R= Vinho (do latim: vinu) - Líquido alcoólico,
resultante da fermentação parcial ou total do mosto da uva ou ainda de outras
frutas.
Suco de uva: caldo não fermentado, com propriedades
nutritivas, que se extrai do fruto da videira por meio de pressão, sucção ou
outro processo.
Há séculos que
recebemos um legado da Igreja Romana: chamar o segundo elemento da Santa Ceia
de “vinho”.
É costume secular a igreja romana usar o vinho e a hóstia[1] na celebração do sacrifício da
sua missa[2] e como repetição da
Santa Ceia. Normalmente, somente o sacerdote “romano” toma o vinho junto com a
hóstia, e os demais participantes, somente comem da hóstia, pois lhes é vetado
beberem do “sangue de Jesus”.[3] Segundo a teologia
católica, no momento em que os elementos são consagrados, acontece a transubstanciação,
ou seja, a transformação real da substância do pão (hóstia) e do vinho na
substância do corpo e sangue de Cristo. Assim sendo, segundo a Igreja Católica
Romana, o sacrifício de Jesus Cristo é repetido “literalmente” em qualquer
lugar, a cada missa celebrada, contrariando a Palavra de Deus que diz que o
sacrifício de Cristo foi efetuado uma só vez e não pode ser repetido:
Hebreus 9:
24- Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do
verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de
Deus;
25- nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no
Santo dos Santos com sangue alheio.
26- Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas
vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se
manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o
pecado.
27- E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo,
depois disto, o juízo,
28- assim também Cristo,
tendo-se oferecido uma vez para sempre para
tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o
aguardam para a salvação.
Por essa razão,
os reformadores, ao restaurarem o verdadeiro significado da Santa Ceia, no
ocidente, ou seja, que esta é somente um memorial e um anúncio da “morte do
Senhor até que ele venha” (1Co. 11:26), conservaram o vinho e acrescentaram o
pão, dando estes elementos aos participantes. Posteriormente, algumas igrejas
evangélicas começaram a substituir o vinho pelo suco de uva, ou por questão
econômica (a princípio), ou por questão didática e/ou religiosa, ou seja, pelo
fato de pregarem a total abstenção de bebidas alcoólicas, pois alguns de seus
adeptos, anterior à sua conversão, eram alcoólatra, não podendo ingerir nem uma
gota de bebida alcoólica, com risco de uma “recaída”.
Alguns até
ensinam que havia diferentes tipos de vinho no Novo Testamento e que o vinho
transformado da água por Jesus não era alcoólico, mas suco de uva, diferente do
vinho fermentado usado na época, pois está escrito: “Não vos embriagueis com
vinho no qual há dissolução...” (Ef 5:18a)
Essa é uma
opinião piedosa, com vista à abstinência, mas a mesma palavra
grega usada para vinho em Lucas 1:15, a respeito de João
Batista, é a mesma para a transformação da água em vinho, (Jo 2:3-10) ou seja οινος (oinos)[4] e não “suco simples de uva”, pois embriagava (Efésios 5:18).
Realmente, a
ordem é: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas
enchei-vos do Espírito. (Efésios 5:18)
Então a pergunta:
Além do pão, qual foi o principal elemento líquido usado por Cristo em sua
última ceia?
O fruto da videira, depois de
prensado ou liquefeito, tira-se primeiro o suco e este, depois de fermentado
transforma-se em vinho.
Mas ao celebrar a
Santa Ceia o Senhor usou o suco puro ou o vinho (suco fermentado)?
Com toda a
certeza foi o suco puro, ou seja, não fermentado (vinho).
Eis as razões
para tal afirmação:
1.
Os Evangelhos não
falam que foi vinho (embora
não fale que foi suco),
mas simplesmente que foi o fruto
da videira (embora ambos,
suco e vinho sejam derivados deste). A tradição de chamarmos o segundo elemento
da Ceia de “vinho” foi herdada da Igreja Católica Romana, como foi dito no
início;
2.
Nenhuma passagem da Bíblia relaciona o vinha à Páscoa. Eis os
elementos da páscoa judaica:
a) Um cordeiro ou um cabrito sem defeito, macho de um ano, (Ex. 12:5)
assado no fogo (versos 8 e 9);
b) Pães asmos (ou seja, não levedado, sem fermento);
c) Ervas amargas (v 8);
3.
É costume dos judeus praticantes da sua religião de se absterem
de qualquer bebida alcoólica pelos sete dias da Páscoa pelo fato de o álcool
ser o resultado da fermentação do fruto que lhe deu origem, e no caso
do vinho, como foi dito, ser resultante da fermentação do sumo das uvas. Este é
um costume milenar judaico derivado de Êxodo 12, conforme podemos ler das
palavras do Senhor:
v. 15 – “Sete dias comereis pães asmos. Logo ao
primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer
coisa levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será
eliminada de Israel.”
v. 19 – “Por sete dias, não se ache nenhum fermento
nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado será eliminado da
congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra.”
v. 20 – “Nenhuma coisa levedada comereis; em todas
as vossas habitações, comereis pães asmos.”
Pelo fato de que
o Senhor, ao referir-se à semana da Páscoa, falou que “qualquer que comer coisa
levedada, desde o primeiro dia até ao sétimo dia, essa pessoa será eliminada de
Israel”, os judeus também se abstêm, nessa semana, de beber qualquer bebida levedada (fermentada),
incluindo-se aí também o vinho.
Assim sendo, o
Senhor Jesus ao celebrar a primeira Santa Ceia juntamente com seus discípulos,
como um memorial de Sua morte “até ele venha” (1Co. 11:26), a celebrou “no
primeiro dia da Festa dos Pães Asmos”, ou seja, na semana da Páscoa, após a
celebração desta (Mat. 26:17-19, 26-30). Ora foi neste momento que eles beberam
do “fruto da videira”, e certamente não foi vinho (alcoólico fermentado), mas o
suco, segundo a tradição judaica, nesta época. É por esse motivo que os
evangelistas não citam a palavra vinho (gr.: αινος = oinos) ao relatarem os
acontecimentos da Santa Ceia, pois o Senhor não usou esta palavra (nem esta
bebida) nesta ocasião, embora não fosse abstêmio. (Mat. 11:19 ou Luc. 7:34)
Pelo fato de o
Senhor Jesus ter comido, na Páscoa e na Santa Ceia o pão asmo (isto é, sem
fermento), devemos também comê-lo sem fermento, todas as vezes que celebramos a
Ceia do Senhor? Certamente que não, pois o Senhor usou o único tipo de pão que
havia no momento: o da Páscoa. Nós estamos na Nova
Aliança (ou: Novo Pacto, Novo
Concerto, Novo Testamento = gr.: Hê Kainê Diathekê), ou seja,
seguimos uma Nova Constituição, e esta só exige que Celebremos a Santa Ceia
comendo do pão (não diz que tipo) e a seguir bebendo
do cálice (lat.: calix = copo, taça – gr.: ποτηριον = potêrion), que contêm a bebida do fruto da
videira (Mat. 26:26-29; Mar. 14:22-25; Luc. 22:19-20;
1Co. 10:16, 21; 11:25-28), que pode ser em forma de suco ou o vinho,
embora não necessariamente.
Em Cristo: Luís
Antônio Lima dos Remédios – IPM
[1] Hóstia - s. f. 1. Partícula circular
de massa de trigo sem fermento, que o sacerdote consagra na missa. 2. Rel. ant. Animal imolado no sacrifício; vítima.
(Dicionário Eletrônico Michaelis, versão 4.0 – grifo nosso)
[2] Missa - Cerimônia eucarística, com que a Igreja Católica representa como
uma repetição do sacrifício de Jesus Cristo.
[3] Antigamente todos participavam da hóstia e do vinho da seguinte forma: o
sacerdote católico molhava a hóstia no vinho do cálice e dava aos participantes
da sua chamada “eucaristia”. Mas, depois, alguém notou que este gesto repetia ao
que Cristo usou para indicar o traidor (Jo. 13:21, 26). Assim sendo, esta prática de molhar a hóstia foi
abolida e o sacerdote romano passou a dá-la sem o vinho.
[4] A palavra grega οινος (oinos) é de origem semita aparentada
com a hebraica יין (yayin) que procede de uma raiz não utilizada
significando “enferver”, tendo o mesmo significado da palavra aramaica para vinho, ou seja, חמר / ܚܡܪ (hhamar) - Conf. Daniel 5:1,2,
4, 23.
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Manaus - Amazonas - Brasil
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Outros estudos já postados:
01- O Novo Testamento NÃO Foi Escrito em Hebraico e/ou Aramaico
02- O espiritismo segundo [alguns] “evangélicos”
03- Adultério do Coração
04- Santa Ceia: vinho ou suco de uva?
05- O Inferno
06- O Que a Bíblia Diz Sobre a Idolatria
07- Deuterocanônicos ou Apócrifos?
08- A divisão das horas do dia nos tempos bíblicos
09- O dia do Senhor: Sábado ou Domingo?
10- 30 Razões Porque Não Guardo o Sábado
11- Deus e deuses
12- O Nome JESUS
13- O Verbo era um deus?
14- A Divindade de Cristo negada entre colchetes
15- Cruz ou estaca de tortura?
16- YHWH – Um Nome que será esquecido para sempre
17- Alma, corpo e espírito
18- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 01- CAMELO ou CORDA?
19- A Peshitta confirma o Novo Testamento grego – 02- LEPROSO ou FAZEDOR DE JARROS?
20- PARAÍSO: HOJE ou UM DIA? (Lucas 23:43)
21- Adultério Virtual
22- KeNUMÁ e os modalistas nazarenos
23- A Virgem Que Concebeu
24- A História do Universo (O Livro de Melquisedeque)
25- O Tetragrama na Septuaginta Grega (LXX)
26- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 1
27- A transição da escrita Páleo-hebraica para a Aramaica-assíria nas Escrituras
28- Qual o dia da morte de Jesus?
29- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
30- As Três Testemunhas da Aspersão
31- Os sabatistas e judaizantes "pira" - parte 2
32- Matar e Assassinar em Hebraico
33- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-1
34- Memra/Davar nos Targuns Aramaicos – parte-2
35- Casamento: Instituição Divina (Ideologia de Gênesis)
36- O Servo Sofredor de Isaías 53 na visão judaica, antiga e moderna
37- Chamar o arco celeste de ARCO-ÍRIS é reverenciar uma entidade pagã?
38- E todos os anjos de Deus o ADOREM
39- O Grande Deus e Salvador Jesus Cristo
40- Os Gigantes da Antiguidade
Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediária.
Por: Luís Antônio Lima dos Remédios
Luís - ܠܘܝܣ- לואיס - 𐤋𐤅𐤀𐤉𐤎 - Ⲗⲟⲩⲓⲥ - Λουίς✍️
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6 comentários:
O propósito da celebração da santa ceia e para memória da sacrifício de Cristo, porém devemos tomar cuidado pois é uma celebração sagrada e os itens utilizados devem ser para o agrado de Deus e não dos homens. Não podemos esquecer que o pão sem fermento representa o próprio Cristo sem pecado e o cálice representa o sangue de Cristo. Lembre-se: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais morte do Senhor, até que ele venha."1Co11:26
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus." 1Co10:31
E o que dizer da ceia celebrada na igreja de Corinto? Diz-se que lá os irmãos ficavam até embriagados durante a eucaristia! Paulo condena a embriaguez deles, mas não mandam que substituam o vinho pelo suco; diz apenas que quem quiser beber muito muito, que beba em casa.
Sobre a igreja de Corinto onde aslguins se embriagavam, é certo que eles usavam o vinho mesmo, daí alguns pecarem por embriaguez. Quando o Senhor disse "fruto da videira" não especificou que tipo de bebida era, se suco ou vinho. Mas na primeira ceia celebrada pelo Senhor, como eu disse, certamente não era bebida fermentada, pois a ocasião não a permitia, por ser época da Páscoa.
Parabéns pelo blog!
Excelente e muito esclarecedor.
Shalom U"Vrachôt
Ferreira
Gosto muito dos seus trabalhos.
Parabéns!
Você não entendeu muita coisa. Quando Cristo instituiu a Santa Ceia, é era da Páscoa onde era proibido, segundo a Lei, qualquer coisa fermentada em casa. Essa proibição não se aplicou à igreja de Corinto ou a qualquer outra Igreja gentílica.
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