A nossa palavra "INFERNO" é uma
transliteração da latina "INFERNUS" (às vezes: "INFERUS")
que significa: [lugar] inferior, abismo. Esta é geralmente a tradução da
palavra hebraica שְׁאוֹל = SHeOL (também transliterada:
Seol), e da grega ᾅδης (Hádēs), pela Vulgata Latina (Num.
16:30; 2Sam. 22:6; Is.14:9,15; Ez.32:21; Os.13:14; Am.9:2; etc.). Compare
o Salmo 16:10 com Atos 2:27, onde a palavra hebraica SHEOL corresponde à grega HADES.
A palavra hebraica para Inferno, como vimos
acima, é שאול (SHEOL), com afinidades na siríaca ܫܝܘܠ (SHIUL - Deut.32:22:
2Sam.22:6; Jó 11:8; 26:6; Sal.16:10, etc.), e ocorre 65 vezes no V.T.
hebraico Massorético (ou 66, se considerarmos Is.7:11, que, pela sua forma,
pode também ser um verbo).
Em algumas versões a palavra hebraica SHEOL (Seol) foi traduzida por
"sepultura", em algumas poucas passagens do V.T., quando este lugar
está relacionado com os justos, pelo fato de os tradutores não compreenderem
esta palavra na cultura semita antiga, e o seu uso no Velho Testamento, o qual
tem o seguinte ensinamento sobre o Seol:
a) Num. 16:30-33: “Mas, se o SENHOR criar
alguma coisa inaudita, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é
seu, e vivos descerem ao abismo (heb: SHEOL), então,
conhecereis que estes homens desprezaram o SENHOR. “E aconteceu que, acabando
ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu, “abriu a
sua boca e os tragou com as suas casas, como também todos os homens que
pertenciam a Corá e todos os seus bens. “Eles e todos os que lhes pertenciam
desceram vivos ao abismo (heb: SHEOL); a terra
os cobriu, e pereceram do meio da congregação.”
b) Deut. 32:22 - “Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno (heb: SHEOL), consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes.” (grifo acrescentado)
b) Deut. 32:22 - “Porque um fogo se acendeu no meu furor e arderá até ao mais profundo do inferno (heb: SHEOL), consumirá a terra e suas messes e abrasará os fundamentos dos montes.” (grifo acrescentado)
c) Is. 7:11 - “Pede ao SENHOR, teu
Deus, um sinal, quer seja embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas
alturas.”
d) Is.14:9: “O além (heb: SHEOL), desde o profundo, se turba por ti, para
te sair ao encontro na tua chegada; ele, por tua causa, desperta as sombras e
todos os príncipes da terra e faz levantar dos seus tronos a todos os reis das
nações.”
e) Is. 14:15 – “Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos (heb: SHEOL), no mais profundo do abismo.”
f) Prov. 15:24 – “Para o sábio há o
caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo.”
g) Ez. 31:15-18 – “Assim diz o SENHOR Deus:
No dia em que ele (Faraó) passou para o além (heb: SHEOL), fiz eu
que houvesse luto; por sua causa, cobri a profundeza da terra, retive as suas
correntes, e as suas muitas águas se detiveram; cobri o Líbano de preto, por
causa dele, e todas as árvores do campo desfaleceram por causa dele. “Ao som da
sua queda, fiz tremer as nações, quando o fiz passar para o além (heb: SHEOL) com os que descem à cova;
todas as árvores do Éden, a fina flor e o melhor do Líbano, todas as que foram
regadas pelas águas se consolavam nas profundezas da terra. “Também estas, com ele,
passarão para o além (heb: SHEOL), a
juntar-se aos que foram traspassados à espada; sim, aos que foram seu braço e
que estavam assentados à sombra no meio das nações. ”A quem, pois, és
semelhante em glória e em grandeza entre as árvores do Éden? Todavia, descerás com as árvores do Éden às profundezas da terra; no meio dos
incircuncisos, jazerás com os que foram traspassados à espada; este é Faraó e
toda a sua pompa, diz o SENHOR Deus.”
h) Ez. 32:21 – “Os mais poderosos dos
valentes, juntamente com os que o socorrem, lhe gritarão do além (heb: SHEOL): Desceram
e lá jazem eles, os incircuncisos, traspassados à espada.”
i) O Novo Testamento
também o situa, ao falar da morte de Cristo:
i.1- “Porque assim como esteve
Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem
estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mat. 12:40);
i.2- “ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar
Cristo dentre os mortos.” (Rom 10:7);
i.3- “Ora, que quer dizer
subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da
terra?” (Ef. 4:9).
j) Onde os seres que lá
estão, um dia dobrarão os seus joelhos e confessarão o nome de Jesus. (Fil.
2:10) Ver também Ap. 5:3,13.
2. Contém portas (Jó 17:16; 38:17; Is. 38:10;
conf.: Mat. 16:18). Note que toda porta contém chave: Ap. 1:18;
3. Tanto o pio (justo) quanto o ímpio (injusto)
iam para lá após a morte.[*2], (Gên.37:35; Sal 49:15;
Is.38:10 / Núm.16:30-33, no original: Sheol; latim: inferus / infernus) sendo que o primeiro ia
para uma região superior de descanso ou Paraíso (heb.: GAN ‘EDEN = Jardim do Éden.[*3], como é chamado pelos
judeus - Luc. 23:43; Efe. 4:9) e o último, para as suas profundezas (infernus = inferior), preso em
cadeias eternas (Sal. 9:17; 31:17).
Note: somente a alma vai para o Seol/Hades: Sal. 16:10; 30:3;
49:15; Pr. 23:14; At.2:27, 31, etc.
Para muitos, é surpreendente saber que não só o
ímpio, mas também o justo ia para o Seol (Hades), no tempo do Antigo
Testamento.
É o seguinte: Após o pecado original, Deus
expulsou Adão e Eva do Paraíso, e pôs querubins ao seu oriente e uma espada
flamejante que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
(Gên.3:24) Assim sendo, ninguém mais tinha acesso à entrada do dito jardim, que
ficava em algum lugar da Mesopotâmia (palavra grega que significa: "entre
rios"), onde havia um rio que se dividia em quatro braços chamados de
Pisom, Giom, Tigre e Eufrates.[*4] (Gên 2:10-14)
Era a crença comum dos patriarcas que eles, ao
morrerem, iriam reunir-se com o seu povo (Gên. 25:8; 35:29, etc.) no Seol
(lat.: Inferus: Gên. 37:35; Jó 14:13; Sl. 49:15; Is.
38:10, etc.).[*5] Logo, não era somente uma crença, mas um ensino
do Antigo Testamento. Era crença geral do judaísmo que o justo, ao morrer ia
para a parte superior do Seol (Hades) sendo recepcionado por Abraão, o pai da
fé. O Senhor Jesus ratificou esta realidade do tempo do Antigo Pacto, (Luc.
16:22-24ss) sendo que na Nova Aliança os salvos são recebidos por Ele próprio
(Luc. 23:43; Atos 7:59; 2Co. 5:8) no Paraíso que agora se encontra no Céu,
(2Co. 12:2,4) ficando agora o Hades reservado somente para os perdidos,
conforme Mat. 11:23; Luc. 16:23; Jud. 13, etc.
Assim sendo, antes da ressurreição de Cristo,
nenhum justo, ao morrer, havia subido ao céu conforme João 3:13, mas permanecia
na parte superior do Hades, ou seja, o Paraíso, aguardando a sua redenção. É
por isso que não há divergência no fato de Jesus ter prometido ao ex-malfeitor
a ida naquele dia ao Paraíso e outros textos afirmarem a Sua ida ao Hades-Seol
(Sal. 16:10; 30:3; 49:15; 86:13; Prov. 23:14; Atos 2:27), no
"coração" (Mat. 12:40) ou regiões inferiores da terra" (Ef.
4:9).
Mas,
quando o Senhor Jesus ressuscitou e ascendeu aos céus, levou cativo o
cativeiro, (Efe. 4:8), isto é, levou para junto de si o Paraíso com os santos
do tempo do Antigo Testamento que estavam "prisioneiros" no Hades[*6],
e em sua Parusia (vinda) trará
de volta em sua companhia os que dormem, isto é os que morreram na fé. (1Tes.
4:14)
A palavra grega HADES (heb.: SHEOL) é também, algumas vezes,
em algumas versões, traduzida erroneamente por "MORTE", em algumas
poucas passagens bíblicas. Ora, a palavra grega exata para "MORTE" é:
Θανατος (THANATOS), e não HADES. Veja ambas ocorrerem
juntas em Apoc. 20:13, 14).
Os “tradutores” da versão Novo Mundo dos
testemuinhas-de-jeova, deixam de traduzir a palavra hebraica SHeOL, e as gregas HADES, GEENA e TÁRTARO, para que os adeptos da
seita sejam enganados e possam ter “base bíblica” para afirmarem que o INFERNO
não existe, mas que HADES e SHEOL (que eles concordam que
correspondem à latina INFERNUS - apêndice 4B da Tradução do Novo Mundo com Referências) falam da mesma coisa, ou seja, da "SEPULTURA". Eles
ensinam que o Hades/Sheol nada mais é que a "sepultura comum da
humanidade.
O Inferno não é a "sepultura" (como
enganam os testemunhas-de-jeová e os adventistas), pois as palavras hebraicas
para "TÚMULO", "SEPULCRO", "SEPULTURA, são: קֶבֶר [KEVER] (Gen 23:4, 6, 9, 20; 49:30; 50:13; 2Sm. 3:32; 19:37; Jó 3:22; 5:26; Sal. 5:9; Is. 22:16; 53:9; Ez 32:25, etc.), com sua forma derivada feminina קְבוּרָה (KeVURAH)
– Gn. 35:20; 47:30; Deut. 34:6; 1Sam. 10:2; 2Rs. 9:28; 21:26; 23:30; 2Cr. 26:23; Ec. 6:3; Is. 14:20; Jr. 22:19 e Ez 32:23, 24); שַׁחַת (SHAHHATH) - Jó 17:14; 33:18, 24, 30; Sl. 30:9; 35:7; 55:23; 94:13; Pv. 26:27; e גָּדִישׁ [GADISH ] (Jó 21:32 - túmulo, montão) e, para o idioma grego, há,
pelo menos, três delas no Novo Testamento:
1- Ταφος [TAFOS] - Mat. 23:27,29; 27:61,64,66; 28:1; Rom.
3:13, só
2- Μνεμα [MNEMA] - Mar. 5:3; Luc. 8:27; 23:53; 24:1, etc.;
3- Μνεμειον [MNEMEION] - Mat. 23:29; 27:52ss; Mar. 5:2ss;
6:29, etc.
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Assim como há três
palavras gregas que designam a "sepultura", há também três que
designam o INFERNO:
1º. Άδης [HADES] - abismo; lugar
subterrâneo reservado para as almas humanas. Esta palavra, como vimos
anteriormente, é correlata da palavra hebraica שְׁאוֹל (SHEOL) e da
síriaca-aramaica
ܫܝܘܿܠ (שׁיוּל - SHIUL), conforme se encontra na Peshitta, uma das primeiras
traduções do NT para o aramaico-siríaco e nos manuscritos Siríaco Curetoniano e
Siríaco Sináitico.
Na cultura grega clássica, Hades ("Plutão" dos
romanos) era o nome do deus do inferno, cuja entrada era guardada pelo cão de
quatro cabeças chamado Cérbero. As almas dos mortais indignos eram ali
confinadas para sempre, presas em cadeias eternas. No grego posterior, esta
região abissal (latim: INFERNUS) passou
a ser chamada pelo próprio nome de HADES, nome este
usado geralmente pelos tradutores judeus da Septuaginta (LXX), como
correspondente do hebraico SHeOL, (Deut. 32:22; Jó 14:13; 17:16; Sal.
6:5; 9:17; Prov. 1:12; 9:18; 15:24; Isa. 14:9, etc.) e adotado pelos escritores
do Novo Testamento em 10 passagens:
01ª) Mat. 11:23 - “...Descerás até ao inferno...”;
02ª) Luc. 10:15 - “...Descerás até ao inferno”;
03ª) Mat. 16:18 - “as portas do inferno
não prevalecerão...”;
04ª) Luc. 16:23 - “No inferno,
estando em tormentos...”;
05ª) e 6ª) At. 2:27 e 31 - “porque não deixarás minha alma na morte (Hades)...”,
07ª) Apoc. 1:18 - “e tenho as chaves da morte e do inferno...”;
08ª) Apoc. 6:8 - “...e o inferno o estava seguindo”;
09ª) Apoc. 20:13 - “A morte e o além
(Hades) entregaram os mortos...”
10ª) Apoc. 20:14 - “Então a morte e o inferno foram lançados para dentre do lago de fogo...”
E
assim, temos a oportunidade de observar que em nenhuma destas passagens acima o
Hades tem o significado de “sepultura
comum da humanidade”. A palavra Hades, no grego, é um nome próprio, e só
aparece no singular. Se o Hades fosse a sepultura, haveria milhões de hades!
A
Palavra de Deus afirma que quando Cristo morreu, foi ao coração da terra, ou seja, foi ao Hades e pregou aos espíritos em
prisão, (Mat.12:40; At. 2:27,31;
Efe. 4:9; 1Ped. 3:18,19;
4:6) indicando que este é um local único, onde há consciência.
No Livro do Apocalipse, cap. 5, verso 2,
está registrado o desafio de um anjo forte em busca de alguém "digno"
de abrir o Livro e desatar-lhe os selos; no verso 3 está registrado que nenhuma
criatura no céu, na terra e em baixo da terra tinha condições de abrir o Livro
nem de olhar para ele. Aqui está em foco a tríplice divisão da criação,
defendida pelos antigos: os seres celestes em geral, os seres terrestres e,
finalmente, os infernais (os que habitam em baixo da terra - compare com Êxodo 20:4). Note a consciência e a incapacidade de
tais seres, seja no céu, na terra e embaixo da terra (no inferno), de abrir o
Livro e mesmo de olhar para ele (o único capaz foi o Leão da tribo de Judá, ou seja, o Senhor
Jesus Cristo). Mas no
verso 13, está escrito que estes mesmos seres renderão ações de graças ao Deus
Pai e ao Deus Filho:
"Então
ouvi que toda criatura que há no céu, e sobre a terra, debaixo da terra e sobre
o mar, e tudo que neles há, estava dizendo:
"Àquele
que está sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória
e o domínio pelos séculos dos séculos.”
Amém.
E assim vemos que
chegará um dia que os próprios seres que habitam as profundezas da terra (nem de longe pensar que
seja animais subterrâneos, pois estes são irracionais), ou seja, o Inferno,
louvarão a Deus (até então impossibilitados: Salmos 88:10[8] e 115:17) .
Em
vista de tudo isso, a conclusão é óbvia: Se na cultura pagã greco-romana
antiga, o Hades era uma região infernal, onde as almas permaneciam conscientes,
e o N.T. assim o confirma é porque isto é um fato. E este pensamento é
ratificado pelo próprio Senhor Jesus Cristo no N.T. (Luc. 16:23, 25, 28; Conf.:
1Ped. 3:18,19)
2º. Γεεννα [GEENNA] - prisão de tormento eterno, o lago de
fogo.
A palavra grega GEENA aparece 12 vezes no N.T. grego, sendo que 11
vezes nos Evangelhos e uma vez em uma epístola: Mat. 5:22,29,30; 10:28; 18:9; 23:15,
33, Mar. 9:43,45,47; Luc. 12:5 e Tg. 3:6. A palavra GEENA é
uma transliteração grega do hebraico גֵּיהִנֹּם (GEH HINNON = Vale de Hinom) que tem
sua equivalência na Peshitta Aramaica: ܓ݂ܹܗܲܢܵܐ
(גִהַנָא = G,IHHANĀ’). O Vale de Hinom
é uma ravina ao sul, fora das muralhas de Jerusalém, onde, em tempos antigos, israelitas
idólatras sacrificavam seus filhos no fogo, em honra Moloque , uma entidade
demoníaca cananéia. Esta prática foi abolida pelo bom rei Josias, que profanou o
altar de Moloque, poluindo-o, evitando assim futuros sacrifícios. (2 Reis 23:10)
Mais tarde esta localidade foi transformada em depósito de lixo da cidade, onde
posteriormente passaram a ser depositados cadáveres de criminosos e carcaça de animais,
pois havia fogo constante sendo alimentado por meio de enxofre, a fim de se evitar
pestilências. Mas, a despeito do calor intenso, havia vermes em abundância em tais
corpos, somente morrendo após os consumirem por completo.
O Senhor, ao referir-se à
condenação eterna, usou a palavra Geena por
ser esta conhecida de seus ouvintes, mas não se referia propriamente
ao Vale de Hinom, mas ao Inferno de fogo, com a diferença que “o seu verme não morre e o fogo não apaga”[*8], (Mar. 9:43-47).
Em nenhum dos 12 textos mencionados acima, onde ocorre esta palavra
no grego, há qualquer ideia à lixeira de Jerusalém.[*9] Confira alguns:
1. “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes
aquele que pode fazer perecer no inferno
tanto a alma como o corpo.” (Mat.10:28)
A palavra grega usada
para “perecer” é: απολλυμι (APOLLYMI ),
mas esta não se refere a uma destruição total da alma, como enganam as seitas aniquilacionistas, como os testemunhas-de-jeova e os adventistas, mas sim, a um perigo iminente de morte
física, e morte espiritual (separação de Deus), seguida de sofrimento eterno.
Em Mat. 10:39, parte b, o Senhor Jesus disse
que “quem, todavia, perde a sua vida por minha causa, achá-la-á.” Neste texto, a palavra grega para “perder”
é APOLLIMI e para “vida” é PSIQUÊ -“alma” na NM - e
é lógico que o Senhor não estava ensinando que alguém devesse aniquilar a sua alma para salvá-la, mas
estava falando da vida física. Eis outros textos onde este verbo é usado:
Mat.8:25; 26:52 (perecer); 9:17
(romper, estragar); Luc.15:24 (estar perdido, mas não morto); Jo.11:50
(morrer, mas não ser aniquilado para sempre), etc. O Senhor Jesus mesmo faz
diferença, no texto em pauta de Mateus 10:28,
entre o verbo “perecer” (gr.: APOLLYMI )
e o verbo “matar”, “assassinar” (αποκτεινω = APOKTEINŌ - Mat.14:5; Luc.11:47; Jo.8:22; 16:2, etc.), pois o corpo
pode ser morto, aniquilado, mas a alma pode perecer, sofrer no Inferno.
Confira: Luc. 12:5; Apoc. 14:10,11; 20:13-15;
21:8.
2. “Ai de vós, escribas e fariseus,
hipócritas! porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez
feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós.” (Mat. 23:15);
3. “Serpentes, raças de
víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” (Mat. 23:33);
4. “Eu, porém vos
mostrarei a quem deveis temer: Temei aquele que depois de matar, tem poder para
lançar no inferno. Sim,
digo-vos, a esse deveis temer.” (Luc.12:5)
Ora, se só Deus tem o poder de lançar alguém no Geena, então
Jesus não estava referindo-se ao Vale de Hinom judaico, lixeira de Jerusalém da
época, mas ao Inferno. E isto está de acordo com o ensinamento comum da época,
onde podemos ler em alguns apocalipses judaicos, que a Geena tornou-se símbolo
de punição eterna. (I Esdras 27:2; II Esdras 7:36)
Assim sendo, o Vale de
Hinom foi usado pelo Senhor como símbolo do tormento eterno no Geena, com a
diferença que "o seu verme não morre
e o fogo não apaga", (Mar. 9:43-47 / Is. 66:24) sendo o mesmo lago de fogo
apresentado em Apoc. 20:10,14,15
e 21:8, onde a besta e o falso profeta serão nele atirados vivos, (19:20) e
onde o próprio Hades junto com a Morte, serão também nele atirados. Este é o fogo eterno preparado para o diabo e seus
anjos, e para onde também vão os homens ímpios (Mat. 25:41; Isa. 14:9,15;
33:14). Ali haverá trevas, choro e ranger de dentes (Mat. 8:12; 13:41,42,49,50; Luc. 13:27,28, etc.).
- x
-
3º. Ταρταρος [TARTAROS] (prisão
dos anjos caídos; o lugar mais profundo do Inferno): 2Ped. 2:4;
Jud.6.
Esta palavra significa,
em sua raiz, "lugar gélido", e dá muitas vezes a idéia de
"abismo". No N.T. ela é encontrada somente uma vez em sua forma
verbal, ou seja, TARTAROÔ,
que significa: "lançar no Tártaro". Na versões dos LXX, em Jó
41:31,32, lemos sobre o Leviatã (traduzido geralmente como
"crocodilo") o qual se diz que ele "faz ferver o
caldeirão de bronze, e considera o mar como caldeira de ungüento e o tártaro do
abismo como cativo: considera o abismo como seu território." (cap.
41:23,24 na LXX). O "DICIONÁRIO DA BÍBLIA" (por John D. Davis - JUERP
- pág. 287, 10ª edição) nos dá a informação: "O tartarus dos
romanos, o Tartaros dos gregos, era o lugar por eles imaginado, para onde iam
as almas, situado abaixo do Hades, quando o Hades estava abaixo do céu".
E é assim mesmo que ele é apresentado na Ilíada de Homero,
ficando abaixo do Hades (que por sua vez era ocupado pelas almas humanas) sendo
o lugar de trevas profundas e prisão exclusiva dos deuses inferiores que haviam
se rebelado contra Zeus (o Júpiter dos romanos), a saber: Cronos e os Titãs
(palavra usada na LXX para designar alguns gigantes no V.T.). Há um
paralelo incrível com o pensamento neotestamentário, onde o Tártaro é
identificado como o lugar de prisão, com trevas profundas, reservado somente para
os anjos rebeldes (2Ped.2:4; Jud.6), como o Hades o é para os homens pecadores
(Luc.16:23...).
Existe um lugar chamado
"Seio de Abraão"?
"E aconteceu que
o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu
também o rico, e foi sepultado.
E no inferno,
ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu
seio."
(Lucas 16:22-23)
Muitos ao lerem esse
texto pensam que existe um lugar no Além chamado "Seio de Abraão", ou
que esse é um dos nomes do Paraíso. Muitos "teólogos" ensinam isso.
Eu sempre explico que
essa expressão "seio de Abraão" é um hebraismo que significa:
"estar ao lado de Abraão", da mesma forma que o hebraismo "estar
ante a face de Deus" significa "estar na presença de Deus".
Assim sendo, a expressão:
"...o mendigo
morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão",
Significa:
"...o mendigo
morreu, e foi levado pelos anjos para o lado de Abraão", "para
junto de Abraão".
Sobre a expressão "seio de Abraão", veja o comentário da Wikipédia hebraica no tópico חיק אברהם (hheiq Avraham):
<<Seio
de Abraão é uma antiga expressão cristã e judaica. Ela foi mencionada uma vez no Novo
Testamento e uma vez no Talmud. No Novo Testamento, aparece na parábola do rico
e do Lázaro, que significa um lugar perto de Abraão após a morte, distinto do
Gehinom [Geena, Inferno]. A partir desta fonte, a expressão ficou enraizada no
cristianismo.
No Talmud da Babilônia, é dito do Bar Ada Ahavah: "Hoje se assenta ao seio
de Abraão". Esta afirmação foi interpretada, inter alia, na Enciclopédia
judaica como se referindo à morte de Ada, mas Rashi escreveu que, se a
referência é a Amora Rav Ada Bar Ahavah, essa interpretação não se encaixa na
ordem das gerações e interpretou como a intenção de entrar na aliança de Abraão
.
Os motivos aparecem em outras
fontes. No livro de Macabeus 4:13, o último dos filhos de Eleazar e Hannah, que
está prestes a ser martirizado e executado por sua recusa em trair sua fé, é
citado como dizendo: "Se aceitarmos essa ideia, Abraão e Isaque nos
receberão e todos os pais nos louvarão".>> ( https://he.wikipedia.org/wiki/חיק_אברהם )
No Talmud da Babilônia, é dito do Bar Ada Ahavah: "Hoje se assenta ao seio de Abraão". Esta afirmação foi interpretada, inter alia, na Enciclopédia judaica como se referindo à morte de Ada, mas Rashi escreveu que, se a referência é a Amora Rav Ada Bar Ahavah, essa interpretação não se encaixa na ordem das gerações e interpretou como a intenção de entrar na aliança de Abraão .
Os motivos aparecem em outras fontes. No livro de Macabeus 4:13, o último dos filhos de Eleazar e Hannah, que está prestes a ser martirizado e executado por sua recusa em trair sua fé, é citado como dizendo: "Se aceitarmos essa ideia, Abraão e Isaque nos receberão e todos os pais nos louvarão".>> ( https://he.wikipedia.org/wiki/חיק_אברהם )
Ensina a Bíblia que o
diabo está reinando no Inferno?
Em nenhum verso das Escrituras há uma afirmação assim explícita, mas alguns a subentendem na frase de Jesus que, ao falar a Pedro, disse-lhe que as portas do Inferno [Hades] não prevaleceriam contra a Sua Igreja (Mat. 18:16) e o Salmo 18, verso 5 afirma que cadeias infernais podem oprimir alguns homens, o que pode ser um sentido figurado, mas que dá a entender que seres infernais têm alguma influência sobre a terra. Mas a Bíblia
ensina que o fogo eterno (o Geena) foi preparado para o diabo e seus
anjos, (Mat. 25:41), sendo a sua morada permanente pelos séculos dos
séculos (Apoc. 20:10), enquanto que o Tártaro é a prisão temporária de alguns
demônios até o dia do juízo. (2Ped. 2:4). O Hades (a prisão das almas sem
Cristo) é também o atual domínio ou quartel general de forças satânicas que
lutam contra a Igreja, mas que jamais prevalece contra ela. (Mat. 16:18).
Eis a Bíblia ensina sobre
a atual condição de Satanás:
1)
Que o diabo está na terra, e anda em derredor, como leão
que ruge procurando alguém para devorar (1Ped. 5:8; Jó 1:6-7);
2)
Que satanás foi expulso do céu juntamente com seus anjos, caindo como um
relâmpago, (Luc. 10:18; Isa. 14: 12) sendo atirado à terra cheio de ira,
sabendo que pouco tempo lhe resta (Apoc. 12:9, 12);
3)
Que, por causa disto, o mundo inteiro jaz no maligno, (1Jo. 5:19) pois este lhe
foi entregue, (Luc. 4:6) sendo ele o seu governante por um pouco de tempo (Jo.
12:31; 14:30; 16:11);
4) Que o diabo está atuando no ar, pois ele é o príncipe da
potestade do ar ou “regiões celestiais” (Efe. 2:2; 6:12);
5)
Que seus demônios andam a oprimir a vida daqueles que lhe dão uma “casa” para
morar (Mat. 12:43-45);
6)
Que brevemente o diabo será preso e sofrerá tormento eterno no inferno de fogo
inextinguível, (Apoc. 20:1-3, 10) pois para este fim foi ele preparado. (Mat.
25:41);
7)
Mas que, a despeito de tudo isso, o Senhor Jesus tem a suprema autoridade tanto
no céu, como na terra, (Mat. 28:18) e logo, logo, vai assumir o governo do
reino deste mundo, (Apoc. 11:15) pois é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
(17:14; 19:16).
E assim vemos que o
Inferno de fogo, o tormento eterno (Apoc. 14:10:11; 20:10) não é uma invenção
do romanismo adotado pela cristandade em geral, como enganam algumas seitas
heréticas, mas uma realidade bíblica, fartamente documentada.
Εστε é um breve resumo do
assunto que desenvolvi em meu livro: “Seja a Palavra de Deus Verdadeira e
Mentirosa a Tradução do Novo Mundo dos testemunhas-de-jeová”, a
publicar.
INFERNO NO JUDAISMO
O conceito de tormento
na Geena espiritual faz parte, sim do judaísmo (embora o judaismo atual
rejeitre a idéia) como podemos ler na Wikipédia em hebraico o artigo “Geena”:
(
http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%92%D7%99%D7%94%D7%A0%D7%95%D7%9D#.D7.94.D7.92.D7.99.D7.94.D7.A0.D7.95.D7.9D_.D7.91.D7.99.D7.94.D7.93.D7.95.D7.AA
):
הגיהנום ביהדות (A Geenna [inferno] no Judaísmo), na segunda parte (pois
a primeira parte dá a localização geográfica e histórica do Vale de Hinom:
<< A literatura talmúdica e o Midrashic
mencionam o Geh-Hinon como um lugar onde os ímpios são condenados após a vida
neste mundo.
Por exemplo:
"E eventualmente herdar o
Geh-Hinon" (Pirkei Avot LXXX:1-5).
Coisas ruins que agravam a pena de
um homem no Geh-Hinon: RaB. B.ah bar Shiloh disse a Rav Chesda: "Todos OS
imundos irão se sujar no Geh-Hinon" (Shabat xxxvii:1), enquanto as boas
ações aliviam lá as suas pena", disse o Rabi Chame com Rabi Hanina; Todo
leitor que ler o Shema e medita no que está escrito esfria o inferno para
ele" (Tratado Berachot, ix.6, lxx.2).
O Tratado Eruvin diz: "E disse
Rabi Yeremiah Bar Eleazar: “O Geh-Hinon tem três aberturas, uma deserto e uma
no mar e outra em Jerusalém" ('Er 19a. 70.1)
>>
Em outras literaturas
judaicas:
Os rabinos estão
livres do Geena:
Hagigah 27a declara
que nenhum rabi pode ir mesmo para o Geh Hinon.
Penalidade por
Desobedecer os Rabis:
Erubin 21b. Todo
aquele que desobedece os rabis merecem a morte e serão punidos sendo fervidos
em excrementos quentes no Geh Hinon.
O Talmud ataca Jesus e
os Cristãos:
Gittin 57a. diz que
Jesus está no Geh Hinon, sendo fervido em "excrementos quentes".
Rosh Hashanah 17a:
Cristãos (minnim) e outros que rejeitam o Talmud irão para o Geh Hinon e serão
punidos lá por todas as gerações.
Mas o artigo mais
completo que encontrei está na Enciclopédia Judaica:
Geena (Hebr.: גיהנום,
Grego: Γέεννα):
Natureza e Situação.
O local onde as crianças foram sacrificados para o deus
Moloch era originalmente no "vale do filho de Hinom", ao sul de
Jerusalém (Js 15:8, passim;. II Reis 23:10; Jr 2:23; 7:31-32;. 19:6, 13-14).
Por esta razão, o vale foi considerado maldito, e "Gehenna",
portanto, tornou-se logo um equivalente figurativo para "inferno".
Tanto o Inferno, como o Paraíso, foram criados por Deus (Soṭah 22a), de acordo
com Gen. R. 9:9, as palavras "muito bom" em Gen. 1:31 referem-se ao
inferno, daí o último deve ter sido criado no sexto dia. No entanto, as
opiniões sobre este ponto variam. Segundo algumas fontes, foi criado no segundo
dia, mas de acordo com outras, antes mesmo do mundo, apenas o fogo estava sendo
criado no segundo dia (Gen. R. 4, final;.Pes 54a). A "fornalha
ardente" que Abraão viu (Gn 15:17, hebr.) foi a Geena (Mek. 20:18b, 71b,..
Visões de Enoque, xcviii.3 (98:3), ciii. 8 (103:8); Mat. 13:42, 50; Er. 19a,
onde a "fornalha ardente" também é identificada com o portão da
Geena). As opiniões também variam quanto à situação, a extensão e a natureza do
inferno. A afirmação de que a Geena situa-se no vale de Hinom, perto de
Jerusalém, no "vale amaldiçoado" (Enoque, xxvii. 1 e segs.),
significa simplesmente que ele tem um portão lá. Foi em Sião, e tinha um portão
em Jerusalém (Is. 31:9). Ele tinha três portas, uma no deserto, uma no mar, e
uma em Jerusalém ('Er 19a.). O portão fica entre duas palmeiras no vale de
Hinom, a partir do qual a fumaça cresce continuamente (ib.). A boca é estreita,
impedindo a fumaça, mas abaixo a Geena estende-se indefinidamente (Men. 99b).
De acordo com uma opinião, ele está acima do firmamento, e de acordo com o
outro, por detrás das montanhas escuras (Ta'an. 32b).
Um árabe apontou para um estudioso o local no deserto onde a
terra engoliu os filhos de Coré (Nm 16:31-32), que desceu ao Gehenna (Sanh.
110b). Situa-se no fundo da terra, e é imensamente grande. "A terra é um
sexto do jardim, o jardim um sexto do Éden [o paraíso], Éden um sexto da Geena;.,
Portanto, o mundo inteiro é como uma tampa para a Geena Alguns dizem que a
Geena não pode ser medido" ( Pes. 94a). Ele está dividido em sete
compartimentos (Soṭah 10b); uma visão semelhante foi realizada pelos babilônios
(Jeremias, "Hölle und Paradies bei den Babyloniern", pp 16 e segs,
Leipsic, 1901;. Guthe ", Kurzes Bibel-wörterb. "p. 272, Tübingen e
Leipsic, 1903).
Devido à extensão da Geena, o sol, ao começar a noite, passa
por ela, e recebe dela seu próprio fogo (brilho da noite; B. B. 84a). Um rio de
fogo ("dinur") cai sobre a cabeça do pecador na Geena (Hag. 13b).
Este é "o fogo do Ocidente, que a cada por-do-sol recebe. Cheguei a um rio
de fogo, cujo fogo flui como água, e que deságua em um mar grande no
Ocidente" (Enoque, 17:4-6). O Inferno aqui é descrito exatamente como no
Talmud. Os persas acreditavam que o metal fundido brilhante corria sob os pés
dos pecadores (Schwally, "Das Leben nach dem Tode", p. 145, Giessen,
1892). As águas das nascentes quentes de Tiberíades são aquecidos enquanto flui
passando pela Geena (Shab. 39a). O fogo da Geena nunca acaba (Tosef., Ber 6,
7,. Marcos 9:43 e segs; Mat. 18:8, 25:41; Compare com Schwally, l.c. p.
176), há sempre uma abundância de madeira lá (Men. 100). Este fogo é 60 vezes
mais quente que qualquer fogo terrestre (Ber. 57b). Há um cheiro de enxofre na
Geena (Enoque, 67:6). Isto concorda com a idéia grega do inferno (Lucian, Αληθεῖς
Ιστορίαι, 1:29, em Dietrich, "Abraxas", p. 36). O cheiro sulfuroso
das fontes medicinais tiberianas foram atribuídas à sua ligação com a Geena. Em
Isa. 66:16, 24 diz-se que Deus julga por meio de fogo. A Geena é escura, e
apesar das imensas massas de fogo, é como a noite (Yeb. 109b,.. Compare com Jó
10:22). A mesma idéia também ocorre em Enoch, 10:4, 82:2; Mat. 8:12, 22:13,
25:30 (comp. Schwally, lc p. 176).
Supõe-se que há um anjo-príncipe que toma conta da Geena.
Ele diz a Deus: "Coloque tudo no meu mar, me alimente com a semente de
Seth, eu estou com fome." Mas Deus recusou o seu pedido, dizendo-lhe para
levar os povos pagãos (Shab. 104). Deus disse ao anjo-príncipe: "Eu puno
de cima os caluniadores, e também vou puni-los embaixo com brasas"
("Ar 15b.). As almas dos filhos de Corá foram queimadas, e o anjo-príncipe
rangeu os dentes para eles por conta da bajulação de Corá (Sanh. 52a). A Geena
grita: "Dá-me os hereges e os pecadores do poder [romano]" ('Ab Zarah
17a.).
Julgamento.
Supõe-se em geral que os pecadores vão imediatamente para o
inferno após a sua morte. O famoso professor Johanan b. Zakkai chorou antes de
sua morte, porque ele não sabia se iria para o paraíso ou para o inferno (Ber.
28b). Os piedosos vão para o paraíso, e os pecadores para o inferno (B. M.
83b). Para cada indivíduo é repartida duas partes, uma no inferno e outra no
paraíso. Na morte, no entanto, a porção do homem justo no inferno é trocada, de
modo que ele tem duas no céu, enquanto o inverso é verdade no caso dos
pecadores (15 Hag.). Por isso, teria sido melhor para os últimos não ter vivido
muito (Yeb. 63b). Eles são lançados no inferno a uma profundidade compatível
com sua pecaminosidade. Eles dizem: "Senhor do mundo, fizeste bem: o
Paraíso para os piedosos e a Geena para os ímpios" ('Er 19a.).
Há três categorias de homens, os totalmente piedosos e o
arqui-pecadores que não são purificados, mas somente aqueles entre essas duas
classes (Ab. R. N. 41). Uma opinião semelhante é expressa no Talmude
Babilônico, que acrescenta que aqueles que pecaram contra si mesmo, mas não
levaram outros ao pecado permanecerão por 12 meses na Geena; "depois de 12
meses de seus corpos são destruídos, suas almas serão queimadas, e o vento
espalha suas cinzas debaixo dos pés dos piedosos, Mas com respeito aos hereges,
etc., e Jeroboão, filho de Nebate, deve perecer no inferno, mas eles não
perecerão" (R. H. 17; compare com Shab 33b). Todos os que descem à Geena
voltarão novamente, com exceção de três classes de homens: os que cometeram
adultério, ou envergonharam seus vizinhos, ou os difamaram (B. M. 58b). A
felicidade dos piedosos no paraíso excita a ira dos pecadores que os contemplam
quando vierem do inferno (Lev. R. 32.). O Livro de Enoque (27:3, 48:9, 62:12)
parafraseia este pensamento dizendo que o piedoso se alegra com as penas do
inferno sofridas pelos pecadores. Abraão leva o condenado ao seu seio ('Er 19a;
compare com Lucas 16:19-31). O fogo da Geena não toca os pecadores judeus
porque eles confessam seus pecados perante as portas da Geena e voltam para
Deus ('Er. 19a). Como mencionado acima, os hereges e os opressores romanos vão
para a Geena, e o mesmo destino aguardava os persas, os opressores dos judeus
na Babilônia (Ber. 8b ). Quando Nabucodonosor desceu ao inferno, todos os seus
habitantes tiveram medo de que ele estivesse vindo para governá-los (Shab.
149a; compare com Isa 14:9-10). O Livro de Enoque também diz que principalmente
os pagãos é que estão para serem lançados na piscina de fogo no Dia do
Julgamento (10:6, 91:9, et al.). "O Senhor, o Todo-Poderoso, vai
puni-los no Dia do Julgamento, colocando fogo e vermes em sua carne, para que
eles gritem de dor por toda a eternidade" (Judith 16:17).
Vale do Ge-Hinom
(De uma fotografia de Bonfils .)
Os pecadores na Geena serão cheios de dor quando Deus coloca de volta as almas nos corpos dos mortos no Dia do Juízo Final, de acordo com Isa. 33:11 (Sanh. 108b). Enoque também concorda (43:9) que os pecadores vão desaparecer como a palha diante dos rostos dos eleitos. Não haverá Geena no mundo futuro, no entanto, por Deus tirar o sol fora de seu caso, e este vai curar os piedosos com seus raios e punirá os pecadores (Ned. 8b).
Pecado e Mérito.
Diz-se frequentemente que certos pecados conduzirão o homem
para Geena. O nome "Geena" em si é explicada no sentido de que a
falta de castidade vai levar para a Geena ('Er. 19), assim também será para o
adultério, a idolatria, o orgulho, a zombaria, a hipocrisia, a raiva, etc. (Soṭah
4b, 41b; Ta'an 5a;. B. B. 10b, 78b,. 'Ab Zarah 18b;. Ned 22a). O inferno espera por quem
se vicia em linguagem imprópria (Shab. 33a; Enoque, 27.); Quem sempre segue os
conselhos de sua esposa (B. M. 59a); quem instrui um aluno indigno (Ḥul. 133b);
quem se afasta da Torá ( B. B. 79a;. compare com Yomá 72b). Para mais detalhes
veja 'Er. 18b, 101a; Sanh. 109b; Kid. 81a; Ned. 39b; B.M. 19a.
Por outro lado, há méritos que preservam o homem de ir para
o inferno, por exemplo, a filantropia, o jejum, a visita aos doentes, a
leitura do Shemá e Hallel, e comer três refeições no Shabat (Giṭ. 7a; B. B.
10a; B. M .85a;. Ned. 40a; Ber. 15b; Pes. 118; Shab. 118). Os israelitas, em
geral, são menos ameaçadas (Ber. 10) do que os hereges, ou, de acordo com B. B.
10a, do que os pagãos. Acadêmicos (Hag. 27a; compare com Men. 99b e Yomá 87a),
os pobres e os piedosos (Yeb. 102b) são especialmente protegidos. Três classes
de homens não verão a face do inferno: aqueles que vivem na penúria, aqueles
que sofrem com catarro intestinal, e aqueles que são pressionados por seus
credores ('Er 41b.). Parece que as expressões "condenado ao inferno"
e "ser salvo do inferno" devem ser interpretadas hiperbolicamente.
Uma mulher má é comparada à Geena em Yeb. 63b. Sobre os nomes da Geena ver “Er.
19a; B. B. 79a; Sanh. 111b; et al.
Bibliografia:
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R. i. 491;
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R. B. T. i. 527-530;
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1857;
• F. Weber,
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• E. Stave,
Der Einfluss des Parsismus auf das Judenthum, pp. 153-192 et seq., Haarlem , 1898;
• James,
Traditional Aspects of Hell, London ,
1903.
O Inferno em outras palavras
Vejamos,
agora, outras formas de como o Seol-Hades-Infernus é também chamado:
01.
Cova, buraco, fossa, poço (heb.: בור = BŌR; gr.: frear FREAR
– difere de שחת SHAHHATH = buraco, cova simples, trincheira
– Ez. 19:4, 8; Ez. 28:8) – Is. 14:15; 38:18; Ez. 26:20; 31:14, 16; 32;18, 24, 25,
29, 30 / Apoc. 9:1, 2, 11);
02.
Região tenebrosa (heb.: צלמות TSALMAVETH = SOMBRA DA MORTE;
LXX.: ᾅδης HADES; Targuns: מותא דגיהנם MORTE DO GEENA) –
Jó 38:17; Jó 10:21, 22;
03.
Abismo; perdição, destruição (heb.: אבדון ABHADŌN; LXX: ἄβυσσος ABYSSOS,
ἀπώλεια APŌLEIA) – Jó 26:6; 28:14; Sl. 88:11; Pr. 15:11; 27:20 / Ap.
9:1, 2; 11:7; 20:1-3 [gr.: ἄβυσσος ABYSSOS]; Ap. 9:11 [gr.: Ἀπολλύων APOLLÝŌN]);
Sl. 139:8; Am. 9:2 (heb.: שאול SEOL);
04.
Lugar sem volta – Jó 10:21a
05.
Terra das trevas e da sombra da morte – Jó 10:21b
06.
Terra de negridão, de profunda escuridade – Jó 10:22a
07.
Terra de sombra da morte e do caos onde a própria luz e tenebrosa - Jó 10:22b;
08.
Profundezas da terra – Sl. 63:9; Ez. 31:14;
09.
Trevas exteriores (A.R.C.) – Mt. 8:12; 22:13; 25:30.
10.
Fornalha acesa – Mt. 13:42, 50;
11.
Fogo eterno – Mt. 18:8;
12.
Inferno (Geenna) de fogo – Mt. 5:22; 18:9; Tg. 3:6;
13.
Lago de fogo – Ap. 19:20; 20:10, 14,15.
E
assim, vemos que o Inferno de fogo, o tormento eterno (Apoc. 14:10:11; 20:10) não
é uma invenção do romanismo, adotado pela cristandade em geral, como enganam os
testemunhas-de-jeová e algumas seitas heréticas, mas é uma realidade bíblica, fartamente
documentada.
Eis
a realidade do destino final do homem:
1.
“...os lançarão na fornalha acesa; ali haverá
choro
e ranger de dentes.” (Mat. 13:40-42 - grifo acrescentado). Note: é ali,
na fornalha acesa, que haverá choro e ranger de dentes;
2.
“Morreu também o rico e foi sepultado. No inferno (HADES), estando em tormentos
ergueu os olhos e viu a Lázaro...” (Luc. 16:23)[*10];
3.
“Os mais poderosos dos valentes... lhe gritarão do
além
(heb.:
SHEOL, gr.
HADES): Desceram, e lá jazem
eles...” (Ezeq. 32:21);
4.
“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”
(Mat. 25:41);
5.
“Os pecadores... perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem
dentre nós habitará com chamas eternas?” (Isa. 33:14) Muitos habitarão,
morarão com o fogo devorador, com as clamas eternas!
6.
“E a anjos,... os que abandonaram o seu domicílio, ele tem guardado sob trevas,
em algemas eternas, para o juízo do grande dia” (Judas 6);
7.
“Como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas... seguindo após outra carne...
são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.”
(Judas 7);
8.
“...será atormentado com fogo e enxofre,... na presença do Cordeiro.
“A fumaça
do seu tormento sobe pelos séculos... não têm descanso algum...”
(Ap. 14:10b,11a);
9.
“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre[*11], onde também se encontram
não só a besta como o falso profeta; e serão atormentados
de dia
e de noite pelos séculos dos séculos.” (Apoc.
20:10
- grifo acrescentado).
O tormento do diabo e dos ímpios não terá fim, diz a clara Palavra de Deus. Se a
Bíblia assim ensina, é preferível mil vezes acreditar nela, que na opinião de homens
desviados da verdade.
1.
“Para o sábio há o caminho da vida que o leva
para
cima, a fim de evitar o inferno embaixo.”
(Prov.15:24);
2.
“Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para junto de Abraão”
(Luc. 16:22 - trad. livre);
3.
“Jesus lhe respondeu: Amém. Eu te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Luc. 23:42,43 - trad. livre);
4.
“E apedrejavam a Estevão que invocava e dizia: Senhor Jesus,
recebe
o meu espírito! ” (At. 7:59 - grifo acres.);
5.
“Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo
deixar
o corpo, e habitar com o Senhor.”
(2Co. 5:1-8
- grifo acres.);
6.
“Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
(Fil. 1:21);
7.
“...vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da
palavra de Deus... clamaram em grande voz...”
(Apoc. 6:9-11
- grifo acres.);
8.
“Depois... vi, e eis grande multidão... em pé diante do trono e diante do Cordeiro,
vestidos de vestes brancas...” (Apoc. 7:9, 13-17)
E
assim, podemos ver que as Escrituras Sagradas são claras ao afirmarem a realidade
da vida consciente além túmulo. Na parte b-4 acima, vimos que Estevão rogava
ao Senhor da vida que recebesse o seu espírito. E, como já foi estudado, com abundantes
provas bíblicas, espírito não é uma força de vida ativa impessoal, como enganam
as TTJ, mas é o fôlego de vida pessoal.
O próprio Jesus disse que estaria no coração da terra (Mat.12:40) e no qual realmente
foi e proclamou o Evangelho a “espíritos em prisão” conforme nos diz 1 Pedro
3:18,19 e 4:6. A palavra grega
para pregar, proclamar o evangelho, é κηρύσσω (KĒRYSSŌ) e só é usada
no N.T. com vista ao arrependimento e à salvação das almas. Conf.: Mat. 4:17; 10:7; Luc. 8:1; Rom. 10:14, 15; 1Co. 1:21, etc. Este é mais um
mistério das Escrituras.
Para
finalizar, vamos considerar um texto difícil em Jó 26:5, 6, que diz:
“A
alma dos mortos tremem debaixo das águas com seus habitantes. “O além
(Seol) está desnudo perante Ele, e não há coberta para o abismo (heb.: ABADON).”
Temos
a explicação Novo Testament, em Apocalipse 20:13, ao falar sobre o Juízo Final, diz que tanto o mar
(gr.: THALASSA), como a Morte (gr.: THANATOS) e o Inferno (HADES) darão os seus mortos que neles
havia, para serem julgados segundo as suas obras. Os justos não se encontram ou
se encontrarão nestes lugares, fato pelo qual, não irão a julgamento. (João
5:24)
AMÉM
[*1] Daí (penso eu),
o motivo do centro da terra ser tão quente até ao dia de hoje (cerca de 12.000
graus Fahrenheit, mais quente que a superfície solar), pois a tendência da
temperatura dos corpos é chegar ao mesmo grau relativo, mas que o
mesmo não acontece ao núcleo terrestre, pois há milênios ele continua
incandesceste, e, pelo seu tamanho, segundo a regra das leis naturais, exigiria
uma quantidade enorme de oxigênio para a sua combustão, onde inferimos que deve
haver uma outra lei desconhecida que o rege. Assim sendo,
o núcleo terrestre ajusta-se muito bem à descrição do Inferno bíblico que
também é chamado de “abismo”, “seio” ou “coração da terra”, “região inferior da
terra”, etc. (Num.
16:30-33; Is. 7:11; Mat. 12:40; Ef. 4:9)
[*2] Embora haja consciência além túmulo (Ez.32:21, Luc. 16:23,
24), por determinação divina, quem está no Além não pode retornar ao mundo dos
que vivem debaixo do sol (Luc. 16:25-31), pois todos os projetos que tinham em
mente se desfizeram com relação às coisas deste mundo, e nem sabem coisa alguma
do que se passa aqui. (Ecl. 9:5, 6).
[*3] Local este chamado de CAMPUS ELISEUS, o Paraíso imaginado
pelos gregos e romanos, e que os antigos pais da Igreja chamavam de Limbus Patrum (lat.: limbus = borda, orla e patrum = pais),
conceito este adotado pela igreja romana, que inventou mais um, na sua
teologia, chamado de Limbus Infantum,
que é o lugar para onde iriam os infantes não batizados.
[*4] Atualmente só
são encontrados os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, estando os rios Giom
e Pisom desaparecidos, embora Flávio Josefo identifique-os com o Nilo (no
Egito) e o Ganges (na Índia), respectivamente. ("História dos
Hebreus": antiguidades
Judaicas, Livro Primeiro, cap. I:4,
pág. 49 - tradução de Vicente Pedrosa - CPAD - 1ª edição, 1992).
[*5] Por não compreenderem esta difícil doutrina, muitos tradutores
e revisores do A.T. verteram erradamente a palavra Sheol por "sepultura",
quando um texto bíblico fazia menção de um justo desejar ir para o inferno
(Seol).
[*6] A Bíblia
na Linguagem de Hoje, verte da seguinte forma a parte "b" de Ef.
4:8: "Quando ele subiu
às alturas, levou muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.” Note: houve
salvação no Inferno pelo fato de o Senhor Jesus ter estado lá. (1Ped.3:18-20;
4:6) Na sua ascensão o Senhor levou os salvos (que estavam no Hades) ao céu.
Hoje não há mais esta oportunidade; para ser salvo o pecador tem que crer e
confessar a Jesus como Senhor. (Romanos 10:8-15; João 5:24)
[*7] A palavra deste texto, no original, que foi traduzida por "finados" (A.R.A.) ou "mortos" (A.R.C.) é REFAINS (heb.: REFAÎM) e refere-se a uma raça de gigantes (Gên. 14:5; 15:18-20; Jos. 13:12; Deut. 2:10-11, 19-20; 2Sam. 21:16) que foi extinta (Gênesis 15:18-20; Deuteronômio 3:3, 11, 13) e lançada no Seol/Inferno (Jó 26:5, 6 – mortos = refains), embora tenha deixado descendência (1Crô. 20:4-8; 1Sam. 17:4-7). Outras ocorrências: Jó 26:5; Provérbios 2:18; 9:18; 21:16; Isaías 14:9 ["sombra" em A.R.A. e "mortos" em A.R.C, etc.] e 26:14, 19. Em todas estas ocorrências, tanto a Septuaginta grega como a Vulgata latina traduzem a palavra hebraica "REFAÎM" por "GIGANTES". Por causa disso, atualmente a palavra apr rafa' no plural veio a ter os seguintes significados: mortos, defuntos; fantasmas de mortos, sombras, espíritos.
[*8] A partir de
1975, cientistas têm estudado, nas profundezas marítimas, através de
minisubmarinos, a presença de verme gigantes conhecidos como verme tubulares,
que podem medir alguns centímetros até 3 metros de comprimento vivendo ao redor de
rachaduras e vulcões (chaminés) abissais, suportando altíssimas temperaturas.
Por não terem sistema digestivo, no interior destes vermes há bactérias super
resistentes que transformam gás sulfuroso (enxofre) e materiais decompostos, em
alimento para os mesmos. Embora da crosta terrestre até o fogo a distância seja
de 50 milhas ,
em alguns lugares do Oceano Pacífico esta distância pode chegar a 1 milha !
[*9] Atualmente,
no Vale de Hinom, há um lindo jardim, em nada lembrando a antiga lixeira
incandescente. Assim sendo, quando o Senhor Jesus referiu-se à Geena, não
estava referindo-se propriamente a esta localidade, pois Ele disse que não lhes morre o
verme, nem o fogo se apaga, (Mar.9:48) e o fogo do Vale de Hinom há séculos
está extinto. Logo, o Senhor referiu-se à condenação futura no Inferno de fogo,
depois da grande ressurreição. (Mat. 10:28; Luc. 12:5; Apoc. 14:10,
11; 20:13-15; 21:8)
[*10] Embora haja consciência além túmulo (Ez.32:21, Luc. 16:23, 24;
Apoc. 6:9-11), por determinação divina, quem está no Além não pode retornar ao
mundo dos que vivem debaixo do sol (Luc. 16:25-31), pois todos os projetos que
tinham em mente se desfizeram com relação às coisas deste mundo, e nem sabem
coisa alguma do que se passa aqui (Ecl. 9:5, 6).
[*11] Fogo e enxofre – é o que mais se vê em uma erupção vulcânica,
pois este último é um dos minerais mais abundantes nas camadas abissais da
terra.
* * *
𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ
cacerege@gmail.com
Manaus - Amazonas - Brasil
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Outros estudos já postados:
01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico
02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”
03- Adultério do Coração
04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?
05- O Inferno
06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria
07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?
08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos
09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?
10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado
11- Deus e deuses
12- O Nome JESUS
13- O Verbo era um deus?
14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes
15- Cruz ou estaca de tortura?
16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre
17- Alma, corpo e espírito
18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?
19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?
20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA? (Lucas 23:43)
21- Adultério Virtual
22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos
23- A Virgem Que Concebeu
24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)
25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)
26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1
27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaica-assíria nas Escrituras
28- Qual o dia da morte de Jesus?
29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
30- As Três Testemunhas da Aspersão
31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
32- Matar e Assassinar em Hebraico
33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1
34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2
35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis)
36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna
37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?
38- E todos os anjos de Deus o ADOREM
39- O Grande Deus e Salvador Jesus Cristo
40- Os Gigantes da Antiguidade
Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediária.
Por: Luís Antônio Lima dos Remédios
Luís - ܠܘܝܣ- לואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς✍️
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8 comentários:
Por que o amado irmão não publica o seu livro "Seja a Palavra de Deus Verdadeira e Mentirosa a Tradução do Novo Mundo dos testemunhas-de-jeová", na Alpha Graphics? Eu publiquei recentemente a minha monografia. Acesse o site, estudo como formatar o seu livro e pronto!
www.agbook.com.br
Agraddeço pela dica, amado irmão. Vou acessar e ver como fazer.
Mensagem geral e Pano pra manga:
Olá! Cara isso dá muito pano pra manga, mas vou dizer uma coisa que a maioria das pessoas discorda de mim:
Nenhum texto do cânon bíblico atual relata como é de fato,o sheol.
O único livro que o explica é o livro de Enoque, no qual mostra que existem 4 regiões separadas por abismos(talvez canyons na ocasião) entre elas. Onde uma região é para cada "tipo" de pessoa e, que, no qual, Jesus menciona na parábola do rico e Lázaro, pois Abraão diz ao rico que não pode ir para onde ele esta porque existe 1 abismo que os separa de modo que nem quem esta do lado de Abraão pode ir para lá e vice e versa. Ou seja, esta parte permanece com Cristo senão ele já eliminaria desde o início(aliás Ele mesmo disse que não veio para destruir a lei[torá] e os profetas)
E antes que digam que este livro não é inspirado e etc e tal digo que ele foi rejeitado até mesmo pelos judeus, muito provavelmente por falar da vinda do filho do homem e de forma parecida com o que é relatado no novo testamento(cfme 1Enoch 46:3-6); e que foi preservado desta forma pelos ditos pais da igreja(exceto na Etiópia onde foi canonizado). Também é citado(todo o segundo capítulo) em Judas 1:14-15 e em outras partes do NT(não como em judas que cita o texto mas sim os relatos que também aparecem em enoque) como em Pedro 2:2-10 dentre outros-mais informações: http://teshuvahatorah.xpg.uol.com.br/estudo/mosheh/Sefer%20Chanoch%20mosher.pdf
Então pegar vários textos da Escritura que mencionam partes do sheol não dá para montar um Sheol Completo, já que os textos fazem parte de um contexto para alertar ou dar uma ideia ao homem. Aliás os Hebreus já tinham uma ideia de como era e por isso em textos posteriores é só citado sua existência( se eu sei que a população sabe fazer churrasco não precisa escrever a um compatriota como fazer e sim citar em um contexto, por exemplo); porém a convivência com os povos de redor, sobretudo os Gregos e Persas acabou por influenciar o pensamento judeu e hoje temos uma busca de forma a ter um retorno as origens do que uma ideia certa propriamente dita, isto é, os Judeus sabem mais que nós gentios e ainda sim tem suas duvidas.
Portanto, temos uma noção e acretido que Jesus não mudou aquilo que foi dito no VT, porém a mensagem central do envangelho não é se preocupar como é o sofrimento ou para onde vamos, mas sim no todo, é espalhar a boa notícia de Jesus(Yeshua) e que Ele vive e ajudar uns aos outros sempre e sem reclamar.
Acredito que o Deus não se compraza com a morte do ímpio e muito menos com seu sofrimento eterno, por isso creio que a Sua vinda será para deixar a beta no lago de fogo dar a segunda morte ao ímpio, ou seja, o mesmo deixar de existir e reinar nesse mundo com a ressurreição dos justos numa eternidade de paz e harmonia.
Paz!
Ótima postagem sobre o Livro de Enoque, Ezequiel Dias.
Somente quanto aos ímpios, eles vão deixar de existir nessa dimensão e na celeste, mas a sua existência é eterna em sofrimento:
"Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão,
também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.
A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome."(Apoc. 14:9-11)
EU ACREDITO NO QUE ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA DE DEUS!
Eu queria uma cópia desse estudo.
Excelente comentário
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