22/Jan e 01/Jun/2017, e duas de 03/Jan/2020.
Manaus-AM, 01 e 03/Set/2024 

Por: 𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ

cacerege@gmail.com

Manaus - Amazonas - Brasil

______________________________________________________


Outros estudos já postados:


01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico

02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”

03- Adultério do Coração

04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?

05- O Inferno

06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria

07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?

08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos

09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?

10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado

11- Deus e deuses

12- O Nome JESUS

13- O Verbo era um deus?

14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes

15- Cruz ou estaca de tortura?

16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre

17- Alma, corpo e espírito

18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?

19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?

20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA? (Lucas 23:43)

21- Adultério Virtual

22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos

23- A Virgem Que Concebeu

24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)

25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)

26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1

27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaica-assíria nas Escrituras

28- Qual o dia da morte de Jesus?

29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

30- As Três Testemunhas da Aspersão

31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

32- Matar e Assassinar em Hebraico

33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1

34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2

35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis) 

36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna

37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?

38- E todos os anjos de Deus o ADOREM

39- O Grande Deus e Salvador Jesus Cristo

40- Os Gigantes da Antiguidade
 
41- A Síndrome da Serpente 

Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediária.


Por: Luís Antônio Lima dos Remédios 


Luís - ܠܘܝܣ- לואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς✍️


Gostou? Comente.





 

Nenhum comentário: