Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

O sacerdócio mudou, a Lei caducou, a guarda do sábado foi abolida

Muitas seitas legalistas da atualidade ensinam que o sábado do sétimo dia ainda está em vigor na Nova Aliança (Novo Testamento). E esses legalistas têm arrebanhando muitos seguidores não somente perdidos no mundo, mas, e, principalmente, perdidos entre as igrejas históricas. São verdadeiros "pescadores de aquário", pois dão preferência em enganar os que se dizem evangélicos usando estudos ditos bíblicos gratuitos, mas permeados com suas heresias destruidoras que enganam os incautos e neófitos.

Iremos apresentar a seguir, a segunda parte de figuras (nºs 16 a 30) com textos (argumentos) que usamos em debates desde os tempos do extinto Orkut até agora com uma nova roupagem em grupos do Facebook. 
Algumas figuras parecem meio repetitivas, mas foram argumentos postados em debates, ou refutando argumentos sabatistas e judaizantes.



  O que foi violar os Mandamentos, segundo o Senhor Jesus

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”
“Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.” (Mateus 5:17-19)

Os sabatistas usam principalmente estas palavras do Senhor Jesus para ensinar que a guarda do sábado ainda é válida, pois tudo o que está escrito na Lei (Torá) devemos cumprir, inclusive e, principalmente, a guarda do sábado. Mas eles estão de acordo que os sacrifícios e ofertas de manjares descritas na Lei se cumpriu em Cristo e, por isso, não são válidos na Nova Aliança. Não se deve mais obedecer a Torá quando determina matar por apedrejamento quem carrega carga num dia de sábado, um filho rebelde, os adúlteros, etc.

E usam o verso 19 contra os violadores dos mandamentos. Mas acontece que o Senhor Jesus usou o pronome demonstrativo ESSES ao se referir não aos mandamentos descritos na Torá, mas aos que Eles tinha determinado logo antes nesse mesmo capítulo 5.
Por isso, ao ressuscitar disse que “convinha que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.” (Lucas 24:44) Como toda a Lei se cumpriu, os seus “is” e os seus “tis” caíram, e ela caducou! (Romanos 7:6).


*          *          *



Os sabatistas dividem os sábados em duas partes: 

(1) Sábado de descanso semanal que chamam de "sábado moral" por estar no singular, que é o "sábado do Senhor", um sinal entre Deus e seu povo, e 
(2) "sábados cerimoniais" (no plural) que foram abolidos e são sombras do que havia de vir.

Ora, qualquer ser inteligente, sem os óculos do legalismo sabatista irá entender que quando está escrito na Bíblia "sábados" (no plural, frise-se) se refere a todos os tipos de sábados, ou seja, os semanais, mensais, anuais e outros feriados. Os sabatistas, ao afirmarem que o sábado moral é um sinal entre Deus e seu povo e ao citarem textos como Êxodo 31:13 e Ezequiel 20:12, 13, 20, dão um "tiro em seu próprio pé", pois nestes textos e outros, o Eterno usa o plural "sábados" e não o singular. Veja:

"Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica." (Êxodo 31:13)

"Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica." (Ezequiel 20:12) Cessariam: Oséias 2:11 / Isaías 1:13; Colossenses 2:16,17.



*          *          *


Essa minha pequena argumentação abaixo foi baseada no que escreveu o irmão Luis Barreiros em um debate sobre uma de minhas figuras: uma verdadeira revelação. Nunca havia pensado nisso antes, e nem soube que alguém escreveu ou falou a respeito.

O evangelista João escreveu sobre dois dos principais motivos dos líderes religiosos judaicos quererem armas ciladas com o objetivo de matar o Senhor Jesus:

"Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (João 5:18)

Mas por que o Senhor Jesus violava o sábado? (João 5:16-18)
1º. Por ser Senhor de tudo, inclusive do sábado (Marcos 2:28);
2º. Por ser Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 6:20) e, conforme ele já havia dito antes, "aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa." (Mateus 12:5, 6). Os termos gregos usados para "violam o sábado": τὸ σάββατον βεβηλοῦσιν (tò sábbaton bebêlousin), onde βεβηλοῦσιν (bebêlousin) significa literalmente: profanam (At. 24:6; LXX: Sl. 74:7; Am. 2:7; Sf. 3:4).

Da mesma forma, nós os verdadeiros cristãos não guardamos o sábado que foi dado somente aos israelitas (Êx. 31:13), ainda mais por termos sido constituídos reino e sacerdotes. (1ª Pedro 2:9; Apocalipse 5:9-10)

"Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei." (Hebreus 7:12)



*          *          *



 JESUS NÃO SOMENTE VIOLOU, MAS MANDOU VIOLAR O SÁBADO



Os sabatistas ensinam que o ato de Jesus mandar o ex-paralítico carregar seu leito num dia de sábado violaria apenas a tradição judaica e não a Torá. (João 5:8-12ss)

A resposta a eles: Errais, não conhecendo as Escrituras... (Mat. 22:29)
A proibição sobre carregar peso num dia de sábado é inicialmente da Torá, onde o Eterno determinou que quem assim o fizesse deveria ser imediatamente morto por apedrejamento, conforme Números 15:32-36. Ver também: Jeremias 17:21, 22; Neemias 13:19.
Após o paralítico, ter encontrado o Senhor Jesus no Templo, foi logo dizer aos judeus religiosos quem foi que o havia curado e mandado carregar o seu leito (João 5:14, 15), registra o evangelista João:

“E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.”
“Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.”
“ Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava (λύω - lyô = soltar; quebrantar; abolir; destruir) o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” (João 5:16-18)


*          *          *


Os judaizantes e sabatistas usam todo tipo de malabarismo bíblico para tentarem provar que a antiga Lei (Torá) ainda está em vigor na Nova Aliança!
Os sabatistas ensinam que essa expressão do apóstolo Paulo de que estamos "debaixo da lei de Cristo" significa que é a mesma Lei que foi promulgada no deserto! Para tentarem "provar" esse sofisma diabólico (como todos), usam essa passagem de Atos dos Apóstolos: "Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar." (Atos 7:38). "E, como esse Anjo era Cristo, logo ainda estamos na lei de Cristo, ou seja, o Decálogo que inclui a guarda do sábado."

R= Estamos debaixo da lei de Cristo que está no Novo Testamento. A palavra grega "Christos" significa "Ungido". A Lei (Torá) foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador (Gal. 3:19) e não por Cristo, pois o Senhor Jesus somente se tornou Cristo, após a sua crisma (unção) com o Espírito Santo (Lc. 4:18). Paulo mesmo disse que queria "ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja [ele] debaixo da lei." (1Co 9:20). Notou? PAULO NÃO ESTAVA DEBAIXO DA LEI (TORÁ), MAS DA LEI DE CRISTO, nosso Novo e Eterno Sacerdote. "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei (Torá)." Hebreus 7:12.




*          *          *
 "Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei." (Hebreus 7:12)

UM ADVENTISTA PERGUNTOU AO COMENTAR EM UMA DE MINHAS FIGURAS: "ONDE, NAS ESCRITURAS, HOUVE MUDANÇA NA LEI MORAL DE DEUS? ONDE ESTA ESCRITO QUE O SÁBADO... FOI ABOLIDO? MOSTREM UM SÓ VERSÍCULO PROVANDO ESTÁ MUDANÇA NO DECÁLOGO!
O Nosso Sumo Sacerdote, Senhor Jesus responde sobre a mudança no Decálogo:

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento."

"Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo." (Mateus 5:21-22)

"Ouvistes que foi dito: Não adulterarás."

"Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela." (Mateus 5:27-28)

Sobre a proibição de trabalhar no sábado pelo Decálogo, o Senhor disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5:17) Ver contexto, versos 16 a 18.

Já havia sido previsto: Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades. (Oséias 2:11)

aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, (Efésios 2:15).


*          *          *


Os judaizantes legalistas são tão fanatizados no sabatismo que não conseguem e nem querem compreender que fazemos parte de uma Nova Aliança, não a mesma que foi feita no tempo do Antigo Testamento, que foi anulada

Não há um único mandamento ou ratificação do Senhor Jesus ou dos escritores do Novo Testamento para que se guarde o sábado, muito pelo contrário, pois o Senhor mesmo disse que no sábado Seu Pai trabalha até agora, e ele trabalha também, e por isso, quiseram matá-lo (João 5:16-18);

E o apóstolo dos gentios, Paulo, escreveu que tanto fazia observar um dia ou outro, desde que fosse para o Senhor (Romanos 14:5, 6), e que os sábados (que foram dados como sinal aos filhos de Israel somente – Êx. 31:13, para ser memorial da saída do Egito – Deut. 5:15), eram sombra das coisas que haviam de vir. (Colossenses 2:16, 17)

"Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.
E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso." (Hebreus 4:4-5)


*          *          *


Os judaizantes usam uma passagem do Evangelho de Mateus como "prova" que a Torá e todos os seus preceitos ainda estão em vigor na Nova Aliança. Ei-la:

"Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra." (Mateus 5:17-18)

Mas quando o Senhor Jesus ressuscitou, declarou aos seus discípulos:

"A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." (Lucas 24:44)

Assim sendo, antes mesmo de passarem os céus e a terra, se cumpriram tudo o que estava escrito em Mateus 5:17 e 18, e, com isso, os "is" e "tis" da Lei caíram!


*          *          *


Os sabatistas e judaizantes se negam a acreditar na Bíblia que diz que os sábados foram dados por Deus somente aos filhos de Israel como um sinal entre Ele e este povo, e a nenhum outro mais. Fato.

"Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica." (Êxodo 31:13). Ver também: Ezequiel 20:12,13ss;

"Mostra a sua palavra a Jacó, as suas leis e os seus preceitos, a Israel.
Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!" (Salmo 147:19-20)
 



*          *          *


Os sabatistas do sétimo dia dizem que há duas leis na Bíblia: uma é a "Lei do Senhor" (também chamada "Lei de Deus") e que chamam de "lei moral" e que vigora até hoje, e outra é a "Lei de Moisés" que chamam de "lei cerimonial" que foi abolida. Quando os escritores do Novo Testamento falam “negativamente” sobre a lei dizendo que deixou de vigorar (Lc. 16:16), foi abolida (Ef. 2:15), caducou (Rm. 7:6), mudou (Hb. 7:12), serviu de aio (Gl. 3:24, 25), contendo ofertas e sacrifícios, etc., os sabatistas dizem que tais textos se referem à Lei de Moisés (que é a lei cerimonial) e não à Lei do Senhor (que é a lei moral).

Esses analfabetos funcionais não entendem que "Lei do Senhor", "Lei de Deus" e "Lei de Moisés", são sinônimos da mesma Lei, pois esta foi dada por Deus a Moisés. (Jos. 8:31; 24:26; 2Cro. 34:14; Esd.7:6; Nee. 9:2, etc.

Até o Novo Testamento cita uma oferta de sacrifício chamando-a de Lei do Senhor (e não Lei de Moisés, que é a mesma coisa):

"Conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; "e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos." (Lucas 2:23-24)


*          *          *

Os sabatistas e alguns judaizantes insistem que a guarda do sábado não é somente para o povo de Israel, mas também é obrigatória aos gentios da Nova Aliança (pois para os judaizantes não é nova, mas "renovada").

Em nenhum lugar das Escrituras Sagradas está escrito que os gentios devem guardar o sábado, a não ser o estrangeiro que se se achegava ao Deus de Israel estaria não somente obrigado a guardar o sábado, mas também fazer os sacrifícios e holocaustos prescritos da antiga Aliança feita somente com o povo de Israel. (Isaías 56:6,7; Deut. 5:1-3,ss)
Mas, pelo fato deste povo ter anulado esta Aliança bilateral, Deus havia predito que faria uma Nova Aliança, mas que não seria a mesma que foi feita com o povo após a saída do Egito:

“Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança [
בְּרִית חֲדָשָׁה = Brith Hhadashá] com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.” (Jeremias 31:31-32)

“Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.” (Hebreus 8:13)


*          *          *


O apóstolo Paulo afirmou: "Porque o fim [gr.: τελος = telos] da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê." Romanos 10:4. Mas os sabatistas e judaizantes negam o que está escrito e querem dar outras opções do mesmo significado em português para a palavra grega dizendo que a palavra “fim”, que em grego é τελος (telos), significa “alvo”, “objetivo”, “finalidade”. É certo que a lei tinha um alvo, um objetivo: Cristo. Ela nos serviu de aio, como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 3:24, "mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio." (verso 25). É por isso que a lei caducou: "Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra." (Romanos 7:6)

Mas não devemos pecar (Romanos 6:15), pois não estamos sem lei, mas agora temos a lei de Cristo (Gálatas 6:2), e nessa lei no Novo Testamento, que repete muitos mandamentos, não nos manda guardar o sábado, muito pelo contrário. (João 5:16-18; Col. 2:16, 17; Rom. 14:5, 6)
A palavra grega para "alvo", "finalidade", "objetivo" é skopos (Fil. 3:14).

Outras ocorrências da palavra grega τελος (telos = fim, término, termo): "virá o fim" (Mateus 24:14); "ver o fim" (26:58); "não é o fim" (Marcos 13:7); perseverar até o fim (13:13); “reinado se fim” (Lucas 1:33), etc., etc..


*          *          *


Os sabatistas do sétimo dia usam textos fora do seu contexto como pretexto para ensinarem que tanto o Senhor Jesus, quanto o apóstolo Paulo guardavam o sábado pelo fato de estar escrito que estes tinham como costume ir aos sábados nas sinagogas.
Por ir aos sábados numa sinagoga, Cristo não está ratificando a guarda do sábado, mas como todo bom judeu, era costume seu ir a uma sinagoga no sábado antes de começar o seu ministério. Mas, certa vez, depois de ter sido batizado, ungido com o Espírito Santo e ter sido tentado pelo inimigo, foi à sinagoga na cidade onde fora criado somente para se apresentar como o cumpridor da profecia de Isaías 61:1, 2. (Lc. 4:16-21). Ele sempre ia uma sinagoga ensinar, pois era-lhe mister fazer isto, pois disse: "Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt. 15:26), não para adorar num templo judaico (Jo. 4:21). Mas, mesmo assim, NÃO guardava o sábado, mas trabalhava nesse dia e disso falou. (João 5:6-18)
Paulo, segundo o seu costume, ia procurar os judeus aos sábados nas sinagogas, para arrazoar com eles acerca das Escrituras (Atos 17:2) e não para adorar junto com os mesmos, mas porque deveria, em primeiro lugar, lhes anunciar a Palavra de Deus. Mas pelo fato de que muitos de entre os judeus haverem rejeitado a palavra de Deus e terem sido achados indignos da vida eterna, ele e seus companheiros se voltaram para os gentios (Atos 13:43-46) que NUNCA guardaram o sábado. (Rom. 14:5,6; Col. 2:16, 17)
Mas aos domingos se reunia com os irmãos para a Santa Ceia e exortação (Atos 20:7) e lhes deu instruções sobre a coleta. (1ª Coríntios 16:2)



*          *          *

Já vimos anteriormente que os sabatistas do sétimo dia ensinam que há dois tipos de leis na Bíblia a Lei de Moisés que é a Lei Cerimonial (e findou) e a Lei de Deus, que é a Lei Moral (que continua). Isso fazem para ensinar que há sábado moral (que está descrito nos Dez Mandamentos) e sábados cerimoniais (outros sábados descritos como feriados. (Lv. 23:27-32; 25:2-4, etc.)

É certo que a parte moral é o homem descansar um dia em sete, a terra descansar um ano em sete. No Antigo Testamento foi especificado o sétimo dia como sábado (descanso) para os filhos de Israel somente (Êxodos 31:13), mas na Nova Aliança (Novo Testamento) o Senhor Jesus disse que trabalhava no sábado, assim como seu Pai (João 5:16-18), e o apóstolo Paulo disse que tanto fazia observar um dia ou outro, desde que fosse para o Senhor (Romanos 14:5,6), pois os sábados eram sombra do que havia de vir (Colossenses 2:16, 17), cumprindo o que estava escrito em Oséias 2:11: "Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades." Solenidades = cerimônias.



*          *          *


Contrariamente do que ensinam os adventistas e demais sabatistas, tanto o Shabath (sábado) como a Torá não eram conhecidos pelos israelitas e demais povos antes do ministério de Moisés:

"Mostra a sua palavra a Jacó, as suas leis e os seus preceitos, a Israel."
"Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!" (Salmo 147:19-20)

"Desceste sobre o monte Sinai, do céu falaste com eles e lhes deste juízos retos, leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons."
"O teu santo sábado lhes fizeste conhecer; preceitos, estatutos e lei, por intermédio de Moisés, teu servo, lhes mandaste." (Neemias 9:13-14)




*              *              *


𝓛𝓾𝓲𝓼 𝓐𝓷𝓽𝓸𝓷𝓲𝓸 𝓒𝓪𝓬𝓮𝓻𝓮𝓰𝓮✍️ܠܘܝܣ

 

Por: Luís Antônio Lima dos Remédios - Luís Cacerege - ܠܘܝܣ

 

cacerege@gmail.com

Manaus - Amazonas - Brasil

 

______________________________________________________

 

 

Outros estudos já postados:

 

01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-novo-testamento-nao-foi-escrito-em.html

 

02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-espiritismo-segundo-alguns.html

 

03- Adultério do Coração

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/adulterio-do-coracao.html

 

04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/santa-ceia-vinho-ou-suco-de-uva.html

 

05- O Inferno

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-inferno.html

 

06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/09/o-que-biblia-diz-sobre-idolatria.html

 

07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/10/deuterocanonicos-ou-apocrifos.html

 

08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos

http://cacerege.blogspot.com.br/2011/10/divisao-das-horas-do-dia-nos-tempos.html

 

09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?

http://cacerege.blogspot.com/2011/11/o-verdadeiro-dia-do-senhor.html

 

10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/08/30-razoes-porque-nao-guardo-o-sabado.html

 

11- Deus e deuses

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/09/deus-e-deuses_9.html

 

12- O Nome JESUS

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/10/o-nome-jesus.html

 

13- O Verbo era um deus?

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/o-verbo-era-um-deus.html

 

14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/a-de-cristo-negada-entre-as-testemunhas.html

 

15- Cruz ou estaca de tortura?

http://cacerege.blogspot.com.br/2012/11/cruz-ou-estaca-de-tortura.html

 

16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre

http://cacerege.blogspot.com.br/2014/04/yhwh-um-nome-que-sera-esquecido-para.html

 

17- Alma, corpo e espírito

http://cacerege.blogspot.com.br/2014/10/alma-corpo-e-espirito.html

 

18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?

http://cacerege.blogspot.com/2015/03/camelo-peshitta-confirma-o-nt-grego.html

 

19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?

http://cacerege.blogspot.com.br/2015/03/leproso-peshitta-confirma-o-nt-grego.html

 

20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA?  (Lucas 23:43)

http://cacerege.blogspot.com.br/2015/08/paraiso-hoje-ou-um-dia-lucas-2343.html

 

21- Adultério Virtual

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/02/adulterio-virtual_23.html

 

22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/03/kenuma-e-os-modalistas-nazarenos.html

 

23- A Virgem Que Concebeu

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/04/a-virgem-que-concebeu.html

 

24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)

http://cacerege.blogspot.com/2017/04/a-historia-do-universo-o-livro-de.html

 

25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)

http://cacerege.blogspot.com.br/2017/05/o-tetragrama-na-septuaginta-grega-lxx.html

 

26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1

http://cacerege.blogspot.com/2018/07/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-1.html

 

27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaico-assíria nas Escrituras

http://cacerege.blogspot.com/2018/10/a-transicao-da-escrita-paleo-hebraica_22.html

 

28- Qual o dia da morte de Jesus?

https://cacerege.blogspot.com/2019/04/qual-o-dia-da-morte-de-jesus.html

 

29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

https://cacerege.blogspot.com/2019/10/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-2.html

 

30- As Três Testemunhas da Aspersão

https://cacerege.blogspot.com/2020/02/as-tres-testemunhas-da-aspersao.html

 

31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2

http://cacerege.blogspot.com/2020/02/os-sabatistas-e-judaizantes-pira-parte-3.html

 

32- Matar e Assassinar em Hebraico

https://cacerege.blogspot.com/2022/07/matar-e-assassinar-em-hebraico.html

 

33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1

https://cacerege.blogspot.com/2022/09/memradavar-nos-targuns-aramaico-1.html

 

34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2

https://cacerege.blogspot.com/2022/11/memradavar-nos-targuns-aramaicos-2.html

 

35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis) 

http://cacerege.blogspot.com/2023/01/divina-ideologia-de-genesis-casamento.html

 

36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna

http://cacerege.blogspot.com/2023/02/o-servo-sofredor-de-isaias-53-na-visao.html

 

37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?

http://cacerege.blogspot.com/2023/03/chamar-o-arco-celeste-de-arco-iris-e.html

 

 

Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediárias.

 

 

Por: Luís Antônio Lima dos Remédios

 

Luís - ܠܘܝܣלואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς

 

 

Gostou? Comente.